mai 15

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Presidente Prudente) promoveu no dia 10 de Maio no Anfiteatro II/14hs – defesa pública de dissertação de Mestrado a cargo do candidato Henrique Alves da Silva. Atuou como Orientador, o Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e o tema desenvolvido foi: “Transformações do Planejamento Urbano em cidades de porte médio e em cidades médias brasileiras”.

Além do Orientador referido, tiveram atuação como membros da Comissão Examinadora o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP e o Prof.Dr. Luis Renato Bezerra Pequeno, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará.

Em seu trabalho de pesquisa, Henrique Alves da Silva ressalta: “esse planejamento é produzido junto ás cidades de porte médio e cidades médias brasileiras; espaços que, por suas características especificidades, se mostram como frente de expansão do planejamento e recortes significativos para essas imagens. De maneira recíproca, o tema do planejamento urbano também comparece para ajudar a entender melhor as cidades médias, tipos urbanos cuja conceituação caminha para uma consolidação. Mas que ainda anima muitos questionamentos e pesquisas, dentre os quais destacamos aqueles que as distinguem das cidades de porte médio.

De seu lado, o Planejamento Urbano é visto como integrante da modernidade e das diversas modernizações que se produzem na cidade, na sociedade e no urbano. Em sua análise ganham destaque os processos sócio-espaciais que envolvem sua constituição, difusão, transformação e as resistências ante sua reprodução nas cidades e municípios analisados.

As cidades médias por sua vez, além dos papeis tradicionais que tiveram e acumulam ao longo do tempo, apresentam-se já há alguns anos como espaços importantes para a expansão de lógicas econômicas vigentes,ligadas à reestruturação produtiva, com a expansão dos mercados consumidores e desconcentração da produção. Essa produção estratégica da cidade média favorece também a reprodução do planejamento urbano em intensidade e densidade maiores que em cidades pequenas, apontando para uma relação próxima entre a ampliação da economia de bases urbanas e a produção do planejamento” – conclui o Mestrando

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
0 Anfiteatro II da FCT/UNESP em Presidente Prudente, foi palco de mais uma dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia no dia 10/Maio. Henrique Alves da Silva fez aqui sua defesa pública, tendo como Orientador o Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A sessão de defesa de dissertação de Mestrado/Geografia atraiu muitos interessados, especialmente colegas e amigos do Mestrando. O tema que ele desenvolveu foi relacionado às Transformações do Planejamento Urbano em cidades de Porte Médio.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.