abr 18

Pesquisadora italiana veio especialmente convidada p/Professor Gobbo, do Deptº de Educação Física.

Pelo espaço de uma semana – entre 18 e 25 de Março – esteve em Presidente Prudente a Professora de Antropologia Elisabetta Marini, do Departamento de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Cagliari (situada na Ilha da Sardenha/Itália). Sua honrosa presença na FCT/Unesp foi marcante por proferir palestra e ministrar aulas de Pós-Graduação, possibilitando um melhor intercâmbio cultural e científico. Além de retribuir à receptividade dada ao Prof.Dr. Luis Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física e Coordenador do Laboratório de Avaliação do Sistema Musco-esquelético/LABSIM e do Projeto “VIVA FORTE”, quando lá esteve em 2016.

Na Itália, a Professora Elisabetta auxiliou o Prof. Gobbo em sua disciplina “Avaliação Morfofuncional no envelhecimento humano” e do Programa de PG em Fisioterapia, ministrada no último semestre do ano. Aqui em Presidente Prudente, ela teve a oportunidade de proferir palestra e ministrar aulas de Pós-Graduação à comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Elisbetta é classificada como uma das vertentes mundiais no estudo da análise de vetores de impedância bio-elétrica para avaliação da saúde celular, do estado nutricional e da composição corporal de pessoas de diferentes grupos etários, condições clínicas e aptidão física.

A partir de sua proposta de avaliação – com metodologia relativamente barata – pouco complexa e de rápida intervenção e análise, é possível identificar condições específicas de saúde das pessoas. Sobretudo, idosos em condições de fragilidade. O Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo em sua visita a Cagliari, teve a oportunidade de se aperfeiçoar com a técnica; e voltar com um equipamento doado para utilização na FCT/Unesp. Desde então, o LABSIM já desenvolveu avaliações em mais de 400 pacientes, dos quais, mais da metade foram pessoas idosas – enfatiza o Prof.Gobbo.

Visita, palestra e aulas de Pós-Graduação

A visita, a palestra e as aulas ministradas pela Professora Elisabetta Marini em Presidente Prudente se tornaram possíveis a partir de recursos obtidos através do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Unesp junto ao PROPG (Edital 10/2017/Professor Visitante). Foram recursos próprios do Programa, bem como do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade Interunidades da Unesp. A palestra proferida pela docente visitante versou sobre “Demografia do envelhecimento na Itália e no Brasil”, em conjunto com o Prof.Gobbo.

Destaque para o fato de existir na Sardenha (juntamente com a Ilha de Yokohama/Japão), a maior freqüência de idosos centenários no mundo. Os hábitos de vida – explica o Prof.Gobbo –relacionados sobretudo às questões culturais e familiares, o baixo nível de Stresse e a dieta rica em oleaginosas, baixo teor de gordura e pouca carne. Em especial carne vermelha que garante maior longevidade dos Sardos (habitantes da Sardenha), em relação a outras populações, inclusive a brasileira.

Pelo espaço de uma semana, a Professora Elisabetta Marini teve a oportunidade de conhecer todos os Laboratórios da área da saúde do Departamento de Educação Física; o NEPERGE, o CEAFIR, além de participar de um churrasco típico brasileiro, oferecido pelos novos diretores da FCT/Unesp, Professores: Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloyzo Job. A docente visitante teve ainda a oportunidade de conhecer a cidade anfitriã – Presidente Prudente – e o Rio Paraná na ligação interestadual SP-MS, com Presidente Epitácio e Bataguassu.

Termo de cooperação internacional

A docente italiana leva de nosso País a melhor impressão; e segundo declarou, já tem um planejamento de retorno para uma permanência mais longa visando conhecer melhor não só os projetos, mas principalmente a região do extremo oeste paulista e o território brasileiro. Ao finalizar sua visita foi firmado um Termo de Cooperação Internacional que envolve a Reitoria da Universidade de Cagliari e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” para a mobilidade estudantil. E além das atividades desenvolvidas, reuniões científicas para futuras parcerias e redação de artigos científicos, para completar a agenda dos pesquisadores.

Em nome da FCT/Unesp, o Professor Luis Alberto Gobbo recepcionou a Professora Elisabetta Marini do Departamento de Ciências da Vida e do Ambiente, da Universidade de Cagliari.

A Professora italiana pronunciou palestra e ministrou aulas de Pós-Graduação em Fisioterapia em Presidente Prudente durante o período de 18/25 de Março – como convidada especial.

A população mundial é representada neste mapeamento mostrado à platéia presente na palestra proferida p/docente da Universidade de Cagliari, no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar!
Ao término desta palestra que foi acompanhada com o maior interesse de todos os participantes, uma foto geral como lembrança da importante visita da Professora Elisabetta Marini.