nov 04

No período de 20 a 23 de Outubro de 2014 ocorreu em Presidente Prudente-SP, a premiação atribuída aos trabalhos mais relevantes no desenvolvimento do bem-estar da sociedade nas quatro áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas e da Saúde. Foi durante o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste (ENEPE) e Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (ENAPI).

A sessão solene de entrega dos prêmios a docentes e estudantes, ocorreu no Anfiteatro Azaléia – Bloco B/3 da Unoeste – Campus Limoeiro – Presidente Prudente/SP e foi prestigiada com a presença do Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho. O Prêmio Científico foi concebido para incentivar a difusão das pesquisas científicas realizadas por graduandos, graduados e pós-graduados de instituições de ensino superior. A premiação tem por principal objetivo dar visibilidade, ampliar a divulgação e dar maior incentivo às personalidades de maior destaque no meio universitário.

Estudantes e Docentes do Departamento Fisioterapia e Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – receberam a premiação pelos trabalhos realizados. O Grupo de Pesquisa em Eletroanalítica e Sensores (GPES), coordenado pelo Prof.Dr. Marcos Fernando de Souza Teixeira – do Deptº de Física, Química e Biologia, recebeu quatro prêmios. Ref. desenvolvimento do trabalho na área de Ciências Exatas e Engenharias.

1º lugar – Graduação

Destaque para os trabalhos: Estudo do comportamento espectrocópico do ligante base de SchiffN’,N’’,N’’’-tetrasaliciideno-1,2,3,4-tetraaminobenzoato e seus complexos com cobe(II)’’, de Daniele das Chagas Santos, Airton G.Bispo Jr, Ana Maria Pires e Marcos F.S.Teixeira (1º lugar/Graduação).

Análise da composição corporal e prevalência de doenças crônico-degenerativas em adultos de diferentes faixas etárias: Rodrigo Evangelista, Robson Chacon Castoldi (Unoeste), Alan José Barbosa Magalhães, João Henrique Lyrio Machado, Guilherme Akio Tamura Ozaki, Giovana Rampazzo Teixeira, Regina Celi Trindade Camargo, José Carlos Silva Camargo Filho, Olga Cristina De Mello Malheiro.

Análise de controle de doping por acetazolamida utilizando o sensor eletroquímico, baseado no EPCM-[Mn-III/IV(u-O)(phen)2]2(CIO4)3 de Wesley Bruno Machini e Marcos F.S.Teixeira (1º lugar/Pós-Graduação).

2º Lugar:

O desempenho da linguagem e organização espaço-temporal em crianças com Síndrome de Down por meio da escala de desenvolvimento motor. Mileide Cristina Stoco de Oliveira, Fabiana Araújo Silva, Tânia Cristina Bofi, Augusto Cesinando de Carvalho.

Desenvolvimento de filmes poliméricos nanoestruturados de poli[ni(a,a’-me2salen)]-OH como sensor biomimético na detecção de glicerol” de André Olean Oliveira,Wesley B.S.Machini e Marcos F.S.Teixeira (2º lugar/Graduação).

“Quantificação de chumbo em solos: um estudo comparativo entre áreas de falha geológica e áreas rurais no município de Presidente Prudente” – de Marcos Roberto Moreira da Silva Júnior, Carlos A.TelloSaenz, João Osvaldo Rodrigues Nunes (3º lugar/Pós-Graduação).

A lista completa dos trabalhos premiados, encontra-se nesse endereço: http://www.unoeste.br/site/enepe/2014/PM-emioCientifico.aspx

Estudantes premiados da FCT/UNESP (Fisioterapia e Educação Física),compareceram ao Anfiteatro Azaléia – Bloco 3 da UNOESTE – para as homenagens prestadas no Salão de Festas. (fotos cedidas)

Uma lembrança histórica se resume numa foto, com docentes e estudantes, homenageados com a premiação que representa o reconhecimento do ENEPE pela brilhante atuação de cada um. (fotos cedidas)