abr 03

O ato solene de transmissão de cargos e posse da nova Diretoria da FCT/UNESP no dia 21 de Março no Buffet Corazza, foi marcante sob vários aspectos: reuniu o maior número de Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores de Câmpus Experimentais da Unesp de todo o Estado. Impossibilitado de estar presente, o Reitor, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan foi representado pela Vice-Diretora no exercício da Reitoria, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge, que recepcionou os visitantes e convidados e conduziu os trabalhos na Presidência da Mesa.

Antecipando-se à posse do Diretor e Vice-Diretor eleitos, ela convidou o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor Cessante da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, para o seu pronunciamento. Depois, foram chamados os novos Diretores, Prof.Dr.Marcelo Messias e Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Vice). Para o cumprimento desse ato, foi convidada a Sra.Antonia Aparecida Escaioni – Diretora Técnica Acadêmica da Unidade – para proceder à leitura do Termo de Transmissão e Posse nas funções de Diretor e Vice-Diretor, respectivamente.

Na continuidade do ato solene, realizou-se a Transferência das Insígnias entre os Diretores Cessante e empossado. A Borla e o Capelo, Insígnias da Direção foram transferidas ao Diretor empossado e por sua vez, a transferência da Insígnia entre os Vice-Diretores (Cessante e empossado), entregues publicamente ao Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, frente à Mesa Diretora.
O pronunciamento seguinte foi feito pelo Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino,representante nessa solenidade a Congregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Seguiram-se os pronunciamentos oficiais do Vice-Diretor e do Diretor empossados. Ambos prestaram homenagens significativas aos segmentos: Docente, Técnico-Administrativo e demais homenageados. Recebendo a homenagem inicial representando o segmento Docente, a Professora Emérita, Doutora Ruth Künzli e o segmento Técnico, representado pelo Sr. Luiz Sabino da Silva.

O cerimonial representado pelo Sr. Aurélio Teixeira da Silva, convidou o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol a vir à frente da Mesa, a fim de receber uma homenagem especial, que foi prestada através do Prof.Dr.Marcelo Messias em nome dos Diretores de Área e de toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Foi em forma de reconhecimento e agradecimento pela dedicação, ética, competência, humanismo e amizade que dedicou a todos. Para a entrega, foi convidada a Sra. Mara Lúcia Ascenço Dedubiani – Diretora Técnica-Administrativa – da FCT/UNESP.

O discurso de despedida

Ao concluir sua gestão de 4 anos como Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tendo ao lado o Vice-Diretor, eleito e agora empossado como titular da Diretoria, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol usou da palavra para seu último pronunciamento. E dividiu o discurso em três partes, começando pelos desafios assumidos na gestão 2010/2014 com o propósito de garantir a manutenção e melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na FCT/UNESP. A Universidade pública – disse – tem o papel de promover o pensamento crítico e bem fundamentado; e tem a obrigação de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Cabe à Universidade formar profissionais competentes e compromissados com a sociedade; bem como, atuar na extensão universitária e desenvolver pesquisas de qualidade.

E prosseguindo: “A instituição é viva e continua tendo muitos desafios, os quais certamente serão enfrentados e vencidos pelos Professores Marcelo Messias e José Carlos Camargo (Zeca), sempre com muita sabedoria, justiça e perspicácia. A nossa gestão foi pautada na busca do pleno cumprimento do plano de gestão submetido e aprovado pela comunidade por meio do voto direto de 88% dos professores, 82% dos funcionários e 81% dos alunos que confiaram e votaram na chapa Nivaldo/Marcelo”.

Mais adiante, afirmou o Prof.Nivaldo: Nos esforçamos para atender as demandas qualificadas; procuramos reconhecer o compromisso, o empenho e a competência das pessoas e não nos omitimos quando foi necessária uma ação mais dura para corrigir procedimentos, condutas ou posturas inadequadas. O diálogo foi permanente e cobramos a responsabilidade e a conduta exemplar dos servidores em posição de comando na instituição. O desafio de cada um deles foi o de fazer com que as suas respectivas áreas funcionassem bem e em sintonia com as demandas da comunidade acadêmica.

“Um dos grandes desafios na administração de uma Instituição do tamanho da nossa é manter a comunidade informada por meio de um sistema de comunicação simples e eficaz”.

Breve balanço da gestão

O Prof. Nivaldo lembrou que o seu plano de gestão (submetido à comunidade) constava de 28 pontos. Conseguimos solucionar e dar um bom encaminhamento a 24 pontos e deixamos de cumprir apenas quatro pontos, em virtude dos limites enfrentados pela administração local e pela própria UNESP. Entre as ações que não constavam no plano de ação, mas que foram realizadas no período da nossa gestão, destacamos: a construção do prédio do Laboratório de Ergonomia (NEPERG) com recursos do Ministério Público do Trabalho e da UNESP; a construção do prédio da Rede de Cidades Médias com recursos da FINEP e da UNESP.

E também: a substituição dos telhados e a execução de melhorias nos blocos de aula III, IV e V, inclusive com a climatização de salas de aula; implantação da sala de videoconferência; Reforma e ampliação de vários laboratórios do Departamento de Educação Física; Reforma do prédio da administração; Melhorias no CCI; Reforma de vários laboratórios didáticos vinculados ao Departamento de Física, Química, Biologia; Reforma e modernização das secretarias dos Departamentos de Educação Física e Fisioterapia; Reforma e ampliação do prédio do Departamento de Matemática e Computação e do novo Departamento de Estatística que foi criado na nossa gestão.

