mai 28

Na última quinta-feira (23 de maio), realizou-se no Auditório/Discente V da FCT/UNESP, a aula magna do Programa de Pós-graduação em Educação, ministrada pelo Prof. Doutor Bernard Charlot, docente da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Tema desenvolvido pelo visitante: “Relação dos jovens com o saber na sociedade contemporânea”. O evento presidido pelo Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – contou com a significativa participação de Alunos dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Professores e membros da comunidade.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação da instituição, foram estabelecidos alguns parâmetros para o desenvolvimento da aula magna. Qual o propósito de ir à escola? Qual o motivo de estudar ou não querer estudar? Qual o sentido de aprender, compreender, seja na escola ou fora dela? Essas questões foram colocadas pelo Prof. Charlot ao iniciar sua fala aos presentes, levando-nos a refletir sobre o que a escola significa nos dias atuais e sobre o trabalho que lhe é atribuído em tempos de novos arranjos familiares e sociais em que a escola também é chamada a desempenhar um papel mais amplo; sem que se perca de vista sua importância como detentora de especificidades que só ela pode ensinar e que fazem sentido dentro do espaço escolar.

Para o Prof. Bernard Charlot, a escola não ensina suas lógicas simbólicas, tornando-se um lugar de sofrimento que mantém uma relação binária com o saber, privilegiando sistemas de avaliações em detrimento de um processo contínuo e renovador de aprendizagem.

Nas palavras de Charlot, a escola tem a tarefa da hominização (tornar homem), da singularização (desenvolver características individuais e da socialização (tornar-se membro de um grupo); e que o saber é resultado de uma soma da atividade intelectual, do sentido e do prazer, que mais do que motivação (externa), necessita da mobilização (interna), para acontecer.

As contribuições apresentadas por Charlot foram fundamentais para refletirmos sobre as relações do aluno com o saber e com a escola, bem como sobre a situação caótica de nosso sistema educacional. Além dessa importante contribuição, tivemos a oportunidade de ouvir um profissional, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente e que serve de referência para pesquisas sobre as reações do jovem com o saber e a escola.

A realização de “aulas” magnas para inaugurar o período letivo do Programa de Pós-graduação em Educação, tem sido uma tradição que permite aos Alunos e Professores, oportunidades de troca de conhecimentos, informações e experiências. São fatores fundamentais, especialmente para futuros profissionais em formação.

O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP presidiu o ato de Abertura da Aula Magna, no Auditório/Discente V em Pres.Prudente.

O Prof.Dr.Bernard Charlot, da Universidade Federal de Sergipe e Doutor em Educação p/Universidade de Paris, é apresentado e cumprimentado em nome da comunidade.

A Aula Magna ministrada pelo Prof.Charlot está relacionada ao tema: “Relação dos jovens com o saber na sociedade contemporânea”.

O Auditório/Discente V recebeu um expressivo número de participantes que teve a oportunidade de ouvir um Profissional, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente.

O Professor Charlot falou a respeito de sua atuação no Brasil e das condições em que vive a sociedade atual, especialmente os jovens, com o saber e a Escola.