dez 15

Mediante evento especial que marcou os vinte anos do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais – GAsPERR – com sua sede centralizada no prédio da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias – ReCiMe – a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (Câmpus de Presidente Prudente) recepcionou inúmeras personalidades. Foi um evento comemorativo que chamou a atenção de todos, principalmente no que diz respeito aos problemas ambientais, como: bacias hidrográficas, recursos hídricos, gestão das águas, produtos reciclados e concentração de resíduos poluidores.

Foram três dias de atividades, desde a abertura oficial no Auditório da FCT/UNESP na manhã de 03 de Dezembro, com a Mesa redonda inicial, onde o enfoque principal foi a história do GAsPERR e início da Sessão de Posteres. O Coordenador do Grupo de Pesquisas, Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, proferiu a palestra de abertura; relatando em detalhes o histórico de formação do grupo. Depois, destacou a importância da pesquisa, bem como a atuação do GAsPERR, na Geografia.

Na sequência uma mesa composta por quatros ex-alunos do GAsPERR, Denise Bomtempo (Profª. Drª. da Universidade Estadual do Ceará), Igor Catalão (Prof. Dr. da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Silvia Fernandes (Profª. Drª. da UNESP/Marília) e Rodolfo Finatti (Doutorando da Universidade de São Paulo), falaram sobre suas experiências no período em que estiveram no GAsPERR, destacando o perfil pelo trabalho coletivo, característica ainda presente em seu cotidiano.

Seguiram-se ainda no mesmo dia a mesa de debate sobre a dinâmica econômica e a integração com os estudos da Geografia Urbana, com a ilustre presença do economista da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. João Furtado, que debateu com os professores doutores Arthur Whitaker e Everaldo Melazzo, ambos, professores na FCT/UNESP e membros do GAsPERR.

Ainda no primeiro dia destaque especial para a exposição de 44 painéis das pesquisas realizadas no GAsPERR nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado. A maior parte com financiamento da FAPESP, do CNPQ e da CAPES. Uma síntese da sessão foi apresentada ao final do dia numa mesa composta pelos pesquisadores doutores Cleverson Reolon, Igor Catalão, Marcio Catelan e Marcos Timóteo.

No segundo dia os trabalhos foram iniciados com a segunda mesa de debates que tratou das práticas socioespaciais com a ilustre presença da Profª. Drª. Perla Zusman da Universidade de Buenos Ayres que debateu com os professores doutores Eda Góes e Nécio Turra Neto. Por último, o evento ainda contou com uma mesa mediada pela Profª. Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito.

A Mesa a que nos referimos, foi composta por representantes de outros grupos de pesquisa do Departamento de Geografia da FCT/UNESP: Professores Doutores Antonio Cesar Leal (GADIS), Antonio Nivaldo Hespanhol (GEDRA), Eduardo Paulon Girardi (NERA), Margarete Cristiane Trindade de Costa Amorim (GAIA), Sérgio Braz Magaldi (CEMESPP) e Antonio Thomaz Junior (CEGET), de grande relevância para a integração entre os núcleos de pesquisas.

A importância da Geografia

Nossos pesquisadores ressaltaram a importância da Geografia (do mais alto conceito) na FCT/UNESP, que hoje é referência nacional e internacional, lembrando que 20% dos recursos florestais e hídricos têm que ficar no Pontal do Paranapanema. E o Plano de Bacia tem prazo para enquadramento no plano, até Dezembro de 2015. Quanto ao problema do lixo, Presidente Prudente tornou-se pólo da Congregação dos Catadores de resíduos. Porém, o risco maior é representado pela indefinição. Por questão de segurança, projeto ligado à concentração de resíduos passou a ser considerado prioritário.

Segundo o Prof.Dr. Antonio Cesar Leal, embora sendo Polo Regional, o município ainda não tem definição para os problemas que envolvem o Lixão. Um dos desafios – disse – é representado pela saída de aviões do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente – por cima do Lixão – criando sério entrave de Segurança que a Aviação não aceita. Mas ele ressaltou que 14 Professores, sensibilizados com o problema, estão envolvidos num trabalho de ajuda às Prefeituras, no sentido de solucionar esse sério e grave problema do Lixão.

Numa rápida avaliação, o que se concluiu é que o 20º GAsPERR alcançou seus principais objetivos. A experiência relatada publicamente por ex-alunos que hoje ocupam posições de destaque nos diversos setores de atividades brasileiras, são mais do que suficientes para definir sua importância. Na noite de 04 de Dezembro, com a participação de docentes, alunos e ex-alunos dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento realizou-se como último ato, um jantar comemorativo e de confraternização dos 20 anos do GAsPERR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito proferiu a palestra de abertura do 20º Grupo de Pesquisa, Produção do Espaço e Redefinições Regionais – GAsPERR, tendo também outras destacadas personalidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foram inúmeros os convidados que participaram das Mesas redondas realizadas no Auditório da FCT/UNESP nos dia 03 e 04 de Dezembro. Entre os debatedores, o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp compareceram e prestigiaram o evento, que contou inclusive com a presença do Prof.Dr.João Furtado (USP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Abertos os debates, foram inúmeros os participantes. Entre eles o docente Roberto de Almeida Floeter, que foi ouvido com toda a atenção pelos integrantes da mesa de trabalhos do 20º GAsPERR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Desde a Mesa redonda inicial com relato histórico do GAsPERR e início da seção de pôsteres, o Prof.Eliseu conduziu os debates. Temas: Dinâmicas econômicas, práticas socioespaciais e pesquisa na Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito recepcionou e apresentou a 1ª participante do Exterior: a Profª.Drª. Perla Zusman, da Universidade de Buenos Aires/República Argentina.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A seção de Pôsteres, montada no Boulevard “Messias Meneguette Junior” (ao lado do Auditório), reuniu dezenas de trabalhos pesquisados por estudantes dos Programas de Pós-Graduação da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao concluir mais este evento de repercussão, uma foto ao lado dos convidados que participaram do 20º GAsPERR, evidenciando que tudo correspondeu à expectativa. E como lembrança, um livro para a Profª. Carminha.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.