dez 11

A primeira defesa de Tese de Doutorado/Programa de Geografia deste mês na FCT/UNESP foi desenvolvida e avaliada por uma Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II no dia 04/Dezembro, estando presente o candidato Renilton José Pizzol. O Doutorando teve como sua Orientadora, a Profª. Drª. Encarnita Salas Martin, docente do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O tema escolhido para essa defesa de tese foi: Indicadores Objetivos e Subobjetivos no Estudo da Qualidade de Vida em Doença Respiratória Crônica. E o objetivo teve o principal propósito de investigar a qualidade de vida, utilizando-se dos referenciais teóricos e metodológicos da pesquisa social (Geografia) e da pesquisa em saúde.

Além da Orientação que recebeu da Profª Encarnita, Renilton José Pizzol teve a oportunidade de expor suas ideias sobre o tema abordado, sendo acompanhado e avaliado pelos membros da Comissão Examinadora: Profs.Drs.: João Lima Sant Anna Neto, docente do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Eliane Ferrari Chagas, docente do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP; Carlos Botazzo, do Deptº de Odontologia Social da Universidade de São Paulo/USP e Umberto Catarino Pessoto, do Instituto Adolfo Lutz/Divisão de Laboratórios Regionais.

Pesquisa teórica

O Doutorando cita a realização de uma pesquisa teórica sobre o tema acima citado e uma investigação da qualidade de vida de um grupo de indivíduos com doença respiratória crônica a partir da utilização de instrumentos de qualidade de vida objetivos (representada pelas condições de vida individuais e socioespaciais) e subjetivas (representados pelos WHOQOL- BRE e SGRQ). E acrescenta: os resultados mostraram que de modo geral a doença respiratória trouxe impacto à vida dos indivíduos no que diz respeito aos aspectos mais relacionados ao estado de saúde.

Nas dimensões mais amplas da vida – avaliadas pelo WHOQOL-BREF – houve uma tendência à satisfação com a qualidade de vida. Na análise de associação entre as variáveis objetivas e a percepção de qualidade de vida observou-se que a renda aliada ao fato dos indivíduos viverem em áreas de exclusão social influenciam a percepção dos domínios e da qualidade de vida; e estavam associadas às piores avaliações. Por fim, declara Pizzol: Este estudo mostrou ser possível utilizar o arcabouço teórico construído na pesquisa social (e na Geografia) e a estrutura metodológica elaborada na área da Saúde na investigação de qualidade de vida.

Renilton José Pizzol defende Tese de Doutorado/Geografia, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Encarnita Salas Molina, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/UNESP.

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, esta foi a 1ª defesa pública de Tese de Doutorado do mês de Dezembro de 2013. Outras teses virão nos dias seguintes.

Ao desenvolver pesquisas e investigações sobre o tema desta Tese para obtenção do título de Doutorado, Pizzol foi prestigiado por docentes e colegas de pós-graduação, assim como amigos e familiares.