dez 15

Sob a Coordenação do Prof.Dr.Manoel Osmar Seabra Júnior, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar, Tecnologia Assistiva e Atividade Motora Adaptada – GEPITAMA – iniciou suas atividades em 2013 em Presidente Prudente. Ao concluir seu 1º ano de atividades, deixa um saldo positivo face às atividades desenvolvidas no campo da pesquisa e extensão, devendo dar continuidade no decorrer do novo ano de 2014. Seus dirigentes e componentes formulam votos de pleno êxito a todos que o apoiaram nessa primeira etapa e agradecem especialmente as Escolas Públicas da cidade, bem como, Instituições de Educação Especial.

O Grupo GEPITAMA, vinculado ao Departamento de Educação Física da UNESP de Presidente Prudente se integra aos Projetos de extensão núcleo, Proex, pesquisas financiadas pela Fapesp e Pibic, possuindo Laboratório na Sala 7 do Discente 3. Seus integrantes participam de eventos locais, nacionais e internacionais, voltados à Educação Especial e Atividade Física Adaptada. Os projetos têm por meta, ampliar a ação e interação dos participantes; na medida em que adapta estratégias de ensino e recursos pedagógicos para equipar as oportunidades de participação a todos, no meio escolar.

De acordo com as previsões, em 2014 serão realizadas novas e importantes atividades na área de pesquisa e extensão. Prioridade para os problemas de deficiência visual, deficiência intelectual, autismo, Síndrome de Down, Transtorno e déficit de atenção e Hiperatividade. Da mesma, atenção especial – através de novas pesquisas científicas – voltadas à Tecnologia Assistiva, segundo informações prestadas por Lonise Caroline Zengo (membro do GEPITAMA).

Um dos aspectos dos mais oportunos para ser lembrado: o Grupo Gepitama, atende em seus projetos alunos considerados “Público Alvo da Educação Especial”, ou seja, alunos com Deficiências Físicas e Sensoriais, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades, sendo que nesta última categoria, o grupo ainda não realiza atendimentos. O que se percebe nas pesquisas realizadas durante o ano de 2013, é que somente se pode construir Tecnologia Assistiva à medida que se percebe as necessidades básicas como: estabelecimento de vínculo antes de intervir; construção compartilhada das atividades; mediação do professor nos treinamentos de atividades de autonomia e independência.

Além dessas adequações de estratégias, há a necessidade de se avaliar os recursos pedagógicos propostos, uma vez que os mesmo podem ou não potencializar as ações dos participantes e facilitar o aprendizado. O Grupo entende que identificar necessidades e dar oportunidades, é respeitar a diversidade que ocorre no meio escolar. Os projetos coordenados pelo prof. Dr. Manoel Osmar Seabra Junior, desenvolvem Tecnologias Assistiva, como Recursos Pedagógicos e Estratégias de Ensino, para atuar com os alunos em meio a inclusão escolar. De modo a facilitar a autonomia e independência destes elementos, para que possam ser empoderados em suas ações; sejam elas de cunho esportivo, físico ou social.

Integrantes do Grupo

São membros do Grupo GEPITAMA, as seguintes personalidades: Profº. Dr. Manoel Osmar Seabra Junior; Amália Rebouças Paiva e Oliveira; Camila Rodrigues Costa; Danilo Bianchini Baptista; Elaine de Oliveira Santos; Franciele Aparecida dos Santos Felício; Ivan Otavio Coelho; Jean Paulo Pereira; Loiane Maria Zengo; Lonise Caroline Zengo; Luan Silva Rato; Lucas Gabriel de Moraes Chagas; Pedro Ferreira Faustino; Plínio Rezende Silveira e Silva e Viviane Macedo.

Clique para ampliar!
O Coordenador do Grupo GEPITAMA, Prof.Dr.Manoel Osmar Seabra Júnior, vários membros e pessoas atendidas neste ano, se reúnem para uma foto histórica: documentam sua participação nos projetos desenvolvidos em 2013. Novas e importantes atividades na área de pesquisa e extensão estão previstas para 2014, com nossos votos de um Feliz e Próspero Ano Novo!