dez 11

Perante uma Banca Examinadora constituída pela Profª.Drª.Cristina Elene Teles Fregonesi, docente do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP ; Profª.Drª.Angélica Mércia Pascon Barbosa, do Deptº de Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Defito/Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP e Profª.Drª.Dalva Minonroze Albuquerque Ferreira, do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP,a candidata Nathália Ulices Savian fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado em Fisioterapia.

O tema da dissertação de Mestrado (Programa de Fisioterapia da FCT/UNESP), foi diretamente ligado à questões de Saúde. Mais propriamente à gravidez como processo fisiológico compreendido a partir da fertilização, pela sequência de adaptações ocorridas no corpo da mulher. Título: “Avaliação em gestantes: Aspectos clínicos e funcionais”, tendo sido realizado no Anfiteatro III, no período da manhã de 06 de Dezembro, a partir das 09hs.

A dissertação

Em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Nathália relata que “a preparação do corpo para a gestação envolve ajustes dos mais variados sistemas e pode ser considerada um estado de saúde que envolve mudanças fisiológicas iguais ou maiores do que as que acompanham muitos estados patológicos” (Gazeano e Oliveira, 1998: MANN.2011). Durante o período gestacional, a principal queixa das gestantes e uma das principais causas de licença médica é a dor pélvica. Esta caracteriza-se por uma desordem músculo esquelética que afeta uma em cada cinco mulheres grávidas e que, ao longo da gestação, pode diferenciar-se pelo grau de comprometimento (Vollestad, 2009: Robinson et Al, 2010B;Spiko, 2010; Ferreira, 2012).

A Mestranda diz ainda: Geralmente, a dor se inicia no primeiro trimestre gestacional, cessando pouco depois do parto. Sua etiologia ainda não foi totalmente elucidada. No entanto, este fato pode indicar que fatores gravídicos fisiológicos estão associados com esta disfunção (Bjelland, 2010) tais como: tensão mecânica, afrouxamento dos ligamentos pélvicos por fator hormonal, alterações das articulações do quadril, sacroilíacas ou sinfise púbica, e distúrbios circulatórios periféricos (Vleeming et Al, 2010; Spiko, 2010; Bjelland, 2010). Sendo assim, a avaliação dos aspectos clínicos e funcionais das gestantes torna-se importante para garantir uma intervenção de qualidade e precisa – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – Nathália Ulices Savian fez sua dissertação de Mestrado/Fisioterapia, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Cristina Helena Prado Teles Fregonesi, do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro onde se reuniu a Banca Examinadora juntamente com a Mestranda para a sessão de defesa pública de dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia – também estiveram inúmeros colegas de curso, amigos e familiares.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.