dez 19

No último fim de semana (dias 12 e 13 de Dezembro) foram defendidas publicamente duas Teses de Doutorado/Programas de Pós-Graduação em Geografia e Ciências Cartográficas. As teses foram desenvolvidas pelos candidatos: Nildo Aparecido de Melo e Heloísa Alves da Silva, respectivamente. Temas: “Economia solidária na 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo: As possibilidades, as limitações e as contradições para o desenvolvimento econômico e para a geração de trabalho e renda” e “Modelo Estocástico para dados GNSS e séries temporais de coordenadas GNSS”.

Nildo Aparecido de Melo teve como Orientador, o Prof.Dr. Márcio Rogério Silveira, docente do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina, enquanto Heloisa Alves da Silva contou com o acompanhamento do Orientador, Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, docente do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP. A defesa do Programa de Ciências Cartográficas foi desenvolvida na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia. Já a tese do Programa de Pós-Graduação em Geografia ocorreu no dia anterior, 12/12/2013 a partir das 8h30 no Anfiteatro I da FCT/UNESP.

Além dos dois Orientadores – acima citados – fizeram parte das duas Comissões Examinadoras os seguintes membros: Dia 12 – Profs.Drs.: Antonio Nivaldo Hespanhol e Eliseu Saverio Sposito, ambos do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Francisco Fransualdo de Azevedo, docente do Deptº de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Clécio Azevedo da Silva, do Deptº de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Dia 13 – Profs.Drs. Silvio Rogério Correia de Freitas, da Universidade Federal do Paraná/UFP; Eniuce Menezes de Souza, da Universidade Estadual de Maringá/UEM; Vilma Mayumi Tachibana, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP e Daniele Barrocá Marra Alves, do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP.

Temas abordados

Em sua defesa de Tese perante a Comissão Examinadora, o Doutorando Nildo Aparecido de Melo ressaltou: “No Brasil, os empreendimentos econômicos solidários se consolidaram a partir da adoção dos princípios da reestruturação capitalista, assentados essencialmente nas políticas neoliberais e na Terceira Revolução Industrial e Tecnológica; tendo como resultante desse processo a crise do mundo do trabalho e a precarização/desestruturação das condições e relações de trabalho no país, no Governo de Fernando Collor de Mello e nos governos do Presidente Fernando Henrique Cardoso, ao longo da década de 1990.

A ampliação dos projetos solidários pelo território nacional ocorreu no âmago da institucionalização das práticas solidárias no Ministério do Trabalho e Emprego, no início do primeiro governo de Luis Inácio Lula da Silva na Presidência da Republica, no bojo da criação de políticas públicas de combate à exclusão social. Mas mantendo-se algumas políticas de cunho neoliberal. O conhecimento e a análise das formas, das estruturas e da organização funcional das iniciativas solidárias nos municípios que compõem a 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, possibilitaram o questionamento das possibilidades das limitações e das contradições da economia solidária desenvolvida na região”.

Por sua vez, Heloísa Alves da Silva afirmou: ”Atualmente o GNSS – em especial o GPS – é uma das tecnologias mais utilizadas para realizar posicionamento geodésico. Os modelos funcionais relacionados com as observações GNSS são mais conhecidos do que os modelos estocásticos, visto que o desenvolvimento destes últimos é mais complexo. Normalmente, utilizam-se modelos estocásticos numa forma simplificada como modelo padrão, o qual assume que todas as medidas das observações GNSS têm a mesma variação e são estatisticamente independentes, especialmente e temporariamente. Porém, tal suposição não reflete a realidade”.

E concluindo diz a Doutoranda: “Desta forma, tais ruídos podem ser caracterizados a partir das componentes que caracterizam a séries temporais, as quais podem ser estimadas, por exemplo, pelo Método dos Mínimos Quadrados. Sendo assim essa pesquisa teve como objetivo expandir as investigações com relação à modelagem estocástica das observações GNSS considerando principalmente os efeitos de cintilação ionosférica, realizando experimentos com dados da região brasileira”.

Heloísa Alves da Silva defende Tese de Doutorado/Progr.de Ciências Cartográficas perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, docente da FCT/UNESP.

A Comissão Examinadora instalou-se no Anfiteatro I no dia 13 de Dezembro e o tema sob avaliação versou sobre “Modelo Estocástico para dados GNSS e séries temporais de coordenadas GNSS”. (Em especial GPS).

Nildo Aparecido de Melo, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresenta visando defender de Tese para obtenção do título de Doutorado, no Anfiteatro I da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente-SP.

Nessa defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, o Doutorando foi orientado pelo Prof.Dr.Márcio Rogério Silveira, docente do Deptº de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina.