mai 21

Frente a uma Comissão Examinadora de seis membros (constituída por dois Orientadores), o candidato Igor França Catalão – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – fez sua defesa pública de Tese de Doutorado no dia 15 de Maio (período matinal), no Anfiteatro II da FCT/UNESP contando com os recursos da teleconferência e tradução simultânea em Português e Francês. A Profª Drª.Maria Encarnação Beltrão Spósito, Docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e o Prof.Dr. Loïc Grasland – Département de Geógraphie/Université d’Avignion et des Pays de Vaucluse (França), Orientadores.

Na presente defesa de tese, o tema escolhido foi: “Diferença, Dispersão e Fragmentação Socioespacial – Explorações Metropolitanas em Brasília e Curitiba”. Integrantes da banca: Profª.Drª. Eda Maria Goes/Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª. Ester Limonad/Instituto de Geociências, da Universidade Federal Fluminense; Prof.Dr.Laurent Vidal/ Département de Sciences Humaines Et Sociales/ Université de La Rochelle e Prof.Dr.François Moriconi-Ebrard, Directer de Recherche CNRS/Université d’Avignon et des Pays de Vaucluse.

Para o desenvolvimento dessa pesquisa, Igor França Catalão usufruiu os benefícios concedidos – através de bolsa – da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. A tese que ele defendeu publicamente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi assim resumida: “A passagem do século XX para o XXI faz se acompanhar de transformações socioespaciais intensas, as quais têm colocado em xeque o futuro da cidade.

De um lado registra-se a ampliação dos processos de individualização e segmentação social, que combinados produzem ou reiteram desigualdades. De outro, dialeticamente articulado, verifica-se a produção de tecidos urbanos cada vez mais dispersos, caracterizados por descontinuidade territorial e densidades alternantes, do centro à periferia. No bojo desses processos, a urbanização torna-se mundialmente difusa, afetando todos os espaços e articulando diferentes escalas.

No Brasil, especialmente a partir dos anos de 1970, as transformações socioespaciais supramencionadas também ocorreram, atreladas a processos nacionais de modernização. As metrópoles de Curitiba e de Brasília desenvolveram-se nesse período, cada uma ao seu modo, marcadas por desigualdades e dispersão urbana, mais acentuadas na segunda que a primeira”
É o Doutorando Igor França Catalão quem diz: Dois objetivos orientam portanto a discussão proposta nesta tese: mostrar se existe correlação entre dispersão urbana e fragmentação socioespacial; e explicar como esses processos se realizam em Brasília e Curitiba.

Estudos comparativos

“A investigação de cunho comparativo foi feita a partir de estudos e pesquisas sobre as duas Capitais e também, diretamente nas duas aglomerações por meio de observações, visitas a áreas residenciais fechadas e cidades do entorno metropolitano, onde foram entrevistados moradores. São observações registradas na tese de Doutorado, defendida no Anfiteatro II da FCT/UNESP em 15 de Maio, a partir das 8hrs da manhã, com tradução simultânea Português-Francês/Francês-Português.

“Assim, o quadro analítico da tese possibilita entender que há em Curitiba – e especialmente em Brasília – lógicas fragmentárias que favorecem a dissolução da unidade morfológica, seja pela dispersão dos tecidos urbanos, seja pela segmentação social e reprodução das desigualdades, o que se configura em limite à realização do direito à cidade, como direito à diferença. Isso leva a uma necessária reflexão sobre a noção de justiça espacial como meio mais adequado para basear a busca pela superação das desigualdades” – concluiu

No Anfiteatro II da FCT/UNESP, perante os membros da Comissão Examinadora, Igor França Catalão faz sua exposição de motivos na defesa de tese de Doutorado/Progr.de Pós-Graduação em Geografia.

Com total segurança e convicção do foi exposto (com tradução simultânea em dois idiomas), o Doutorando ouve atentamente o que tem a dizer sua Orientadora, Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Spósito.

O local onde a tese foi defendida publicamente – Anfiteatro II da FCT/UNESP – recebeu colegas e amigos do Doutorando que tiveram a oportunidade de acompanhar outros pronunciamentos em Skype p/telão.