abr 14

No fechamento do mês de Março de 2014 na FCT/UNESP, duas teses de Doutorado foram defendidas publicamente nos dias 27 e 31. A primeira, diretamente relacionada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como candidata, Francisnaine Priscila Martins de Oliveira. A segunda tese foi defendida pelo candidato Aldeir Arcanjo da Mota, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia foi o local designado para as defesas de teses nesses dois dias, a partir das 14hs.

Os temas desenvolvidos versaram sobre: “O Tutor nos cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil: Características da Tutoria e Aspectos da Profissionalização” (dia 27/14hs) e “Suicídio no Brasil e os Contextos Geográficos: Contribuições para a política pública de saúde mental” (dia 31/14hs). Orientadores: Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto e Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptª de Geografia da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP, respectivamente.

Também fizeram parte da Banca Examinadora no dia 27, os seguintes docentes: Profª.Drª.YoshieUssami Ferrari Leite e Profª.Drª.Mônica Furkotter, ambas da FCT/UNESP (Deptº de Educação e Deptº de Matemática, Estatística e Computação); Profª.Drª.Kátia Morosov Alonso, do Deptº de Ensino e Organização Escolar, da Universidade Federal de Mato Grosso e Profª.Drª.Joana Paulin Romanowski, do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Área de Educação da PUC/PR. (Tese defendida por Francisnaine Priscila Martins de Oliveira.

No dia 31 de Março, a Comissão Examinadora constituída para acompanhamento da tese defendida pelo candidato Aldeir Arcanjo da Mota – além do Orientador, reuniu-se com a participação dos docentes: Profª.Drª.Luisa Iñiguez Rojas, da Universidade de Havana/Cuba; Prof.Dr.Eduardo Augusto Werneck Ribeiro e Lígia Barrozo Simões, do Deptº de Geografia da Universidade de São Paulo/USP e Profª.Drª.Margarete Cristina Costa Trindade, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Referencial teórico

A tese desenvolvida por Francisnaine constitui-se das teorias de Educação à distância, buscando compreender as concepções de tutoria e de tutor nessas teorias e da perspectiva de profissionalização docente para analisar o tutor e a relação tutoria-docência nos cursos de Pedagogia investigados. A docência – diz a Doutoranda – é aqui entendida em sua natureza específica de trabalho do Professor, como o ensinar ou o fazer aprender a alguma coisa a alguém.

O estudo demonstrou que, embora seja atribuída autonomia às Instituições no que se refere à organização da tutoria e do processo de seleção de tutores, o modelo de tutoria preconizado pela UAB – constituído de professores e tutores presenciais e á distância – vem sendo adotado pelas Instituições, parcerias que oferecem os cursos de Pedagogia investigados. Percebemos ainda que as funções e as atribuições conferidas ao tutor (especialmente ao tutor à distância), caracterizam-se como docentes, incluindo aqueles necessários ao exercício da docência na educação à distância.

Mortalidade por Suicídio – contextos geográficos

A pesquisa desenvolvida pelo candidato Aldeir Arcanjo da Mota afirma que no Brasil foram registrados num período de 15 anos (1997/2011) nada menos que 120 mil suicídios. A abordagem metodológica foi predominantemente quantitativa, tanto pelas limitações da pesquisa na escala nacional, quanto pela disponibilidade de dados oficiais e atualizados, como por exemplo: os dados da Morbimortalidade no DATASUS (Ministério da Saúde), e sócio-demográficos do IBGE.

A construção de um Banco de Dados de saúde mental brasileira -Georeferenciado – e o emprego de técnicas bioestatísticas foram fundamentais para a etapa analítica e elaboração dos mapas, dos gráficos e das tabelas. A revisão sistemática da Literatura possibilitou a identificação dos fatores protetores e predisponentes ao suicídio, à analise comparativa e o desenvolvimento teórico-metodológico do trabalho.

“A presente pesquisa, predominantemente exploratória e descritiva, contribui para inserir a saúde mental na agenda de pesquisa da Geografia da Saúde brasileira; e coloca a discussão sobre os poucos trabalhos que discutem o suicídio nas Ciências Humanas e Sociais no país” – concluiu.

No dia 31 de Março, o candidato Aldeir Arcanjo da Mota/ Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu Tese de Doutorado no Anfiteatro II da FCT/UNESP, tendo como Orientador o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães.

A candidata Francisnaine Priscila Martins de Oliveira/ Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolveu Tese de Doutorado no dia 27 de Março, defendida perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP.