mai 14

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu no dia 10/Maio na Sala de Apresentação de Projetos da Cartografia (14 hrs), mais uma dissertação de Mestrado. Desta vez, defendida publicamente pela candidata Elenice Cristina da Cruz, tendo como Coordenador o Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

Tema desenvolvido pela Mestranda: “Proposta e análise de métodos para Georreferenciamento e cadastramento de atributos de redes elétricas urbanas em atendimento às normas da ANEEL“. Atuaram como membros integrantes da Comissão Examinadora a Profª. Drª. Arlete Aparecida Correia Meneguette, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – e a Profª. Drª. Eliana Edérle Dias Chaves, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

Citando publicações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – diz Elenice Cristina da Cruz em sua defesa de dissertação de Mestrado: “O Brasil tem apresentado nos últimos anos grande aumento de investimentos em infraestrutura, o que tem feito crescer as exigências para a manipulação dos dados descritivos e das informações geográficas para fins de suporte ao processo de tomada de decisões.

No campo da energia elétrica não poderia ser diferente: quanto maior a demanda por implantações de redes elétricas, maior deverá ser a produção de geoinformação. Assim, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2008 publicou a primeira versão do PRODIST – Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico – e em 2009 publicou o MCPSE (Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico).

Um dos objetivos comuns destes documentos é promover a padronização da apresentação das informações dos ativos das distribuidoras de energia elétrica, obrigando as distribuidoras a disponibilizarem para a agência reguladora a BDGD (Base de Dados Geográfica da Distribuidora) . No contexto – diz o Mestrando – esse trabalho tem como objetivos: propor , executar e comparar três métodos distintos de georreferenciamento e cadastramento por imagens de um conjunto de atributos existentes na rede elétrica urbana e exigidos pela ANEEL.

O primeiro método é através da aquisição de dados (posição e fotografia) via pedestre; o segundo, usando imagens disponíveis no Google Street View e o terceiro, a através do uso de metodologia apresentada elo sistema de mapeamento móvel (SMM). No Método Mi obteve-se o maior número de atributos e valores identificados. Na comparação relacionando os posicionamentos das entidades geográficas, comprovou-se que os três métodos atendem a precisão posicional estabelecida pela ANEEL. Foram ainda analisadas as restrições dos métodos e as despesas e produtividade alcançadas em cada método” – finaliza a Mestranda Elenice Cristina da Cruz.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora se reúne na Sala de Apresentação de Projetos da Cartografia para avaliar a defesa de dissertação de Mestrado da candidata Elenice Cristina da Cruz.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador da Mestranda foi o Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva (do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP) ,ao lado dos demais membros da Comissão Examinadora.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.