mai 10

Em comemoração aos seus 54 anos de instalação, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – programou a realização de uma Exposição Inclusiva de obras de arte sobre poesia chinesa, que entrará para os Anais da História: “A poesia de Yu Xuanji em imagens, sons e texturas, aberta ao público desde o dia 06 de Maio. A apresentação pré-inaugural, verificou-se no dia 03/Maio no Prédio da Diretoria, durante as festividades alusivas ao Aniversário de implantação da Faculdade em Presidente Prudente-SP.

Instalada nas dependências da Biblioteca, a mostra de arte e cultura foi aberta ao público, às 9hs da manhã do dia 06/Maio, com a participação de estudantes do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP. Seu funcionamento terá continuidade até o dia 10/Maio no horário das 9 às 21hrs e estará à disposição de escolas e instituições interessadas, que poderão agendar visitas na Secretaria da Biblioteca.

A Exposição é composta por:
a) imagens (quadros elaborados por artistas plásticos especialmente convidados pela Reitoria da Unesp, com base nos poemas de Yu Xuanji, como pode ser lido AQUI
b) textos (poemas em Mandarim e Português, tanto impressos como em Braile);
c) sons (poemas gravados em Mandarim e Português, empregando Touch Memo Voice Labeler);
d) texturas (3 modelos táteis elaborados para o quadro correspondente ao Poema “Comovida ao final da Primavera a um amigo” (com texto anexo).

Os modelos táteis foram elaborados no CPIDES, dia 06/Maio com a participação de 17 alunos de graduação (em Pedagogia, Matemática e Geografia da FCT/UNESP); 4 alunos de Pós-graduação (da FCT/UNESP) e 2 Professoras de Ensino Superior (uma da FCT e outra da Unoeste). O estudante de Pós-graduação, Matheus Meneguette participou da coordenação e construção dos modelos táteis, que foram avaliados por Thiago Tobias, uma pessoa com deficiência visual que tem sido um grande colaborador de nosso Projeto Inclusivo.

É importante ressaltar que a sonorização dos Poemas em Mandarim foi realizada pela Professora chinesa, Gláucia Gou, docente do Instituto Confúcio da Unesp. A sonorização em Português foi elaborada e produzida pela Profª.Drª. Arlete Meneguette, Docente do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP. Um ítem adicional foi produzido especialmente para a Exposição pelo Designer, Matheus Meneguette. Trata-se de ”Haikais”, forma poética de origem japonesa.

Preparando-se para a abertura oficial da Exposição Inclusiva de obras de arte sobre poesia chinesa, o Vice-Diretor (Prof.Dr.Marcelo Messias) ao lado de eficientes colaboradoras que se integraram na organização do evento.

A mostra de arte ganhou vida e maior destaque com as inovações introduzidas pela tecnologia por meio da sonorização gravada numa simples caneta; em Português pela Profª Arlete, e Mandarim pela Profª Gláucia Gou.

No CPIDES se desenvolveu um outro trabalho – dos mais avançados – com o Designer Matheus Meneguette foram criados os modelos táteis, representados pelos “Haikais”, que é uma forma poética de origem japonesa.

Nessa atividade no CPIDES se envolveram 17 estudantes de graduação (Pedagogia, Matemática e Geografia); 4 estudantes de Pós-graduação e 2 Professoras do Ensino Superior, da FCT/UNESP e UNOESTE. Thiago Tobias tornou-se grande colaborador.

O trabalho de construção dos modelos táteis sob orientação do designer Matheus Meneguette, teve a avaliação e cooperação de Thiago Tobias, uma pessoa com deficiência visual que também se incorporou ao Projeto.

Com a tarefa concluída, os modelos táteis passam a figurar na Exposição pela 1ª vez, um privilégio para a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, que desde agora é pioneira nessa nova modalidade, com sonorização em Português e Mandarim.

O resultado desse trabalho é surpreendente! Houve disponibilidade, dedicação e boa vontade por parte de todos em se integrar nessa patriótica e humanitária tarefa, onde a beneficiada é sempre a comunidade. Parabéns !