out 14

No dia 11 de Outubro (período da tarde), realizou-se no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – mais uma defesa de tese de Doutorado/Programa de Geografia, com a presença do candidato Leandro Bruno Santos. Como Orientador o Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema escolhido: “Estado, industrialização e os espaços de acumulação das multilatinas”.

Demais componentes da Banca Examinadora (incluindo o Orientador): Prof.Dr.Carlos Antonio Brandão, da Universidade Federal Rural do Ri o de Janeiro/UFRJ; Profª.Drª.. Lisandra Pereira Lamoso, da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS; Prof.Dr.Carlos José Spindola, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e Profª.Drª.Adriana Renata Verdi, do Instituto de Economia Agrícola – IEA.

Em sua exposição de motivos, disse o Doutorando: “A partir dos anos 90, instituições internacionais, imprensa especializada em assuntos econômicos e trabalhos acadêmicos trataram de enfatizar o aumento considerável dos fluxos de Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE) oriundos de países subdesenvolvidos. Esse fenômeno apresenta, historicamente diferentes ciclos e alterações de importância entre as regiões e os países. Com o seu aprofundamento, porém, as assimetrias espaciais – centro e periferia – são redefinidas e produzidas novas espacialidades, particularmente a relativização das relações Norte-Sul e o fortalecimento das relações materiais Sul-Sul”.

Depois, Leandro acrescenta mais informações: “O principal objetivo que norteia essa tese é a compreensão do papel desempenhado pelas principais empresas e grupos multinacionais latino-americanos, Multilatinas, originários de quatro países: Argentina, Brasil, Chile e México, no processo de concentração e centralização em escala mundial, com o destaque principalmente, à atuação do Estado, aos ramos econômicos, às formas de inserção internacional, às escalas espaciais de acumulação e as diferentes frações de capitais”.

Perante os membros integrantes da Banca Examinadora e o público que compareceu ao Anfiteatro I, ele mostrou gráficos e fez um relato detalhado da situação econômica, dizendo que o processo de industrialização ocorreu fundamentado na ampliação da desigualdade social e regional; na transferência de excedentes entre classes sociais e setores econômicos, no constante desequilíbrio externo e na dependência da entrada de capitais e do endividamento interno e externo.

Leandro explica que os capitais locais avançaram fundamentalmente em bens de consumo não duráveis, bens intermediários e apresentaram alguns progressos em bens de capital. O Estado entrou diretamente na produção de bens intermediários e na dotação de infraestrutura econômica. Os capitais estrangeiros avançaram nos ramos mais dinâmicos.

“Os grupos econômicos são formas organizacionais caracterizados por um conjunto de firmas de atuação em diferentes ramos econômicos, que podem ou não ser relacionados, dependendo das capacidades tecnológicas/gerenciais e das economias de escala e escopo potenciais montadas sobre o controle comum. De uma ou mais famílias ou grupos de investidores que decidem pelo contexto institucional e estratégias de crescimento, abrir o capital das firmas ou do próprio grupo” – esclarece o Doutorando.

Leandro Bruno Santos, diz ainda: A nossa tese é que a emergência das multilatinas está relacionada de um lado, ao acirramento da concorrência oligopólica mundial – agudizada pelas políticas de abertura – em indústrias intensivas em capital e, de outro lado, às capacidades distintivas construídas – atuação diversificada, operação em espaços desiguais, crises e estrangulamentos externos, etc em cada um dos capitalismos latino-americanos. Essas frações de capital, enquanto particularidades do movimento geral do capital, respondem ao acirramento da concorrência e à coação pela acumulação progressiva alargando seus contextos espaciais de acumulação. Mas são as suas condutas e estratégias baseadas em vantagens competitivas construídas em “ambientes” singulares, que lhes permitem alterar os padrões de concorrência em suas indústrias e assumir a condição de importantes players mundiais”- finalizou.

Leandro Bruno Santos faz sua defesa de tese de Doutorado/Programa de Geografia perante a Banca Examinadora reunida no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

A respeito da tese de Pós-graduação que desenvolveu, o Doutorando é ouvido atentamente por todos os membros da Banca, juntamente com o Orientador, Prof.Dr.Eliseu Savero Sposito e colegas da Faculdade, que foram prestigiá-lo.

No palco do Anfiteatro, ele acompanha o julgamento de sua tese com avaliação geral de tudo que pesquisou e incorporou no conteúdo de seu trabalho de Doutorado em Geografia pela FCT/UNESP.