mai 10

Neste mês de Maio, a 1ª defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Pós-graduação em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp realizou-se na manhã de 02 de Maio no Anfiteatro II, a partir das 9 hrs da manhã. A candidata Valéria Lima, que teve como Orientadora, a Prof ª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim – do Departamento de Geografia – escolheu como tema: “A sociedade e a natureza na paisagem urbana: Análise de indicadores para avaliar a qualidade ambiental.

Integraram a Banca Examinadora – além da Orientadora – os seguintes docentes: Prof. Dr. Edso Luis Pirolli, da Coordenadoria de Cursos/Unidade de Ourinhos-SP; Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP – Presidente Prudente –SP; Prof.Dr.Ailton Luchiari, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo/ SP e Profª .Drª.Rúbia Gomes Morato, do Departamento de Ciências Biológicas e da Terra, da Universidade Federal de Alfenas/MG.

Os procedimentos metodológicos para a elaboração desta tese foram aplicados em duas paisagens urbanas diferentes de São Paulo e Mato Grosso do Sul. E as cidades escolhidas: Presidente Epitácio e Nova Andradina, objetivando verificar sua viabilidade na análise da qualidade ambiental em áreas que possuam formas de apropriação e organização diferentes.

Valéria Lima explica que “a análise de qualidade ambiental em áreas urbanas recai na questão de definir quais indicadores utilizar, já que para esta análise é necessário definir indicadores referentes aos aspectos ambientais, sociais e econômicos da paisagem urbana. A hipótese confirmada dessa tese foi a de que, através do estabelecimento de pesos, ou seja, da quantificação de indicadores ambientais, com o uso de técnicas de análises espaciais, é possível analisar a qualidade ambiental em paisagens urbanas com formas e organizações diferentes e verificar o grau de comprometimento ambiental dessas áreas.

Dentro da perspectiva sistemática, o objetivo foi discutir os principais indicadores de qualidade ambiental, selecionados através dos aspectos sociais, aspectos econômicos, infraestrutura urbana, clima urbano e vegetação. Os selecionados foram: tipo de cobertura, classes de renda, saneamento ambiental, temperatura do ar e densidade da vegetação.

Através da técnica AHP (Analytic Hierarchy Process) no software Spring 5.1, que consiste em análises combinatórias entre os indicadores, foi gerada uma rotina de programação com os pesos de cada um e processada no LEGAL (Linguagem de Álgebra de Mapas), resultando nas cartas de Qualidade Ambiental Urbana das duas cidades” – ressalta.

De forma resumida, a tese de Doutorado defendida por Valéria Lima perante a Comissão Examinadora é assim concluída: De uma forma geral, as duas cidades (Presidente Epitácio e Nova Andradina) apresentaram qualidade ambiental regular, de acordo com os critérios e procedimentos utilizados. Esse resultado tem relação direta com o saneamento ambiental devido à presença de domicílios com esgotamento sanitário, via fossa rudimentar, ou seja: fossa negra.

Constituída, a Comissão Examinadora reúne-se no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – para avaliar a tese de Doutorado/Geografia, defendida pela candidata Valéria Lima.

A Orientadora é a Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade de Amorim, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. A tese versou sob o tema:”A Sociedade e a Natureza na paisagem urbana: Análise de indicadores para avaliar a qualidade ambiental”.

Familiares da Doutoranda vieram até o Anfiteatro II da FCT/UNESP especialmente para prestigiá-la nessa importante jornada, ao defender tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia.