mai 24

A Empresa Júnior de Estatística da FCT/UNESP (EJEST) realizou no período de 15 a 18 de maio de 2013, o III Simpósio de Estatística Aplicada da Ejest (III Seajest), com o objetivo de apresentar as várias áreas de aplicação da estatística no mercado de trabalho aos alunos do curso. A Abertura do evento ocorreu no 15/Maio, às 9hs, seguido de inúmeras palestras até o encerramento no Sábado, 18/Maio, às 12 hrs, com Mesa Redonda sob a coordenação do Prof.Dr.Mário Tarumoto.

Neste ano, a programação do evento foi bastante diversificada, tendo contado com palestras na área financeira, recursos humanos, marketing político, saúde, consultoria estatística, além de palestras acadêmicas. No total, o evento contou com onze palestras, atividades culturais e esportivas, culminando com a realização da Mesa redonda, onde os alunos do curso de Estatística da FCT/UNESP tiveram importante participação. Esse momento foi muito significativo, pois vários estudantes utilizaram o espaço para tirar suas dúvidas em relação à atuação do Estatístico.

Nesse contexto que marcou a etapa final do Simpósio de Estatística Aplicada da Ejest (III Seajet), um destaque especial à mesa que conduziu os trabalhos, onde tomaram parte os seguintes membros: Paula Regina Bonifacio – do Hospital do Servidor Público do município de São Paulo; Ronaldo Alves, da Paloni Consultoria; Rodolfo Sarubi, da C&M Software e Serviços; Rodrigo Momentel, da Data3 Pesquisas; Hugo Pretti, do HSBC de Curitiba e Taciana Oliveira Shimizo, pós-grad. Matemática Aplicada e Computacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Ano Internacional da Estatística

No período compreendido entre 15 e 18/Maio, as palestras versaram sobre: Modelagem de dados para risco de crédito (Palestrante: Leopoldo Bugarelli Carvalho); Marketing Político (Daniel Machado); Postura profissional e racionamento com os colegas de trabalho (Guilherme Piai Silva); Análise de dados de titulação utilizando um modelo de regressão log-gama-/Weibull (Elizabeth Mie Hashimoto); Ajuste de modelos de Regressão Linear aplicado à dados do PIB Brasileiro (Prod.Dr.Manoel Ivanildo Silvestre Bezerra).

Em continuidade, outros temas e os seguintes participantes: Gerenciamento de Projetos (Augusto Márcio Litholdo); Estatística – Conceitos, cenários e perspectivas profissionais (Prof.Dr.Klaus Schlünzen Jr); Análise Fatorial de Corespondências: Ideias básicas e aplicações (Prof.Pedro Ferreira Filho); A Estatística Aplicada como Instrumento de Gestão para Resultados (Ronaldo Alves); Trajetórias de carreira e autodesenvolvimento – desafios e descobertas (Joana Braga F.M.Bronze); Evidenciação estatística aplicada à saúde: delineando estudos transversais e de casos de controle (Paula Bonifácio).

Foram quatro dias de palestras que serviram para motivar os alunos com o mercado profissional, além de servir como um momento de integração entre os alunos do curso, professores e profissionais atuantes no mercado. O maior ganho foi representado pela visibilidade atingida pelo evento, possibilitando desta forma, maior facilidade para o ingresso dos alunos no mercado de trabalho. Ressaltamos ainda que esta foi mais uma realização que contou com o patrocínio Associação Brasileira de Estatística (ABE), Conselho Regional de Estatística (CONRE3), Cultura Inglesa, Sr.Boteco, além do apoio do Departamento de Estatística e do Curso de Estatística da FCT/UNESP.

O III Simpósio de Estatística Aplicada da Ejest/2013, realizado na FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – teve como Coordenador o Prof.Dr.Mario Tarumoto.

Na mesa redonda que marcou o encerramento do evento, participantes do evento: Paula Regina Bonifacio, Ronaldo Alves e Rodolfo Sarubi, Hugo Pretti e Taciana Oliveira Shimizo

Não só palestrantes, mas também docentes, dirigentes e alunos participantes do III Simpósio que se realizou pelo 3º ano consecutivo na FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.

Eventuais dúvídas levantadas por alunos do curso de Estatística Aplicada da Ejest e outros interessados, foram prontamente pelos componentes da mesa redonda.

Na mesa redonda que marcou o encerramento deste evento, foi ressaltada a atuação de todos os palestrantes, docentes e alunos do curso de Estatística, comemorando o Ano Internacional da Estatística.