abr 11

Eleito para uma gestão de 4 anos (2014/2018) ao lado do Vice, Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, assumiu a Direção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, FCT/UNESP, o Prof. Dr. Marcelo Messias. Trata-se do 1º Diretor da Instituição nascido em Presidente Prudente. Sua posse ocorreu em ato solene realizado no dia 21 de Março de 2014, presidido pela Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge, com a representações de todas as unidades da Unesp no Estado de São Paulo. Na solenidade de posse, no Buffet Corazza, as Insígnias foram transferidas do Diretor Cessante, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol para o eleito, Prof. Dr. Marcelo Messias, e deste, para o Vice-Diretor eleito.

O Diretor e o Vice, eleitos para o próximo quadriênio, foram saudados oficialmente pela Vice-Reitora, pelo Diretor Cessante e pelo representante da Congregação da FCT/UNESP, Prof. Dr. Carlos José Leopoldo Constantino. Já na condição de Vice-Diretor eleito e empossado, o Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, foi convidado a se pronunciar da tribuna. Em seguida, usou da palavra o novo Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias.

Dando prosseguimento à cerimônia, foram prestadas homenagens especiais aos seguimentos docente e técnico-administrativo. A primeira homenageada, representando o seguimento docente, foi a Professora Emérita, Drª. Ruth Künzli. Representando o seguimento Técnico-Administrativo, foi homenageado o Sr. Luiz Sabino da Silva, servidor mais antigo em exercício na faculdade. Em nome dos Diretores de Área e de toda a comunidade acadêmica da FCT/UNESP, foi prestada uma homenagem especial ao Diretor Cessante, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, como reconhecimento e agradecimento pela dedicação, ética, competência, humanismo e amizade que dedicou a todos.

Na seqüência, foram homenageados os Diretores de Área da FCT: Sra. Mara Lúcia Ascenço Dedubiani, Diretora Técnica Administrativa; Sra. Ângela Silvana Martinez Campos, Diretora Técnica de Serviços e Atividades Auxiliares; Sra. Antonia Aparecida Escaioni, Diretora Técnica Acadêmica; o Diretor Técnico de Informática, Sr. Marcos Roberto Pereira de Souza; à Diretora do Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação, Sra. Teresa Raquel Vanalli. Finalmente, foi homenageado o Motorista do Diretor, Sr.Nivaldo Carvalho.

Outras personalidades homenageadas: a Assessora Administrativa do Diretor, Sra.Nair Katsue Tokojima; a Assessora Administrativa do Vice-Diretor, Sra. Vera Lúcia de Oliveira; a Assessora da Diretoria Técnica Administrativa, Marisa Bozete Mazzini; a Assessora da Diretoria Técnica Acadêmica, Fumiye Shimasaki Takara. Homenagem especial para a Profª. Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros, entregue pelo esposo e ex-Diretor, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol. Também homenagem especial para a esposa do Prof. Marcelo Messias, Profª. Drª. Iracimara de Anchieta Messias. Homenagem especial para a esposa do Vice-Diretor eleito, prestada à Profª. Drª. Regina Celi Trindade Camargo, pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho. Finalizando as homenagens, um ato comovente de amor e dedicação, foi oferecido um vaso de flores à Sra. Ernesta Rotta Messias, mãe do Prof. Marcelo.

Discurso de posse

Depois de uma saudação especial dirigida à Mesa Diretora, presidida pela Magnífica Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Unesp, Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Ruge, o Prof. Dr. Marcelo Messias dirigiu-se à Digníssima Profª. Drª. Maria Cristina Thomaz, Presidente do Fórum de Diretores da UNESP, saudando especialmente os “Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores, Docentes e representações de todas as unidades estaduais, que vieram prestigiar nossa posse”. Em especial, o Diretor Cessante Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol e o Vice eleito, Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho.

Numa retrospectiva, o pronunciamento enfoca inicialmente seu ingresso na FCT/UNESP no ano de 1986, no curso de Licenciatura em Matemática, período noturno. “Me lembro que fiquei muito feliz por ter ingressado em uma Universidade Pública, de qualidade e, principalmente, gratuita, condição importante para mim naquele momento. No dia em que fiquei sabendo que havia passado no Vestibular, uma alegria muito grande tomou conta de mim. Durante o Ensino Médio eu trabalhava durante o dia e estudava à noite em uma Escola Pública (Monsenhor Sarrion, que é uma boa escola de ensino médio de Presidente Prudente), e não imaginava que poderia passar no vestibular na primeira tentativa. Fiquei realmente muito feliz. Na semana da matrícula e na primeira semana de aula, eu literalmente pulava de alegria, como uma criança com um brinquedo novo, parecendo antever o caminho que iria percorrer”.