Acrescente-se ainda: Reforma da sala de desenho da central de aulas II; Ampliação do depósito de resíduos. Ao todo, foram 21 obras realizadas; 32 reformas; 76 melhorias significativas (entre março de 2010 e março de 2014). Além disso, ocorreram avanços acadêmicos expressivos neste período, tais como: a criação do curso Doutorado em Educação; a criação do curso de Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional; a criação do Programa Especial de Treinamento PET dos cursos de Química e Física, do PET na área de saúde envolvendo os cursos de Educação Física e Fisioterapia.

E mais: a criação do bacharelado em Educação Física; a criação da residência em Fisioterapia; Mestrado profissional em Geografia (parceria com os comitês de bacias e FEHIDRO – Prof. Antonio Cezar Leal); Oferecimento do Curso presencial de Pedagogia – PARFOR (Coordenado pela Profa. Yoshie – Plataforma Paulo Freire – UNESP – CAPES);

Oferecimento de curso de especialização em Geografia gratuito a professores da rede estadual por intermédio do Pós-Graduação em Geografia do Projeto e PROPG (REDEFOR). Tudo foi feito com a cooperação, participação direta e o apoio de muitos professores, alunos e servidores da FCT/UNESP.

Agradecimentos

Para concluir seu discurso de despedida, o Prof.Nivaldo fez um agradecimento geral, citando nominalmente cada personalidade. “Tenho muito a agradecer neste final de mandato. Primeiramente à toda a comunidade da FCT/UNESP (Professores, Funcionários e Alunos) que confiou em mim e no Marcelo, para dirigir a Instituição nestes quatro anos; membros Congregação, pelo respeito ao nosso trabalho e pelo espírito de cooperação que sempre prevaleceu; Presidentes e membros das comissões assessoras da congregação (Ensino, Pesquisa e Extensão); Presidentes e membros das Comissões Assessoras da Direção; Diretores de área; Chefes de Departamentos; Coordenadores de Cursos de Graduação; Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação; Assessores da Diretoria e Vice-Diretoria.

Agradeço aos Diretores e Vice-Diretores das unidades universitárias, muitos dos quais se tornaram grandes amigos nestes oito anos em que desempenhei as funções de Vice-Diretor e de Diretor da FCT/UNESP. “Sempre recebi o apoio desses colegas; e tive a oportunidade de ser o Presidente da Comissão de Distribuição da verba de custeio das Unidades da UNESP, uma função importante no âmbito do Fórum de Diretores. Assim, consegui presidir a Comissão de Distribuição do Custeio das Unidades, sem maiores problemas”.
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol estende seu agradecimento aos Pró-Reitores e Assessores das Pró-Reitorias e do Gabinete do Reitor. “Agradeço ao Professor Durigan pelo apoio que sempre deu à nossa Administração. Todos nós estamos numa corrente de pensamento positivo para o restabelecimento da saúde do Prof. Durigan, que continua enfrentando as seções de Quimioterapia. Temos certeza que logo ele poderá retornar à UNESP e dar continuidade ao seu mandato de Reitor”.

Agradeço ao Professor Marcelo Messias pela cooperação, amizade, bom senso e por ter me ajudado a tomar muitas decisões ao longo destes quatro anos em que fomos parceiros na gestão da FCT-UNESP. A oportunidade de conviver com a tranquilidade, serenidade, racionalidade, equilíbrio emocional e o bom senso do Professor Marcelo muito me auxiliou nestes quatro anos. Desejo uma excelente gestão ao Marcelo e ao Zeca nesta gestão que se inicia. São pessoas compromissadas e que gostam muito da FCT e da UNESP e isto é fundamental para o enfrentamento dos desafios que terão pela frente.

“Agradeço à Rosangela, minha esposa, pela paciência, compreensão e cooperação. Peço que continue tendo paciência especialmente agora que terei mais tempo. Reitero meus agradecimentos à Profa. Marilza, às autoridades, aos professores, funcionários e alunos da FCT-UNESP, familiares e amigos que vieram prestigiar está solenidade e concluo dizendo a vocês que me sinto muito honrado com a presença de todos e desejo uma excelente gestão aos Professores Marcelo e Zeca. Muito Obrigado pela presença de todos” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa Diretora presidida pela Vice-Reitora no exercício da Reitoria, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge e demais personalidades, no ato solene de transmissão de cargos e posse da nova Diretoria da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O discurso oficial: 1) – da Vice-Reitora, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge em nome da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; 2) – do Diretor Cessante da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Duas docentes de brilhante atuação, homenageadas durante a solenidade de transmissão de cargos e posse da nova diretoria da FCT/UNESP: Professora Emérita Ruth Künzli e Professora Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras personalidades de destaque, homenageadas durante a cerimônia: Mara Lúcia Ascenço Dedubiani, Diretora Técnica Administrativa e Ângela Silvana Martinez Campos, Diretora Técnica de Serviços e Atividades Auxiliares.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras homenageadas que se destacaram pelo desempenho de suas atividades na FCT/UNESP: Antonia Aparecida Escaioni; Nair Katsue Tokojima, Fumiye Shimasaki Takara e Marisa Bozete Mazini, da Assessoria Administrativa da Diretoria.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras personalidades que se destacaram e foram homenageadas na solenidade de transmissão de cargos e posse do Diretor e Vice-Diretor: Vera Lúcia de Oliveira (Assessora Administrativa) e Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entre as homenageadas, mais um destaque: Teresa Raquel Vanalli – Diretora do Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação. A cerimônia foi acompanhada atentamente por uma grande platéia, constituída em sua maioria, por representações visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foram inúmeras as pessoas homenageadas por destacada atuação. Entre as quais, a Profª.Drª.Regina Celi Trindade Camargo; e não poderia faltar a personalidade mais importante da família Messias: Sra. Ernesta Rotta Messias, mãe do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.