mai 11

Nos dias 06 e 07 de Maio desenvolveu-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – o XX Seminário de Avaliação do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica/SAGEC, que reuniu além de um grande número de docentes e alunos de graduação e pós-graduação, convidados e visitantes. Entre os quais, representantes da ESGT-Le Mans/França e Universidades Federais do Paraná-UFPR- e UFV, de Viçosa/MG. A Abertura verificou-se às 08h00 do dia 6/Maio pelo Coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Milton Arana.

O primeiro enfoque do dia mereceu atenção especial: Soluções em VANT pelo Engenheiro Cartógrafo, Wesley Polezel – Santiago e Cintra Geotecnologias. Seguiu-se a Profª.Drª. Maria de Lourdes Bueno T.Galo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas – Linhas de Pesquisa. E após breve intervalo para o café da manhã, o retorno dos trabalhos com o Prof.Dr.Laurent Polidori (ESGT,Le Mans/França; Mariana Batista Campos e Mathias Claude Nicolas Paget, que abordaram os temas: Estrutura Curricular do Curso de Engenharia Cartográfica:desafios futuros e Experiência de Intercâmbio no projeto Brafitec.

No período da tarde, novos trabalhos a cargo do Eng.Cartógrafo Thiago Tiedtke dos Reis – Sensor Map Geotecnologia, falando da experiência profissional de um egresso e o Eng.Agrimensor André Luiz Neves de Souza (Petrobras),que evidenciou a Geodésia Offshore na Petrobras. Finalizando a programação do dia, foram abordados dois outros temas ligados à experiência profissional através de outros dois docentes: Prof.Dr.Edmur Azevedo Pugliesi (FCT/UNESP) e Eng.Carlos Wesley Polezel/Santiago e Cintra Geotecnologias.

No dia 07 de Maio, a programação do XX SAGEC incluiu no período das 08h00 às 08h30 – Sistema CONFEA/CREA – Atribuição Profissional pelo Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo; Engenharia de Agrimensura e Cartografia – UFV – Experiências na Alteração da grade curricular pelo Prof.Dr.Moisés Ferreira Costa, da Universidade Federal de Viçosa-UFV/MG e Prof.Dr.Luís Augusto Koenig Veiga, da Universidade Federal do Paraná/UFPR. E após breve intervalo para o café, Mesa redonda: Reestruturação Curricular do curso de Engenharia Cartográfica – FCT/UNESP, com a participação de vários membros. Entre eles, o Prof.Dr.José Milton Arana (Coordenador); Prof.Dr. João Fernando Custódio da Silva (Mediador); Profs.Drs.Luís Augusto K.Veiga e Moisés Ferreira Costa, respectivamente, representantes das Universidades Federais do Paraná e Viçosa/MG.

Avaliação inicial

O Coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Milton Arana fez uma avaliação inicial do evento deste ano e concluiu que “reunir professores e alunos – além da comunidade cartográfica em geral – para um evento técnico e científico é uma missão muito importante”. É também da maior importância: debater com professores e alunos do curso de Engenharia Cartográfica, assuntos correlacionados com a formação para o aprimoramento acadêmico; trazer ex-alunos para proferir palestras. E assim, contribuir com as discussões relacionadas com a profissão e adequação do Curso, às necessidades atuais da comunidade.

Como resultado desse evento – o XX Seminário de Avaliação do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica/SAGEC – realizado no Auditório da FCT/UNESP – foram apresentados assuntos relacionados ao desenvolvimento do Curso de Engenharia Cartográfica, abordando aspectos do Mercado de Trabalho; formação de Engenheiro Cartógrafo e atribuições profissionais. Ou seja: assuntos que podem ser considerados comuns entre todos os cursos e os Profissionais do país. Com a intenção de contribuir para a formação do Engenheiro Cartógrafo, neste evento, foi enfatizada a necessidade da reestruturação curricular do Curso de Graduação da FCT/UNESP – concluiu o Prof. Arana.

– O XX Seminário de Avaliação do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP recebeu centenas de participantes, com a coordenação do Prof.Dr.José Milton Arana.

Soluções em VANT – com uma demonstração sobre a eficiência desse novo equipamento da moderna tecnologia foi assunto importante desse evento, com exposição do Eng.Cartógrafo,Wesley Polezel.

A Profª. Drª.Maria de Lourdes Bueno T.Galo, em sua palestra deu ênfase especial ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas/Linhas de Pesquisa.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes também mereceu atenção especial dos organizadores do evento. Importante palestra foi ministrada por um representante do Corpo de Bombeiros.

A Mesa redonda teve como Mediador, o Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva e participação nos debates dos Profs.Drs: José Milton Arana, Moisés Ferreira Costa e Luis Augusto K.Veiga,da Unesp,UFV e UFPR.

O Coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP – único no Estado de São Paulo – está completando em 2013, seus 36 anos de implantação. O evento do XX SAGEC evidenciou esse significativo acontecimento.

No encerramento deste evento, um agradecimento a todos os participantes – em especial: docentes, alunos e convidados que o prestigiaram nessa nova etapa. Na foto: presença dos principais palestrantes deste ano.