O Prof. Marcelo Messias prossegue no seu discurso, considerado autêntico depoimento: “Mais emocionante ainda foi meu contato com a Matemática Universitária: me identifiquei muito com os assuntos tratados, os teoremas, proposições, lemas, com as letrinhas gregas, a Geometria. Fiquei maravilhado com esse mundo novo. E como resultado, tive um bom desempenho no curso de graduação, inclusive desenvolvendo um projeto de Iniciação Científica, sob a orientação do Prof. Messias Meneguette Jr. Esse gosto pelos estudos e meu bom desempenho no curso me levaram naturalmente ao mestrado, que cursei no Instituto de Matemática e Estatística da USP, em São Paulo.

Terminei o Mestrado em Janeiro de 1993 e, exatamente neste mês, foi aberto concurso público para professor no Departamento de Matemática da FCT/UNESP. Sim, aqui mesmo, e uma das vagas servia certinho para mim. Naquela época, em 93, não se exigia ainda o doutorado, bastava o mestrado. Prestei o Concurso e fui aprovado, junto com duas colegas de minha turma da graduação, a Cristiane e a Maria Raquel, aqui presentes. Ingressamos assim como Docentes da FCT. Maravilha! As coisas começavam a se encaixar.

Foi outra experiência fantástica da minha vida, ingressar na carreira de professor universitário, que gosto muito e me dá muito prazer. Tenho certeza de que escolhi a profissão certa. Trabalhei por três anos, cumprindo o estágio probatório, e saí para o Doutorado, que cursei também no IME-USP, finalizado no ano 2000.

Após o Doutorado e retornando à FCT a partir de 2001, consegui progredir bem na carreira acadêmica, com muito trabalho e dedicação. O período de 2005 a 2008 foi muito profícuo para mim em termos acadêmicos, o que culminou em 2009 com a realização de minha Livre-Docência e com a obtenção da bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi um ano muito especial”.

Na Universidade – afirma o Prof. Marcelo – participei também de várias atividades administrativas e de gestão. Fui Chefe do Departamento de Matemática, Estatística e Computação; Presidente da Comissão de Pesquisa, membro da Congregação e de vários Conselhos e Comissões; o que, acredito, me levou a ser convidado, também em 2009, para compor a chapa como candidato a Vice-Diretor da FCT/UNESP, ao lado do Prof. Nivaldo, candidato a Diretor.

Fomos eleitos para a Direção da FCT e nossa administração, iniciada em 2010, praticamente se encerra hoje. Não farei aqui um relatório do que foi feito nesse período, pois isto já foi feito pelo Nivaldo. Gostaria apenas de dizer que foram anos muito bons para mim, pois pude contribuir com o crescimento e desenvolvimento desta Faculdade, que tantas alegrias me trouxe. A experiência na Vice-Direção me proporcionou aprendizado um ímpar, de várias questões, tanto relativas à Gestão quanto acadêmicas. Além do aprofundamento de questões locais da nossa faculdade, pude também ampliar os horizontes, adquirindo um conhecimento mais abrangente da UNESP como um todo.

Neste ponto, destaco o papel importantíssimo do Fórum de Vice-Diretores, cujas reuniões mensais são extremamente importantes para o debate e a busca de soluções para questões fundamentais sobre a Universidade. A troca de experiências e as discussões que se dão nestas reuniões, além dos laços de amizade e companheirismo que elas possibilitam, desempenham um papel muito importante na gestão da UNESP. Muito aprendi nestes anos e agradeço aos meus colegas vice-diretores por esses anos de convivência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma gestão que termina e outra que começa: O Prof.Dr.Marcelo Messias foi Vice-Diretor entre 2010 e 2014 (ao lado do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol) e agora como Diretor eleito, assume uma nova gestão de 4 anos (2014/2018), tendo como Vice, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo (Zeca).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A posse em ato solene – realizado nos salões do Buffet Corazza – foi dos mais prestigiados, estando presentes uma das maiores representações da UNESP, assim como a Reitoria, muito bem representada pela Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge e outros importantes assessores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Da tribuna, o pronunciamento oficial do novo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – Prof.Dr. Marcelo Messias. Por sinal, o 1º. Diretor nascido nesta cidade e figura das mais destacadas na vida acadêmica, social e profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença da Vice-Reitora, Profª.Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge, no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” valorizou e projetou o evento como um dos mais significativos dos últimos anos nesta região. O Prof.Dr.Marcelo Messias, agradeceu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O que mais chamou a atenção dos participantes desta solenidade, foi a presença da progenitora do Prof.Marcelo. Sra. Ernesta Rotta Messias (juntamente com inúmeros familiares e visitantes), que vieram especialmente para abraçar o novo querido Diretor da FCT/UNESP.

