nov 24

Pela 1ª vez na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente – foi promovido com pleno êxito, o I Seminário Profissional de Agrimensura, Cartografia e Geografia. O evento reuniu grande número de docentes, profissionais convidados e alunos, sendo desenvolvida extensa programação, com palestras mesa redonda e conferência de encerramento. Entre 13 e 14 de Novembro,realizou-se no Auditório do Discente V uma exposição de equipamentos no Boulevard “Prof.Messias Meneguette Jr”. O objetivo desse Seminário foi o de debater temas de interesse da sociedade e do poder público, relacionados à fiscalização do exercício profissional pelo sistema CONFREA/CREA.

Os trabalhos tiveram a coordenação do Prof.Dr.Amilton Amorim –Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do CREA/SP (representando a FCT/UNESP), que teve a feliz iniciativa dessa promoção. A Abertura foi presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho e a deliberação teve o propósito de trazer para perto do profissional da área, importantes informações sobre controle e fiscalização do exercício profissional. Os primeiros palestrantes foram o Prof.Me.Francisco de Sales Vieira de Carvalho – Coord.Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura, seguido pelo Engº Nízio Cabral, Diretor Administrativo em exercício na Presidência do CREA-SP.

Da modalidade Agrimensura, também fazem parte: Engenheiros Agrimensores, Engenheiros Cartógrafos, Geógrafos e ainda: os Técnicos em Agrimensura. São Executores: a Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo/APAESP; Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos/ABEC-SP e Associação Profissional de Geógrafos do Estado de São Paulo/APROGEO-SP. Patrocinadores: FCT/UNESP; CREA-SP; Leica Geosystems; Furtado & Schimidt; Alezi Teodoline; Embratop e Santiago & Cintra.

Antecipando-se à mesa redonda realizada no 1º dia do evento, o Prof.Walter Gonçalves Ferreira Filho, da Faculdade Logati de Araraquara e Presidente da AEARA, falou sobre o “Sistema CONFREA/CREA e o exercício profissional. Depois, o tema mudou para “Ações das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura – CCEEAGRI/BR”. Aí, o assunto em debate ganhou novos participantes:Prof.Dr.Amilton Amorim – Docente da FCT/UNESP e Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura e Diretor Técnico-Profissional da ABEC-SP. E ainda:o Geógrafo Renato Benito Felipe Jr. – ex-Pres. da APROGEO-SP e Conselheiro do CREA-SP.

Mais duas palestras foram desenvolvidas no decorrer do 1º dia de evento, com “Novas tecnologias aplicadas à Topografia” pelo Engº Victor Ramos, Gerente Regional de Vendas da Santiago & Cintra (16h30). A seguir: Engº Químico José Guilherme Pascoal de Souza – Diretor de valorização profissional do CREA-SP, abordando o tema: “Ações do CREA – jovem no Estado de São Paulo” (17h00). No dia seguinte – 14 de Novº – Mesa redonda a partir das 8h15.

Na Mesa redonda e Conferência de Encerramento do dia 14, discussão de diversos assuntos e atuação do Prof.Dr.Antonio Moacir Rodrigues Nogueira – Diretor da FEAP e Diretor de Relações Profissionais do CREA-SP e Vice-Presidente da APEAESP, com o tema:”Formação Profissional em Agrimensura, Cartografia e Geografia, no Estado de São Paulo”. Também presença e participação dos docentes: Prof.Dr.Mauro Issamu Ishikawa – Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, Coordenador do Curso de Graduação em Geografia, ambos, da FCT/UNESP. Na Conferência de Encerramento (10h30), o tema: “Atribuições Profissionais” pelo Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva – Conselheiro Suplente do CREA-SP – e Docente da FCT/UNESP.

O Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, Vice-Diretor da FCT/UNESP presidiu a Abertura do 1º Seminário Profissional de Agrimensura, Cartografia e Geografia.

Os Conselhos do Sistema CONFREA/CREA-SP,juntamente com ABEC-SP, APEAESP,APROGEO e CEEAGRIM foram bem representados no evento.

O Prof.Dr.Amilton Amorim – que é Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do CREA-SP, representou a FCT/UNESP.

Neste Seminário Profissional de Agrimensura, Cartografia e Geografia houve participação de 255 Profissionais e alunos dos cursos de Cartografia, Geografia e Técnicos em Agrimensura, segundo o Coordenador Amilton Amorim.

Na etapa final, duas mesas redondas foram realizadas com importantes manifestações. Tanto por parte dos convidados, como pelos alunos de graduação e pós-graduação, inscritos para participar do evento e esclarecer dúvidas eventuais.

A Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo; a Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos e a Associação Profisional dos Geógrafos do Estado de São Paulo tiveram destacada atuação nessa realização.

A Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – lavrou mais um tento com essa promoção de âmbito profissional e superior, aqui realizada pela 1ª vez e com excelente participação de docentes, convidados e alunos.

Também foi muito importante a exposição de equipamentos utilizados nos trabalhos externos nos cursos de Ciências Cartográficas, Geografia e Técnicos de Agrimensura por empresas especializadas, representadas durante o evento no “Boulevard” da FCT/UNESP.