abr 17

No período de 3 a 5 de Abril, realizou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o I Fórum Internacional de Investigação Clínica em Exercício Físico e Saúde – Obesidade em foco – cuja abertura se deu na noite de 3 de Abril no Auditorio V pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca). O evento teve o apoio do SESC/Thermas de Prudente e contou com a participação de aproximadamente 150 inscritos, de Presidente Prudente e região; além de diferentes cidades brasileiras, como: São Paulo, Bauru e Recife.

Sob a coordenação do Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Junior, do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP e organizado por Professores do próprio Departamento e alunos da Empresa Performance Júnior, o evento reuniu durante três dias, pesquisadores de diferentes Centros do Brasil (Maringá, Londrina, Curitiba, Rio Claro, São Paulo). Além disso, destaque especial para três convidados de renome internacional, representando os Estados Unidos da América (USA), Islândia e Portugal. Esses ilustres convidados, presentes nos três dias do evento, propiciaram aos participantes relatos, experiências, informações e perspectivas futuras a respeito da grande epidemia mundial que é representada atualmente pela Obesidade.

A programação começou com a Conferência de Abertura, pronunciada pelo Prof.Dr.Erlingur Johannsson, da University of Iceland/Islândia, tendo como Medador, o Prof.Dr.Rodrigo Siqueira Reis, da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Tema abordado: “Importância da Investigação Clínica para o desenvolvimento de pesquisas em Exercício Físico e Saúde”. No dia seguinte (04/Abril) no período da manhã: Mesa redonda. Tema: “Modelos de sucesso de investigação clínica e exercício físico”, com atuação do Prof.Dr.Kong Chen, dos Estados Unidos (NIH/USA), juntamente com a Profª.Drª.Ana Dâmaso, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP e o Prof.Dr.Jorge Mota, da Universidade do Porto/Portugal. Mediador: Prof.Dr.Rômulo A.Fernandes, da FCT/UNESP. Coordenação geral do Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Jr.

Antecipando ao horário destinado para o Almoço, realizou-se no Boulevart “Messias Meneguette Jr”, a apresentação de Posters sob a coordenação da Profª.Drª.Jaqueline Moreira. No período da tarde, nova Mesa redonda sob o tema: “Investigação Clínica e Obesidade Infantil: foco no exercício físico”, com atuação do Prof.Dr.Erlingur Johannsn (Univ.de Iceland/Islandia), Prof.Dr.Nelson Nardo (UEM/Maringá) e Mediador: Prof.Dr.Luís Alberto Gobbo. A seguir, Coffee Break e Palestra com o Prof.Dr.Kong Chen (NIH/USA).Tema: “Utilização de Sensores de movimento em investigação clínica”. Detalhe que chamou a atenção dos participantes foi representado por um moderno sistema de tradução simultânea, o que facilitou o entendimento entre palestrantes estrangeiros e discentes brasileiros.

No segmento do I Fórum Internacional: Palestra “Efeito do exercício físico sobre regulação neuroendócrina de indivíduos obesos” – tema abordado pela Profª.Drª.Ana Dâmaso (da UNIFESP), tendo como Mediadora a Profª.Drª.Jamile Codogno. No dia seguinte (05/Abril), nova Mesa redonda no período da manhã, sendo abordado o tema: “Efeitos da intervenção com exercício físico sobre hábitos cotidianos de crianças, adolescentes e adultos”, pelo Prof.Dr.Dartagnan Pinto Guedes (da INOPAR/Londrina), Prof.Dr.Rômulo A.Fernandes (da FCT/UNESP), Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis (da UFPR/Curitiba) e Mediador, Prof.Dr.Irineu Viotto Filho. Palestra em seguida, com o Prof.Dr.Jorge Mota (da Univ. do Porto/Portugal) e Mediador, Prof.Dr.Nelson Nardo Jr. A apresentação de Posters foi coordenada pela Profª.Drª.Giovana Rampazzo.

