out 31

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no Anfiteatro I, uma série de eventos ligados diretamente à Geografia: V Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia; XIX Semana de Geografia e XIV Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia. Destaque para o tema Neoliberalismo e Geopolítica na America Latina. Ao todo, aproximadamente 500 participantes.

A programação foi aberta com o credenciamento e atividades culturais no período da tarde do dia 22 de Outubro. À noite: Conferência de Abertura sob a coordenação do Prof.Dr.Nécio Turra Neto. Conferencista convidada: Profª.Drª. Ângela Massumi Katuta, da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Nos dias seguintes: Espaços de debates; minicursos e oficinas culturais. Mesas redondas nos dias: 23, 24, 25 e 26. Roda de conversa e conferência de encerramento no dia 26 de Outubro sob a coordenação da Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Esposito, tendo como convidado o Prof.Dr.André Roberto Martin (da USP).

Na Roda de Conversa (dia 26/Outº) período da tarde: Desafios e Perspectivas para o Profissional em Geografia, sob a coordenação do Prof.Dr.Nécio Turra Neto, da FCT/Unesp; Empresa Geoambiental Jr, Gláucia Rosa (Diretoria de Ensino); Marcos Gomes (APROGEO) e Eliane Mazini, do ITESP.

As mesas redondas (quatro no total) versaram sobre: 1) – Questão ambiental – terra e trabalho – com a Doutoranda Lorenza Izá Pereira, da FCT/Unesp; Prof.Dr.Paulo César Rocha, da FCT/Unesp e Mestrando Luzimar Barreto de França Jr, da Unoeste.2) – Atual crise econômica e política: efeitos e perspectivas no Brasil e América Latina, com os Profs.Drs.: Maria Terezinha S.Gomes, da FCT/Unesp, Antonio Marques Roseira, da UFABC, Eduardo Donizete Girotto, da USP e Everaldo Santos Melazzo, da FCT/Unesp. 3) – Geopolítica da América Latina: diálogos e aproximações. Participantes: Profª.Drª.Maria Glória Fabregat Rodrigues, da Universidade de Havana/Cuba, Dr. Robinzon Piñeros Lizarazo, da FCT/Unesp e Doutoranda Editha Lisbet Julca Gonza, da FCT/Unesp.

Na última mesa redonda – na manhã do dia 26 – Coletivos da FCT, sob a coordenação do Prof.Dr.Nécio Turra Neto, com enfoque no levante popular da juventude, Coletivo Mãos Negras; L.U.T.A. e Grupo Somos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente, realizou-se uma série de eventos no dia 21 de Outubro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na noite de Abertura, as boas-vindas aos participantes em nome da coordenação da Semana da Geografia, que envolveu três eventos significativos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfiteatro I da FCT/Unesp esteve superlotado durante todas as noites, desde a conferência de Abertura até as mesas redondas, aqui desenvolvidas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Ângela Massumi Katuta, da Universidade Federal do Paraná/UFPR foi a 1ª conferencista que se pronunciou como convida especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento da Semana da Geografia, duas homenagens especiais: Para Sras: Eva e Maria Lúcia Campos de Castro (Assessora Administrativa do Deptº de Geografia).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Eva pediu a palavra e expressou seus agradecimentos pela homenagem que recebeu juntamente com a Sra. Maria Lúcia. Ambas foram contempladas com flores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito – na condição de Coordenadora – anunciou a conferência de encerramento ref. 2018, pelo Prof.Dr.André Roberto Martin, da Universidade de São Paulo –USP.

NA SEMANA GEO/2018: Trabalhos aprovados para publicação na GEOATOS

Ao concluir a Semana da Geografia, representada pelo V Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia; XIX Semana de Geografia e XIV Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia – Neoliberalismo e Geopolítica na América Latina, a Coordenação dos eventos apresentou relatório especificando os trabalhos aprovados para publicação na GEOATOS, conforme segue: Dinâmicas naturais e questões ambientais: Parâmetros para priorização de estradas rurais não pavimentadas no município de Ouro Verde/SP – Paulo Sergio Martin, André Gonçalves Vieira e Maria Moura Andrade.

Estudo observacional da nebulosidade e de parâmetros de umidade do ar em Presidente Prudente/SP – Jéssica Ribeiro do Carmo Santos e Antonio Jaschke Machado.

Espaço rural – questão agrária e relação cidade-campo: Os números dos assassinatos indígenas Guarani-Kaiowá em Mato Grosso do Sul – Lara Dalperio Buscioli. A implementação de Políticas Públicas, voltadas ao meio rural no Estado de São Paulo – Bruna Trevisan Negri.

Teoria e Prática – O trabalho, a saúde e a Geografia: Migração de trabalhadores jornaleiros agrícolas para o capital nos Estados de Oaxaca, Chiapas e Guerreiro – Fredi dos Santos Bento. Principais Projetos de Lei, em trâmite na Câmara dos Deputados e no Senado Federal sobre Agrotóxicos – Rosana Abbud Olivete. Terceirização das Relações de Trabalho na FCT/Unesp: as mulheres como elo da/na flexibilização constante das formas de trabalho – Lucas Souza Silva; Victor Hugo Quissi Cordeiro da Silva e Renata Menezes da Silva.

Geografia, questões étnico raciais e de gênero. A escola e o racismo: uma análise das condições do ensino da questão étnico facial brasileira nas escolas públicas do município de Presidente Prudente – SP. Fabiano Ferreira Martins, Mariana Stuani do Nascimento e Silas Eduardo Teodoro.

Região e cidade: Desenvolvimento e Urbanização: A história oral como uma proposta metodológica para a reconstrução de fragmentos da memória de uma cidade – Mariana Aparecida Gazolla. Um estudo das Transferências Constitucionais Legais recebidas pelo município de Presidente Prudente –SP – Ana Clara Ananias de Santana.

Educação em Geografia: diálogo docente e ensino na escola. Ensino da Geografia e prática docente interdisciplinar : um diálogo entre a Geografia e a Psicologia – Nicole Mieko Takada Moretti e Cassiano Ricardo Rumin. A Geografia em uma perspectiva inclusiva. Trabalhando o conceito de paisagem em um estudo de caso com uma estudante com Síndrome de Down – Tamires Aparecida Souza Silva e Ana Mayra Samuel da Silva.

Neoliberalismo, Geopolítica e América Latina. O comércio exterior na região oeste paulista: uma breve análise a partir dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) – Taina Akemy Chiaveri Iwata e Maria Terezinha Serafim Gomes.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.