out 18

No último dia 16 de Outubro, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a aluna do Programa de Pós-Graduação/Geografia, Dayana Aparecida Marques de Oliveira fez sua defesa de dissertação de Mestrado perante a Banca Examinadora. Foi seu Orientador e se fez presente ao ato previamente marcado, o Prof. Dr. Marcio Rogério Silveira, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Também fizeram parte da Mesa como membros integrantes da Banca Examinadora, os Profs. Drs. Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT-UNESP e Roberto França da Silva Junior, do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

A Mestranda, fez sua exposição de forma detalhada na tarde de 16 de Outubro de 2012; e logo após teve a oportunidade de acompanhar a manifestação de cada componente da Banca, opinando a respeito de seu trabalho de pesquisa que versou sobre o Transporte público coletivo em Presidente Prudente: Planejamento, Mobilidade e Acessibilidade na produção do espaço urbano. Trata-se de um problema que envolve toda uma comunidade representada por milhares de habitantes da Cidade-polo de desenvolvimento regional.

O tema mereceu capítulo especial no resumo da dissertação conforme segue: “Nas cidades brasileiras, em que o automóvel possui maior prioridade que transporte público coletivo, problemas relativos à mobilidade dos passageiros são comuns, os quais acarretam dificuldades de acesso aos destinos desejados. As decisões tomadas no âmbito de planejamento urbano e do planejamento de transportes fundamentais para minimizar esses problemas, esbarram em diversos interesse existentes nas cidades, impedindo que algumas decisões e ações necessárias para tornar o sistema de transporte público coletivo mais equitativo sejam tomadas”.

Em Presidente Prudente – diz Dayana Aparecida Marques de Oliveira – os problemas relativos ao transporte público coletivo e que influenciam diretamente na acessibilidade, estão atrelados ao estabelecimento do sistema viário, a distribuição dos meios de consumo coletivos, ao planejamento do transporte público coletivo e a localização dos bairros periféricos.

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Márcio Rogério Silveira, da UFSC a candidata Dayane Aparecida Marques de Oliveira fez sua dissertação de Mestrado/Geografia na FCT/UNESP.

O tema: Transporte público coletivo em Presidente Prudente, mereceu atenção especial de todos os integrantes da mesa no dia 16 de Outubro. no Anfiteatro II da FCT/UNESP.