mai 08

Reunindo grande número de docentes, servidores e alunos, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp comemorou no dia 03/Maio – Sexta feira – os seus 54 anos de implantação em Presidente Prudente. O Ato de criação do 1º Instituto isolado nesta região do Estado (Faculdade de Filosofia) se deve ao ex-Governador Jânio Quadros. Isto, depois de inúmeras manifestações verificadas na cidade e região envolvendo os seguimentos de maior prestígio e as principais Instituições da época, tornando-se assim a 1ª Faculdade pública desta região.

O ato histórico de criação dessa 1ª unidade pública de ensino superior que deu origem posteriormente à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – foi lembrado pelo Prof.Marcelo Messias – atual Vice-Diretor; que falou em nome da Diretoria da FCT. O Diretor, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol encontrava-se em viagem, razão pela qual não participou das comemorações realizadas de forma singela; e que consistiram do oferecimento do “Café da manhã” a todos que compareceram, seguido do corte de um bolo comemorativo aos 54 anos da Unesp em Presidente Prudente – SP.

No local, uma mostra inaugural (Exposição Inclusiva) de obras de arte sobre poesia chinesa – dedicada à Yu Xuanji – um dos principais expoentes femininos da literatura – com tradução simultânea em Português e Mandarim, foi o principal atrativo desse ágape realizado no Portal da Diretoria da FCT/UNESP. Presentes – além de Docentes, Servidores e alunos – as responsáveis pela mostra: a Profª.Drª.Arlete Meneguette e a Profª chinesa, Glaucia Gou, que gravaram o áudio (caneta) em Português e Mandarim, além da elaboração dos textos para os modelos táteis, agora em exposição na Biblioteca da Unesp.

Outros trabalhos como: Telas, Banners e Posters também figuraram na Exposição de 03/Maio em homenagem aos 54 anos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. E o que mais chamou a atenção dos participantes foram algumas telas produzidas por crianças e adolescentes inscritos na Biblioteca Infantil do CELLIJ, comemorando seu 1º aninho de existência, pois começou suas atividades em 03/Maio de 2012. É a 1ª Biblioteca Infantil da Unesp e de forma surpreendente, apresentou um quadro simbolizando o campus universitário e 4 nomes respeitáveis (que estão na tela): Nivaldo, Marcelo, Toninha e Mara.

Elevada soma de recursos e benefícios para a comunidade

O Campus da Unesp em Presidente Prudente ocupa 40 hectares de terras no interior da malha urbana da cidade e possui cerca de 35.000 m2 de área construída. A Biblioteca da FCT/UNESP dispõe de mais de 270.000 itens (Livros, teses, mapas periódicos, DVD’s, CD’s, etc), sendo uma referência na região. A Instituição é servida por uma Rede de Computadores ligados à Internet, com mais de 2.100 equipamentos.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia conta atualmente com 230 Docentes, sendo: 9 Titulares; 17 Livres Docentes; 183 Doutores; 21 Mestres. Os Departamentos de Ensino são 9 no total: Cartografia; Educação; Educação Física; Física; Química e Biologia; Fisioterapia; Geografia; Matemática e Computação; Estatística; Planejamento, Urbanismo e Ambiente.

É a unidade da UNESP no interior do Estado, que possui um corpo discente constituído por 3.561 estudantes, sendo 3012 alunos de Graduação e 549 alunos de Pós-Graduação. Os cursos de graduação oferecidos pela instituição são: Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Estatística; Engenharia Cartográfica; Engenharia Ambiental; Educação Física; Fisioterapia; Física; Geografia; Matemática; Pedagogia e Química.

O Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias falou em nome da Diretoria, cumprimentando a todos pela oportunidade de se reunir e festejar com um bolo especial uma data inesquecível: 03 de Maio, consagrada ao aniversário da FCT/UNESP.

Ao lado do Prof. Marcelo e toda a Diretoria da FCT (Docentes, Servidores e alunos), a alegria de festejar mais um aniversário de criação da 1ª. e maior Faculdade da região, com 54 anos de existência e aproximadamente 3.600 estudantes.

03/Maio é dia de festa para todos que fazem parte da história comemorativa dos últimos 54 anos, desde que foi implantada a 1ª unidade isolada de ensino, a FAFI (Fac.de Filosofia, Ciências e Letras de Pres. Prudente), que deu orígem à FCT.

Aqui, todos se concentram e voltam seu pensamento para o passado que deu origem à uma das mais importantes Faculdades do interior de São Paulo: a FCT/UNESP, com 230 Docentes; sendo: 9 Titulares, 17 Livres Docentes, 183 Doutores e 21 Mestres.

Crianças e Adolescentes inscritos na Biblioteca Infantil CELLIJ – comemorando seu 1º ano de atividades – trouxeram para a festa dos 54 anos uma tela sui-generis: retrato do Campus da Unesp e 4 nomes respeitáveis para as homenagens: Nivaldo, Marcelo, Toninha e Mara.