out 24

Entre 15 e 29 de Outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou importante evento científico e cultural: a “I Semana da Química e Física: duas áreas, uma orígem” que reuniu grande número de participantes. Também registrou-se a presença de importantes convidados que ministraram palestras, minicursos, oficinas, apresentação de inúmeros trabalhos e Mesa redonda. A abertura foi feita pelo Prof.Dr.Angel Fidel Vilche Peña, Coordenador do evento, representando a Diretoria da FCT/UNESP.

De forma intercalada foram feitas diversas demonstrações e brincadeiras envolvendo estudantes de Química e Física, além de um show de humor com a “Troupe Quimiatividade”. Na noite de encerramento, shows musicais com a participação de vários grupos artísticos formados na própria Universidade (FCT/UNESP). O 1º minicurso – “Potencial do Software ORIGIN como ferramenta para desenvolvimento de trabalhos científicos” foi ministrado pelo Prof.Dr.Nelson Veissid, do INPE, no dia 16 de Outubro.

O 2º minicurso foi ministrado pelo Prof.Dr.Eduardo René Perez Gonzales, da FCT/UINESP, tendo como tema:”Reciclagem e conversão de subprodutos de indústria sucroalcooleira para produção de materiais orgânicos”. O minicurso III foi ministrado pelo Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino e Profª.Drª.Ana Maria Pires,ambos da FCT/UNESP e versou sobre: “Expectropia: Teoria e aplicações”. O 4º e último minicurso ficou a cargo dos Profs.Drs.Neri Alves e Tiago Carneiro Gomes/FCT-UNESP, tendo como tema:”Análise dimensional”.

Palestras foram confiadas aos Profs.Drs.: Paulo Sérgio Fiorato e Divino José da Silva, ambos da FCT/UNESP. Títulos: “O erro como forma de avaliação” e “História e Filosofia da Ciência”; enquanto a última palestra (3) ficou a critério do Prof.Dr.Joaquim Nóbrega/IQ-UFCAR,tendo por título: “Algumas considerações sobre Ética na Pesquisa”. Oficinas A e B confiadas ao Prof.Dr.Angel Fidel V.Peña e Profª.Vanessa Malafaia, sob títulos: “Confecção de Luneta com material de baixo custo” e “Introdução à LIBRAS”.

A Mesa redonda, promovida em meio à realização do evento no dia 17 de Outubro de 2012 versou sobre: ”Influências da graduação no futuro docente” sob atuação dos Profs.Drs.:Carlos José Leopoldo, Homero Marques Gomes, Paulo César de Almeida Raboni e Profª.Drª.Rosiane de Fátima Ponce. No encerramento da I Semana da Química e da Física, na noite de 19 de Outubro, participação e envolvimento de todos os inscritos, incluindo estudantes e docentes de Pós-graduação.

Sob a presidência do Prof.Dr.Ange Fidel V.Peña, foram declarados abertos os trabalhos da ”I Semana da Química e Física: duas áreas, uma origem” na FCT/UNESP, seguindo-se diversos pronunciamentos.

“Potencial de Software ORIGIN como ferramenta para desenvolvimento de trabalhos científicos, fez parte do Minicurso ministrado pelo Prof. Dr. Nelson Veissid, do INPE. Depois, o espaço foi aberto para a Troupe Quimiatividade.

No Auditório do Discente V da FCT/UNESP foram desenvolvidas todas as atividades preparadas especialmente para a realização da I Semana da Química e da Física no Campus da Unesp em Presidente Prudente.

Os grupos representados nessas competições de caráter científico tudo fizeram para superar as expectativas da plateia presente, embora nem tudo fosse tão fácil como era esperado no decorrer das competições.

Cada um dos competidores se esmerou ao máximo para a conquista da melhor classificação. Mas o resultado não demorou muito; foi apenas o tempo necessário para a realização das provas na prática.

Por fim, a plateia teve também sua participação na realização dessas provas e pode se manifestar livremente, aprovando ou reprovando o ato desempenhado pelos dois grupos de estudantes de química e física.

E para alegrar o ambiente e marcar o sucesso de mais uma realização realizou-se um Show musical, com instrumental e grupos vocais que se revezaram nas suas apresentações no Auditório da FCT/UNESP.