nov 14

Presidente Prudente é a única cidade do extremo-oeste paulista a contar com um curso de línguas para o aprendizado do Mandarim – desde Agosto de 2010 – que é considerado o de maior crescimento no Brasil. Com a finalidade de garantir acrescente qualidade do ensino, o curso é mantido pelo Instituto Confúcio no Brasil (uma parceria da Unesp com a Universidade Hubbei), onde a freqüência atual é de 63 alunos, entre novatos e veteranos.

Neste 2º semestre de 2014, o número de candidatos inscritos ao Curso d e Mandarim na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP, surpreendeu. O Nível I para iniciantes, com aulas às 2ªs e 3ªs feiras para duas turmas (das 16 às 18hs e das 19 às 21hs) tem presença garantida de 45 alunos recentemente inscritos. Os demais (18 alunos) são integrantes dos Níveis II, III e Intermediário, com aulas aos Sábados (pela manhã e à tarde) e também às 4ªs e 6ªs feiras (das 19 às 21hs).

O curso de Mandarim neste 2º semestre do ano, teve início no dia 13 de Agosto e vem sendo ministrado na FCT/UNESP – Sala 6/Bloco II – pela Professora Yu Jing, que aqui chegou nos primeiros dias do Calendário Escolar Asiático. Foi em substituição à Professora Xou Xiao Jiao (Gláucia), que depois de concluir sua jornada de trabalho no Brasil, retornou ao seu país, para lecionar na Universidade de Hubbei. Em Presidente Prudente, a coordenação desse curso é do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães/Deptº de Geografia, juntamente com a Vice-Coodenadora, Profª.Drª. Cristiane Néspoli Morelato França/Deptº de Matemática e Computação da FCT/UNESP.

Os primeiros alunos do curso de Mandarim – com boa freqüência nos primeiros anos – foram contemplados com uma viagem de quatro semanas de estadia na China, em Julho de 2011. A visita à Universidade Hubbei (um dos mais importantes centros de cultura e tradição asiática), foi um acontecimento marcante. Marisa Bozette Mazini, da Assessoria Administrativa foi uma das felizardas, participando dessa primeira excursão do intercâmbio cultural que reuniu os quatro melhores alunos do curso de Mandarim em Presidente Prudente. Ela nos conta que a viagem foi inesquecível. Conhecemos em detalhes – além da Universidade – Museus e pontos turísticos mais significativos do território chinês, de onde, eu particularmente, guardo as melhores lembranças – disse.

Outros detalhes

Recentemente, dois alunos da UNOESTE e ex-alunos do curso de Mandarim da FCT/UNESP foram contemplados com bolsas de estudos do Programa “Ciência sem fronteiras”. Eles se prepararam da melhor forma para conviver fora do país e partiram para a China, na certeza de que lá alcançarão os objetivos pretendidos. Com esse pensamento, eles embarcaram no inicio do 2º semestre deste ano, onde estão cumprindo importante missão cultural e científica.

Ao desembarcar em Presidente Prudente no começo de Setembro, a Professora Yu Jing fez questão de se dirigir primeiro à Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, a fim de se apresentar à Diretoria da Instituição. Acertou o horário da visita com a Secretária Vera Lúcia de Oliveira; e de imediato foi recepcionada carinhosamente pelo Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias, pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, Coordenadores, Assessores Administrativos e de Comunicação e Imprensa.

A Professora chinesa Yu Jing em seu primeiro contato com a Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, em Presidente Prudente.

A recepção foi feita pelo Coordenador e Vice-Coordenadora com as boas-vindas do Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/UNESP, em nome da comunidade.

No dia 13 de Setembro, foram ministradas as primeiras aulas deste semestre. A Diretoria da FCT/UNESP foi representada pela Assessora Administrativa, Marisa B.Mazini.

Na aula inaugural do ano 2014 a apresentação pessoal da Professora, com o “Abecedário” exposto para conhecimento dos novos alunos do curso de Mandarim.

Através de intercâmbio cultural da Universidade Hubbei com o Instituto Confúcio/Unesp, o curso de línguas Mandarim vem sendo mantido em Pres.Prudente desde 2010.

O número de alunos inscritos neste semestre exigiu a formação de duas turmas de Nível I,com aulas ministradas às 2ªs e 3ªs feiras, das 16 às 18hs e das 19 às 21hs.