dez 21

Sob a coordenação do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – realizou-se no período da tarde do dia 17 de Dezembro no Anfiteatro VII, importante reunião. A principal finalidade foi a de organizar a 2ª chamada pública para aquisição de alimentos destinados ao Restaurante Universitário e ao Centro de Convivência Infantil (Creche) no decorrer do próximo ano de 2014. Nessa reunião houve participação de técnicos do ITESP e da CATI, CMDR, CONSEA, bem como Presidentes de Associações e Produtores Rurais da região de Presidente Prudente, incluindo Assentamentos.

Houve durante o encontro amplas exposições sobre o assunto em pauta, com a manifestação não só dos técnicos, representantes e dirigentes de instituições legalmente constituídas, mas também de fornecedores vinculados à produção no meio rural. Numa rápida avaliação, disse o Prof.Nivaldo que a idéia é definir com os técnicos e agricultores a lista de produtos oriundos da Agricultura familiar, disponíveis para aquisição nos diferentes meses do ano. Outro aspecto a considerar, diz respeito à estacionalidade da agricultura. O Diretor eleito para o quatriênio: 2014/2017, Prof.Dr. Marcelo Messias também participou do Encontro.

A Nutricionista Daniele Orlandelli – responsável pelo Restaurante Universitário – esclareceu que “tivemos uma avaliação muito positiva da 1ª chamada pública, pois as entregas respeitaram os prazos e os produtos recebidos (frescos) foram considerados de boa qualidade”. Disse mais que os itens adquiridos foram: alface, acelga, abobrinha menina, beterraba, cenoura e mandioca.

O Restaurante Universitário da FCT/UNESP recebeu produtos do PPAIS apenas no mês de Novembro/2013, pois a 1ª chamada pública foi realizada somente no mês de Outubro. E até que todos os procedimentos burocráticos fossem tomados, não foi possível a aquisição dos produtos. O Restaurante Universitário serve diariamente/almoço, 300 refeições.

Nossa Equipe atual – diz Daniele Orlandelli – é constituída por um Cozinheiro, quatro Auxiliares, um Assistente Administrativo e uma Nutricionista. O RU já está em recesso e só voltará a funcionar no dia 17 de Fevereiro d e 2014, data do início do próximo calendário letivo.

Nessa reunião que correspondeu à 2ª chamada para negociação sobre produtos da Agricultura Familiar do meio rural desta região do Estado, foi esclarecido que todas as operações do Restaurante Universitário têm custo de mão de obra. O custo médio – direto – das refeições em2013 foi de aproximadamente R$5,50. O importante é que o cronograma de entrega dos produtos contratados deve e precisa ser respeitado.

As refeições (em número de 300 por dia) têm custo subsidiado para estudantes necessitados e são fornecidas ao preço unitário de R$ 3,50. Essa mesma refeição custa R$7,00 para o funcionário ou servidor; R$10,00 para o Docente e R$11,00 para Diretores, Chefes de Departamentos e Assistentes Técnicos.

A reunião promovida pela FCT/UNESP foi presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor), tendo também a participação do Vice-Diretor e Diretor eleito para o próximo quatriênio, Prof.Dr. Marcelo Messias.

O ITESP, CATI CMDR,CONSEA, Associações e Produtores Rurais – inclusive representantes dos Assentamentos – participaram do encontro, realizado no Anfiteatro VII na última 3ª.feira, dia 17 de Dezembro.

A experiência realizada com a 1ª chamada para fornecimento de gêneros alimentícios da Agricultura familiar destinados ao Restaurante Universitária e Creche da FCT/UNESP, tiveram avaliação positiva.

O encontro foi bastante prestigiado e todos os interessados na continuidade das negociações puderam tomar conhecimento do que vai ser exigido para o suprimento de 2014, após o reinício do novo ano letivo.

A presença da Nutricionista Daniele Orlandelli – responsável pelas atividades da Creche e Restaurante Universitário – foi muito significativa, pois ela esclareceu todos os detalhes relacionados ao abastecimento no próximo período.