nov 24

No dia 3 de Novembro, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – o candidato Cláudio Zarate Sanavria, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado, tendo como Presidente da Mesa e Orientadora, a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Como membros integrantes da Comissão Examinadora, atuaram os seguintes docentes: Profª.Drª.Claudia Maria de Lima, do Deptº de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas/IBILCE, de São José do Rio Preto/SP: Profª.Drª.Leny Rodrigues M.Teixeira, da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente/SP- ; Prof.Dr. Dario Fiorentini, da Universidade Estadual/UNICAMP, de Campinas/SP e Profª.Drª.Marilena Bittar, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, de Campo Grande/MS.

O tema desenvolvido pelo Doutorando, versou sobre: “Formação continuada de Professores de Matemática,com enfoque colaborativo: Contribuições para o uso reflexivo dos recursos da WEB 2.0 na Prática Pedagógica”, mediante pesquisa desenvolvida com um grupo de Professores de Matemática do município de Nova Andradina, Estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa de Doutorado se insere na linha 2 – Práticas e Processos Formativos em Educação – e o objetivo geral foi de investigar, com enfoque colaborativo para contribuir para um uso reflexivo dos recursos da Web2 por Professores de Matemática.

A tese defendida publicamente

Na defesa desta tese de Doutorado/Educação, o candidato Claudio Zarate Sanavria acentuou que “Dentro de uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e com caráter interventivo, desenvolvemos uma formação continuada que teve a colaboração com o eixo moderador e, por meio de dados que nela emergiram, procuramos: 1) –Analisar a constituição do gruo evidenciando como os professores de Matemática nele se organizaram e identificando fazes e saberes que se constituíram dentro deste processo formativo colaborativo; 2) – Identificar e analisar as percepções
dos professores de Matemática sobre as possibilidades de uso dos recursos da Web 2.0 decorrentes da formação continuada com enfoque colaborativo e 3) – Analisar as características do processo formativo identificando elementos que contribuíram para o uso reflexivo dos recursos da Web 2.0 por Professores de Matemática”.

Os resultados apontam para uma consolidação do grupo de professores envolvidos como colaborativo e indicam que eles, portanto, passaram a ver a troca como um elemento que contribuiu para as suas práticas com as tecnologias. As metas passaram a ser compartilhadas e a figura do formador não mais representou um elemento hierárquico dentro do grupo. Os professores passaram a apresentar novas percepções sobre o uso das tecnologias e evidenciaram o despertar da reflexão como elemento presente na sua atuação em explorar as possibilidades junto aos seus pares, vivenciar experiências no seu próprio espaço de atuação e socializar com o grupo as percepções de tal vivência.

O Doutorando Sanavria, em sua defesa pública de tese de Doutorado conclui: ‘‘Dessa maneira, consolidarmos como tese a premissa de que uma formação continuada que surja das necessidades do professor – numa organização colaborativa das atividades, dentro de uma perspectiva na qual o professor veja o outro como agente colaborador de suas próprias reflexões – contribui para o uso reflexivo dos recursos da Web 2.0 no contexto da Educação da Matemática”.

O candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cláudio Zarate Sanavria se apresenta para sua defesa de tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

Concluída a defesa pública de tese, o Doutorando que teve como Orientadora a Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti, acompanha o relatório final que o qualifica com o título de Doutor.