Na etapa final, palestra sobre Investigação clínica e Obesidade em adultos: Foco no exercício físico, pela Profª.Drª.Camila Buonani (da UNESP); Profª.Drª.Lilian T.Bucken Gobbi (da UNESP) e Mediador, Prof.Dr.Diego Christófaro. A Conferência de encerramento ficou a cargo do Prof.Dr.Jorge Mota (da Universidade do Porto/Portugal), que abordou: “Perspectivas futuras nos estudos de investigação clínica para tratamento da Obesidade e exercício”, atuando como Mediador, o Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo. A associação direta exercida pela atividade física como fator protetivo contra o acúmulo de gordura corporal – sobretudo da gordura abdominal – é o grande indicador de risco para o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, como: Hipertensão, Diabetes mellitus, AVC e alguns tipos de câncer, entre outras.

Ponderações

A atividade física realizada com frequência mínima de 30 minutos diários, de três a cinco vezes por semana, é o suficiente para que o risco de Obesidade e, consequentemente, do aparecimento dessas doenças, caiam consideravelmente. Também foi discutido no evento o papel das cidades ativas sobre a Saúde da população. Vias e espaços públicos para a realização de caminhada, passeios de bicicleta, exercícios ao ar livre, além de melhores condições para a comunidade utilizar transporte público; e desta forma, reduzir o tempo gasto no próprio Automóvel e se tornando cada vez menos sedentários são estratégias para a redução da epidemia da obesidade na população, além da educação sobre a prática de atividade física, em especial para crianças e adolescentes, grande alvo das ações públicas internacionais.

O que foi dado observar nesse evento da FC/UNESP e despertou maior atenção diz respeito às características dos dias atuais, onde cidades ativas proporcionam melhores condições de Saúde para a população e menores gastos com o tratamento de doenças crônicas. Especialmente no que se relaciona à função do Sedentarismo e da Obesidade, colaborando assim com a qualidade de vida de jovens, adultos e idosos. Adicionalmente, 54 trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação da UNESP e de outras Instituições, foram apresentados no evento, tratando do tema Obesidade e Atividade física.

Prêmio: Melhor trabalho

A aluna de Mestrado da FCT/UNESP, Suziane Ungari Cayres – sob orientação do Professor Doutor Rômulo Araujo Fernandes – do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, foi contemplada com o Prêmio de Melhor Trabalho apresentado, intitulado:”Hábitos Alimentares e Variáveis Metabólicas e Inflamatórias de Adolescentes. Para o próximo evento (a ser realizado em 2015), novos temas e novos convidados serão apresentados. O comitê organizador do I Fórum agradece à Comunidade Unespiana pelo apoio; e conta com todos para garantir o sucesso do II Fórum Internacional de Investigação Clínica em Exercício Físico e Saúde.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube ao Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, a missão de presidir o ato de abertura deste Evento Internacional com enfoque especial na Obesidade, ao lado do Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Jr.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O I Fórum Internacional de Investigação Clínica em Exercício Físicoe Saúde – Obesidade em Foco foi prestigiado pelo representante dos Estados Unidos, Prof.Dr. Kong Chen (NIH/USA), que participou do ato de abertura e de todas as atividades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além dos Estados Unidos, também participaram representantes da Islândia e Portugal. Presença dos Profs.Drs.Erlingur Johannsson (University of Islândia) e Jorge Mota (Universidade do Porto/Portugal), além de outras representações de outras Universidades brasileiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca), sentiu-se honrado em contar com a presença de importantes personalidades do Brasil e do Exterior, num evento que a FCT/UNESP realiza pela 1ª.vez e que deverá se repetir com o mesmo sucesso nos próximos anos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Reunidos os principais responsáveis pelo êxito deste evento da mais alta importância para avaliação e através Palestras, Mesas redondas e conferência realizadas de 03 a 05/Abril na Faculdade de Ciêncis e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.