out 29

Neste final de Outubro/2012 aumentou consideravelmente a movimentação no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Programa de pós-graduação/Geografia, uma dissertação de Mestrado defendida pela aluna Erika Cristina Nesta Silva, sob orientação do Prof. Dr. Osvaldo Rodrigues Nunes, docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. O tema da dissertação foi: ”Formação de depósitos tecnogênicos e relações com o uso e ocupação do solo, no perímetro urbano de P residente Prudente-SP”.

A defesa pública de dissertação de Mestrado realizou-se na tarde de 25 de Outubro de 2012, tendo como local o Anfiteatro VII e a candidata usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. Além do Orientador já citado, presença e participação de outros dois membros da Banca: Prof.Dr. Alex Ubiratan Goossens Peloggia, do Centro Universitário Senac e Profª.Drª Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Presidente Prudente-SP.

Em sua dissertação, diz a candidata ao Mestrado: O estudo sobre a presença de depósitos tecnogênicos em meio urbano e rural tem sido alvo de pesquisas no Brasil… A cidade de Presidente Prudente-SP apresenta estas formações em diversos locais. Em geral, tem-se observado a presença de depósitos tecnogênicos em áreas de ver tentes próximas aos cursos d’água, em feições erosivas e, em especial, no interior de planícies aluviais, por serem estas consideradas como áreas receptoras de materiais transportados de montante.

Estas formações, tidas como uma das formas de materialidade da atividade humana na superfície terrestre, apresentam características dos processos de uso e ocupação locais. No caso de Presidente Prudente foram estudadas seis formações diferentes no entorno do perímetro urbano, nos seguintes loteamentos: Parque Residencial Francisco Belo Galindo, Parque Alexandrina, Jardim Itapura II, Distrito Industrial Antonio Crepaldi, Vila Nova Prudente e Residencial Maré Mansa.

Após trabalho de campo para reconhecimento da presença de formações tecnogênicas nesses locais, bem como para analisar os aspectos sócio ambientais foram coletadas amostras de cada um desses depósitos, com o auxílio de tubos de PVC de seis polegadas, com um metro de comprimento. Com as amostras contidas nesses tubos, foram realizadas análises visuais e físicas dos materiais sedimentares e manufaturados presentes em cada camada de deposição reconhecida após abertura no sentido longitudinal dos tubos no Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos da FCT/UNESP.

Através dessas análises, das observações realizadas em campo, dos conhecimentos e dados obtidos pela bibliografia consultada e das cartas temáticas e esquemas ilustrativos, foi possível a compreensão dos fatores presentes direta e indiretamente e na formação dos depósitos tecnogênicos, bem como o estabelecimento das r elações entre esses fatores. Desta forma, o estudo dos depósitos tecnogênicos possibilitou uma melhor compreensão da relação sociedade-natureza estabelecida nos locais estudados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Erika Cristina Nesta Silva se faz ouvir na defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa Pós-graduação em Geografia, tendo como Orientador, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia se desenvolve a dissertação de Mestrado, tendo como integrantes da Banca Examinadora – além do Orientador – Os Profs.Drs.Encarnita Salas Martin/FCT-UNESP e Alex Ubiratan Goossens Peloggia/Senac.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Érika fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia com muita segurança e abordou o tema: Formação de depósitos tecnogênicos e relações com o uso e ocupação do solo no perímetro urbano de Pres.Prudente-SP

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.