jul 02

Projeto desenvolvido conjuntamente pelo Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e Instituto de Biociências da Unesp/Rio Claro, premiou um grupo de alunos de Mestrado em Presidente Prudente. O trabalho premiado na área temática de Promoção e Saúde, realizou-se no Lar Santa Filomena pelos estudantes: Vinicius Yukio Botelho Suetake, Bruna Thamyres Ciccotti Saraiva, Paulo Costa Junior, Gabriela Oliveira Vilela. Coordenação e Orientação do Prof.Dr.Diego Giuliano Destro Christófaro, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade. Os melhores trabalhos apresentados fizeram parte do 3º Congresso de Educação Física e II Simpósio de Atividade Física e Saúde, da região Sudeste/MG.

O evento de premiação ocorreu de 15 a 17/Junho e foi promovido pela UEMG, FAPEMIG e Instituto Federal do Sul de Minas, em Muzambinho/MG. Os alunos laureados fazem parte do Grupo de Estudos em Atividades Físicas de Saúde/GEAFS. Para participar do Congresso Científico, eles se inscreveram previamente, justificando que na cidade de Presidente Prudente (em razão de um convênio), são realizadas diversas atividades no Lar Santa Filomena. Às 3ªs e 5ªs feiras, Judô no período da manhã e Muai Thai no período da tarde. Crianças e Adolescentes frequentam a Instituição no período oposto ao escolar. Quem vai à escola pela manhã, freqüenta o projeto à tarde e vice-versa.

A Instituição filantrópica (Lar Santa Filomena) fornece para execução do projeto universitário, uma série de atividades, como: Informática, Educação Física e Educação Artística. A área temática alusiva à Promoção de Saúde, destaca o efeito dessa prática que dura 9 meses na variabilidade da freqüência cardíaca em Crianças e Adolescentes saudáveis. Através dessa parceria com o Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde, os alunos de Mestrado (ora premiados), proporcionam lutas gratuitas em troca da oportunidade de realização de suas pesquisas. Esse é um trabalho que já faz parte da próxima dissertação de Mestrado, que o estudante de pós-graduação, Vinícius Yukio Botelho Suetake está preparando para defender proximamente.

Vinicius Yukio Botelho Suetake e Paulo Costa Junior tiveram brilhante participação no Projeto em parceria da FCT/Unesp com o Lar Santa Filomena em Presidente Prudente. Premiação confirmada.

Bruna Thamyres Ciccotti Saravaia e Gabriela Oliveira Vilela, foram importantes aliadas para a participação e obtenção do título de premiação para a Unesp/Rio Claro e Presidente Prudente – SP.

Prof.Dr.Diego Giuliano Destro Christófaro e a logomarca correspondente ao trabalho premiado, que foi desenvolvido pelo GEAFS em diversas atividades físicas proporcionadas a Crianças e Adolescentes.

Clique para ampliar!
Num aspecto geral, uma mostra do interesse demonstrando por crianças e adolescentes assistidos pelo Lar Santa Filomena, uma instituição filantrópica que na prática esportiva recebe todo o apoio dos universitários da FCT/Unesp.