 

Na FCT/UNESP: o presente e o futuro !

O Prof. Dr. Marcelo Messias – agora investido da função de Diretor da FCT/UNESP para os próximos 4 anos – relata sua experiência, adquirida ao longo de 21 anos de trabalho e dedicação; afirma que o gosto pela atividade científica, pela academia e em especial pela FCT, além da certeza de que a UNESP desempenha um papel fundamental na vida deste país, um papel transformador na vida de milhares de pessoas, formando profissionais de alto nível, na graduação e na pós-graduação, o levaram a pleitear a Direção da Faculdade. Neste ponto, destaca a atuação de sua esposa Iracimara, também Docente da FCT, que o apoiou desde o início e o incentivou para que se candidatasse a Diretor da Faculdade.

“Escolhi para trilhar junto comigo esta caminhada o Prof. José Carlos Camargo, carinhosamente chamado de Prof. Zeca, e hoje tenho certeza de que fiz a escolha certa. Pessoa ponderada, dinâmica e muito capaz, tem desde já contribuído em muito para a realização desta empreitada. Acredito que, com a experiência adquirida, com muito trabalho, empenho, planejamento e perseverança, poderemos continuar contribuindo para a manutenção e o progresso da Faculdade de Ciências e Tecnologia e, consequentemente, da UNESP como um todo”, conclui o professor.

Assumimos hoje, com otimismo, esta importante missão à frente de uma unidade dinâmica e atuante, que experimentou um desenvolvimento ímpar nos últimos dez anos, acompanhando o crescimento ocorrido na Universidade. Somos hoje uma das maiores e mais importantes unidades da UNESP, com 12 cursos de graduação e 6 Programas de Pós-Graduação, além de Cursos semi-presenciais, Especializações, Mestrados profissionalizantes, com cerca de 3800 alunos, contados os de graduação e os de pós-graduação.

Temos desafios de várias ordens que deverão ser abordados na nossa gestão. E isto é muito bom, pois como dizia Sócrates: uma vida sem desafios, que nos impulsionem adiante, não vale a pena ser vivida. Gostaria de destacar três deles:
1) Melhoria e inovação nos cursos de graduação, de maneira a atrair e manter os alunos nos cursos, principalmente nas licenciaturas; este é acertadamente o Ano da Inovação da Graduação na UNESP, devemos aproveitar esta oportunidade para refletirmos sobre a nossa graduação;
2) Incentivo e investimento na pesquisa e na produção científica dos nossos docentes, o que levará à consolidação dos nossos programas de pós-graduação e a criação de novos programas. Temos um grande potencial e muito a crescer nesse aspecto;
3) Melhoria das condições de infraestrutura de ensino e pesquisa na nossa Unidade, o que é condição sine qua non para que possamos progredir no ensino e na pesquisa de ponta.

De fato, conforme ficou claro nas discussões que vem sendo realizadas nos Fóruns de Diretores e Vice-Diretores e em reuniões de colegiados centrais da Universidade, o crescimento da nossa Universidade não foi acompanhado pelo crescimento proporcional da infraestrutura. Isso precisa ser resolvido! Procuraremos trabalhar sempre buscando a excelência nas atividades fins da Universidade Pública, que são: O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO UNIVESITÁRIA. (Vejam quão importante são estas atividades: transmitir conhecimento às novas gerações, visando a formação de recursos humanos qualificados para o país; produzir conhecimento novo, por meio da pesquisa científica, em todas as áreas do conhecimento; interagir com a sociedade por meio da extensão universitária, utilizando o conhecimento gerado no seio da Universidade para o bem comum, para o bem das pessoas.)

