mai 28

Representantes do Brasil, Estados Unidos, Cuba e Argentina estiveram reunidos durante três dias (15 a 17/Maio) no campus da Unesp em Presidente Prudente, especialmente para debater questões do Trabalho, Ambientais e da Saúde do Trabalhador. A Abertura foi feita pelo Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr.Marcelo Messias. Presença também no Seminário Internacional do Prof.Andrew Herod, da Universidade da Geórgia/EUA; Profª.Drª.Maria da Glória Fabregat Rodriguez, do Centro de Estudos Ambientais Cienfuego/ Cuba (Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde), e Jorge Amâncio Pickenhayin, da Unversidad Nacional de San Juan/Argentina.

Logo após a abertura, com o Canto e Execução do Hino Nacional Brasileiro e saudações de boas vindas a todos os participantes do evento, foi anunciada a 1ª atividade do dia: Exposição do tema pelos integrantes da Mesa. Foi o início da mesa redonda, com posterior debate envolvendo docentes e alunos inscritos através do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os trabalhos foram coordenados pelo Prof.Juscelino Bezerra.

O Prof.Dr. Antonio Thomaz Junior (do Departamento de Geografia da FCT/UNESP), um dos organizadores desse evento internacional opinou que as relações sociais de trabalho que dão sustentação às diferentes situações e formas de (des)realização do trabalho e os conflitos a elas vinculados estão nos permitindo situar a etapa atual do processo sociometabólico do capital que impacta diretamente a classe trabalhadora sobre a marca destrutiva que redefine e potencia os novos papeis sociais do trabalho.

O Prof.Thomaz acrescenta: “Compreender os desafios postos, requer que decifremos as contradições, os conteúdos e os significados territoriais das diferentes expressões do trabalho, mediatizadas, pois, pela seguinte indagação central: quem é o sujeito coletivo do século XXI, capaz de amalgamar e potenciar a luta emancipatória e de resistência, e que faz parte da classe trabalhadora? Isso requer coragem para darmos continuidade aos nossos questionamentos , as hipóteses que nos expõem às condições contemporâneas da sociedade do capital, às disjunções existentes nos enfoques e abordagens sobre o trabalho, a classe trabalhadora ou o mais diretamente, acerca de quem a compõe e que por conseguinte, tem potência para transformar o mundo atual” – frisou

Evento de repercussão

Não resta a menor dúvida: Este evento está sendo considerado de ampla repercussão no continente, pois os temas abordados dizem respeito ao Caribe (na América Central), através da representação de Cuba, América do Sul com enfoque especial para a Argentina e Brasil – juntamente com os Estados Unidos – representados por docente da Universidade da Geórgia, na América do Norte. A trajetória da pesquisa desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Trabalho, Ambiente e Saúde expressa predomínio da compreensão dos impactos sobre os trabalhadores, o ambiente e a sociedade.

A 1ª Mesa redonda do Seminário, abordou o tema:Questões de trabalho – Ambientais e da Saúde em tempos da negação anunciada da Qualidade de vida do Trabalhador”, com Andrew Herod /Universidade da Geórgia/Estados Unidos; Maria da Glória Fabregat Rodriguez/ IEA-Cienfuegos/Cuba; Jorge Amâncio Pickenhagin/Universidade Nacional de San Juan-Argentina; Profs.Drs.Antonio Thomaz Júnior, Antonio Cesar Leal e Raul Borges Guimarães /FCT-UNESP – Campus de Presidente Prudente. Foram constituídos Grupos de Trabalhos que atuaram durante todo o período do evento internacional. A Mesa redonda foi retomada nas últimas horas que marcaram o encerramento desse Simpósio Internacional.

Em relação ao Pontal do Paranapanema, existe uma preocupação constante: o que fazer para preservar a natureza e proteger a biodiversidade? Trabalhadores radicados nos Assentamentos se dizem ameaçados pela transgressão do espaço, com a aplicação de Agrotóxicos por Aviões agrícolas, que já exterminaram a maior parte das abelhas e suas colméias, assim como o “bicho da seda”. O pior é a absorção de resíduos tóxicos por centenas de famílias que residem e trabalham na área específica dos Acampamentos, com a contaminação das hortaliças, dos mananciais que abastecem de água os moradores, aves e animais domésticos.

Construindo caminhos para a pesquisa em Geografia comprometida com a Saúde do Trabalhador e o Ambiente Natural e Social, foi o tema desenvolvido pelo Prof. Dr. Raul Borges Guimarães. A apresentação de Projetos do Coletivo CETAS, foi atribuída ao Prof.Dr. Antonio César Leal, da Coordenação do evento. Outro docente da FCT/UNESP que marcou sua atuação foi o Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior. Ele comandou a Sistematização das discussões e apontamentos de ações conjuntas, bem como a inserção internacional do Coletivo. Os três docentes integram o Departamento de Geografia, que promoveu com sucesso mais um evento de alta qualidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou mais este evento internacional. O Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor) presidiu o ato inaugural.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior (Departamento de Geografia/Unesp), coordenou o Encontro Internacional realizado no Auditório/Discente V, prestigiado por renomados pesquisadores de outros países.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os pronunciamentos verificados durante este evento internacional mereceram atenção especial, não só dos presentes, mas também de outros participantes através do sistema de vídeo conferência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As atenções do público presente no Auditório da FCT/UNESP se voltam agora para o representante dos Estados Unidos, Prof.Dr. Andrew Herod, da Universidade da Geórgia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Representando a Argentina (Universidade Nacional de San Juan), o Prof.Dr. Jorge Amâncio Pickenhagin, ao lado de outros pesquisadores internacionais. Dentre eles, Cuba e Estados Unidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª. Drª. Maria da Glória Fabregat Rodriguez, veio de Cuba – IEA /Cienfuegos – especialmente para relatar à platéia presente no Auditório da Unesp, o que vem sendo feito de mais avançado em seu país.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.