dez 21

Desde sua fundação em 29 de Junho de 1979, a Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – ASA – vem realizando ao final de cada ano, grandes festividades. Nas quais se concentram seus associados, dependentes e convidados especiais, incluindo integrantes do Corpo Docente, Técnicos Administrativos e Diretores da Associação e da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. A festa deste ano não poderia ser diferente: realizou-se nos Salões da APEA (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) neste último final de semana (20 de Dezembro), reunindo aproximadamente 300 participantes. Todos eles participaram de um Almoço de Confraternização e sorteios de prêmios e brindes.

A cerimônia se desenvolveu de maneira informal até o término do Almoço, sob a coordenação do Presidente da Instituição, Paulo Cesar Tomiasi que anunciou a realização de um sorteio de centenas de prêmios entre os associados presentes. Dentre os quais Aparelhos de TV-HD (de última geração em número de onze), Lavadoras de pressão, Multiprocessadores, Climatizadores e Celulares (25), além de outros brindes valiosos e de muito bom gosto. O Almoço foi servido pelo Buffet da APEA (Wladimir) e os participantes foram homenageados “ao Vivo” por Giovane Pineda, Amaral e Cícero com um excelente Show musical.

A festa de congraçamento anual, dedicada a todos os associados e dependentes da ASA foi prestigiada pelos Diretores da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol e Prof.Dr.Marcelo Messias, juntamente com seus principais Assessores, Docentes e representantes dos principais Departamentos Técnicos e Administrativos. O sorteio e entrega de prêmios e brindes (comandados por Paulo César Tomiasi), criaram expectativa e se constituíram em agradáveis momentos para todos os presentes. Só o Prêmio de maior valor (um Aparelho de TV/HD de 47 polegadas) não foi entregue no ato, porque ainda não havia chegado ao seu destino. Mas o Servidor contemplado recebeu a Nota Fiscal e foi informado que a entrega deverá ocorrer nos próximos dias. Outros 10 Aparelhos de TV/HD-32 polegadas foram entregues no próprio local.

Uma Associação com 34 anos de bons serviços

Ex-Presidente e atual membro da Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – ASA – Laércio Marques Caires nos contou a origem da Instituição sem fins lucrativos. Foi no dia 29 de Junho de 1979. “Em princípio – disse – havia uma sociedade de fato, onde todos os membros pagavam uma mensalidade e, à cada mês, um dos sócios recebia o valor arrecadado, a título de empréstimo. Esse grupo denominava-se Fundo Mútuo Quebra Galho.

Depois desse episódio, e visando fortalecer a classe de servidores do então Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais (hoje Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente) e abranger o maior número deles; além de poder celebrar contrato de assistência médica e hospitalar aos mesmos, os membros do Fundo Mútuo Quebra Galho resolveram constituir uma Associação. Teria a finalidade de gerir e administrar os recursos financeiros para os empréstimos aos servidores a juros irrisórios e o contrato de assistência médica; além de celebrar convênios para que os associados pudessem adquirir produtos e serviços em melhores condições com a possibilidade de desconto mensal pela Associação.

Para atingir o objetivo almejado os servidores participantes do Fundo Mútuo e alguns outros, passaram a se reunir-se aos sábados à tarde para redigir os Estatutos de uma Associação que deveria denominar-se ASA (Associação dos Servidores Administrativos). Após várias reuniões foi elaborado um anteprojeto de estatuto e convocada uma Assembléia Geral dos Servidores do IPEA para criação da ASA e aprovação do anteprojeto; que depois de várias discussões e sugestões, se transformou no primeiro Estatuto da ASA – Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – Campus Universitário de Presidente Prudente” – frisou.

Uma data histórica

Era o dia 29 de junho de 1979, data marcada para a realização de uma Assembléia. Estavam presentes 109 Servidores Administrativos. Foi eleita a 1ª Diretoria presidida por Ângela Moreira Costa – então Servidora da Seção de Recursos Humanos – com mandato de 01 de julho de 1979 a 30 de junho de 1981. De lá para cá já se passaram mais de 34 anos, completados em Junho de 2013. A ASA cresceu e se fortaleceu financeiramente – ressaltou Laércio Marques Caires.

Em 1994 a ASA passou a funcionar em sede própria, construída em área cedida pelo então Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr. Márcio Antonio Teixeira, de saudosa memória. Hoje a Associação conta com 286 sócios efetivos, que são os Servidores Técnico-administrativos; 179 sócios credenciados, que são os Servidores Docentes admitidos anteriormente, para que pudessem usufruir do Contrato com a UNIMED e que hoje participam de todas as atividades sociais da ASA. Desse total, 79 sócios apresentados possuem algum parentesco com outro sócio, que têm como objetivo poder se inscrever na UNIMED e 2 sócios funcionários (da ASA), totalizando 546 sócios.

Diretores da Instituição

Durante os trinta e quatro anos de existência, além de sua primeira Presidente já citada, também conduziram a ASA: Luiz Gonçalves Rodrigues, Augustinho José Muchiutti, Natalício Severo dos Anjos (de saudosa memória), Jessé Gonçalves de Aguiar, Paulo Ricardo Tacca de Oliveira, Nilton Carlos de Almeida Coutinho, Marcos Barros de Souza e Laércio Marques Caires, cujo mandato se encerrou em 15 de julho de 2013. Na sucessão assumiu o Servidor Paulo César Tomiasi, que preside com muita competência os destinos da ASA – Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente-SP. E a razão da ASA existir são seus associados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com expectativa geral começa nos Salões da APEA, a confraternização anual dos servidores filiados à Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Paulo César Tomiasi – atual Presidente da ASA – e Laércio Marques Caires se empenharam ao máximo em promover uma Festa digna da classe, envolvendo no Almoço de Confraternização cerca de 300 pessoas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Numa comemoração tradicional do final do ano, não poderia faltar à mesa o Churrasco brasileiro, servido pelo Buffet da APEA a todos os participantes desta Festa animada com “Musica ao Vivo” de Amaral, Giovane e Cícero.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Fazendo parte da Família Unespiana dão ânimo e empolgação à essa Festa, as eficientes Assessoras do Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP. E também empolgados com a realização do evento os titulares: Profs.Nivaldo e Marcelo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Festa promovida no ano em que a ASA comemora seus 34 anos de existência, foi marcada pela presença de Servidores Docentes e familiares dos associados em geral, que se uniram para realizar esse encontro anual.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No semblante de cada pessoa, a expressão de contentamento constatada nesse Encontro Festivo para comemorar o final de mais um ano, antecipando-se ao Natal que é considerado pela cristandade como o maior acontecimento da história.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E para quebrar a rotina ao término do Almoço de Confraternização na APEA, muitas surpresas com o sorteio de Prêmios entre os Associados presentes. O Presidente da ASA, Paulo César Tomiasi, comanda a Festa

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dentre as surpresas reservadas para os participantes da Confraternização, nada menos que 11 Televisores: Um HD-47 polegadas e dez de 32 polegadas. O 1º sorteio chamou a atenção de todos. A partir daí foram entregues 126 prêmios.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ângela Silvana Campos, prestativa e eficiente como sempre conduziu a entrega dos produtos sorteados em apoio à atuação do Presidente e demais membros da Associação dos Servidores Administrativos da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O sorriso estampado no rosto de cada um: é a sensação de alegria pelo dever cumprido. Esta, sem dúvida alguma foi uma festa que ficará na memória de todos os Servidores, Docentes, Diretores e demais membros da ASA/2013.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.