Com isso, damos uma importante e significativa contribuição ao desenvolvimento econômico, social e científico do Brasil, proporcionando a diminuição das desigualdades aqui existentes. Me lembro de uma frase dita pela Profª. Marilza, ainda enquanto Pró-Reitora de Pós-Graduação, em uma aula inaugural. Ela disse: “Nenhuma nação alcançará desenvolvimento social e econômico sem uma adequada base científico-tecnológica”. A UNESP tem um importante papel na construção desta base para nosso país.

Aceitamos o desafio de administrar a FCT nos próximos quatro anos com a certeza de que podemos contar com dois parceiros fundamentais nesta importante missão. De um lado, os Docentes, os Servidores Técnico-Administrativos e os Alunos da FCT, que depositaram seu voto de confiança na chapa Marcelo e Zeca e que serão fundamentais para o sucesso de nossa administração. A estes, meu muito obrigado. Contamos com vocês! E vamos precisar de todo mundo.

De outro lado, a Reitoria da UNESP, aqui representada pela Vice-Reitora no Exercício da Reitoria, Profa. Marilza, que tenho certeza, nos dará o apoio e sustentação necessários para que possamos conduzir da melhor forma possível a gestão da FCT.

Agradecimentos

Neste momento, gostaria de agradecer o Prof. Antonio Nivaldo Hespanhol, com quem aprendi muito nestes quatro anos em que estivemos trabalhando juntos na gestão da FCT. Tivemos um relacionamento cordial e agradável, mesmo com opiniões diversas, em alguns momentos. Agradeço às Assessoras da direção: Vera, Nair, Fumiye e Marisa, pelo apoio e suporte às nossas atividades na administração, sempre com empenho e boa vontade. Aos Diretores de Área: Antonia, Ângela, Mara, Marcos e Raquel, que estiveram conosco nestes quatro anos.

Aos amigos do DMEC e dos outros Departamentos da FCT. A todos os Docentes, Servidores técnico-administrativos e Alunos que tão bem nos receberam durante a campanha eleitoral, com sugestões (e às vezes duras críticas); mas sempre com palavras de apoio e incentivo. Agradeço aos meus familiares aqui presentes: minha mãe D. Ernesta, meus irmãos, primos, tios, sobrinhos; ao meu sogro Sr. Anchieta e minha sogra, D. Iraci; agradeço a todos os amigos.

Quero agradecer especialmente à minha família, minha esposa Iracimara e minhas filhas Sofia e Gabriela. Pelo amor, pelo apoio, pelo carinho e por suportarem minha falta nos momentos de viagens e de trabalho intenso. Saibam que amo muito vocês e que são a razão maior do meu viver. Para finalizar, agradeço a Deus todo poderoso por tudo o que Ele tem me proporcionado nesta vida, e peço humildemente que Ele ilumine nosso caminho, nos dando Sabedoria, Discernimento, Perseverança e Saúde para realizarmos uma ótima administração dessa Faculdade nos próximos quatro anos. Muito obrigado a todos !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluído o ato solene de transmissão e posse, o Prof.Dr.Marcelo Messias passou a receber os cumprimentos de parte dos presentes. Entre ele, amigos de todos os tempos, docentes e servidores da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui não faltou o abraço carinhoso e palavras amigas de saudação ao ilustre Diretor, desejando-lhe uma gestão profícua no decorrer dos próximos quatro anos, de 2014 a 2018, para os quais foi eleito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As manifestações em regozijo pela posse do novo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp foram inúmeras. Cada um quis trazer seu abraço amigo e afetuoso ao ilustre Professor Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos aqui vieram com a finalidade precípua trazer uma palavra amiga, congratulando-se com a escolha do novo Diretor para o próximo quatriênio, na certeza de que a comunidade será a grande beneficiada com esse trabalho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Amigos, companheiros, colegas de cursos ou Departamentos, todos felizes e irmanados com a nova gestão que ora começa, sob a coordenação e atuação de uma personalidade experiente e competente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Amigos e Servidores trouxeram seu abraço ao Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor – e ao Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca), pela nova gestão que ambos acabam de assumir, desejando-lhes sucesso.*

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Confraternização durou várias horas. E todos queriam demonstrar seu contentamento pela posse dos novos Diretores da Universidade pioneira nesta região do Estado. E aí estão eles – ao lado do Prof.Marcelo Messias – o 1º Diretor da FCT/UNESP, nascido em Presidente Prudente.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.