set 11

No dia 30 de Agosto/2018 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi defendida mais uma tese de Doutorado. A defesa pública desenvolvida pela candidata do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (previamente inscrita), ocorreu na Sala de Projetos do Departamento de Cartografia.

Samara Calçado de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas teve como Orientador, o Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Tema desenvolvido: “Detecção automática de sombras e remoção dos seus efeitos em imagens digitais de alta resolução espacial”.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes membros: Prof.Dr. Sebastião Milton Pinheiro da Silva, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Prof.Dr.Walace Correa de Oliveira Casaca, da Coordenadoria de Curso de Engenharia de Energia da Unesp/Câmpus de Rosana/SP; Profs.Drs.Aylton Pagamisse e José Roberto Nogueira, ambos do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O tema defendido publicamente

A Doutoranda inicia sua defesa, informando que “imagens orbitais com alta resolução espacial abriram uma nova era na extração de informações. Especialmente em ambientes urbanos, em que valiosas informações sobre as superfícies tornaram-se disponíveis e de forma detalhada. No entanto, a obtenção de informação em áreas urbanas complexas pode ser comprometida pela presença de sombras, que chegam a ocupar uma parte significativa da imagem, causando sérias interferências na sua análise”.

Na 1ª etapa – diz Samara – a abordagem se divide em três etapas principais e sequenciais. Na 2ª etapa, a detecção das áreas de sombras é realizada pela combinação do top-hat por fechamento, com a injunção de um parâmetro de área, calculado em função do índice de sombras NSDVI. A estratégia da restauração pelo impainting híbrido – adaptado para o contexto multiespectral – combina a difusão anisotrópica, ordem de preenchimento definida a partir de uma imagem cartoon e equação de transporte; e o preenchimento baseado em blocos por amostragem local.

A remoção dos efeitos das sombras, obtido pelo Impainting proporcionou uma restauração satisfatória e coerente de feições como vias e telhados, que ficaram melhor discerníveis pelo impainting. Assim, frente à necessidade de informações extraídas de imagens multiespectrais, espera-se que o método possa contribuir
com outras aplicações do Sensoreamento Remoto/SR – concluiu a Doutoranda.

Clique para ampliar!
Uma visão geral da Sala de Projetos da Cartografia, onde a candidata Samara Calçado de Azevedo fez sua defesa pública de tese de Doutorado em Ciências Cartográficas, na FCT/Unesp.

Clique para ampliar!
Samara teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Aqui presente ao lado de outros membros da Comissão Examinadora.

A última tese do mês de Agosto na FCT/Unesp

Fechando o mês de Agosto/2018 – dia 31 – no Anfiteatro VII da FCT/Unesp, apresentou-se a candidata Dulcinéia Beirigo de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador: Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Fazendo parte da Comissão Examinadora, juntamente com o Orientador acima citado, os seguintes docentes: Prof.Dr.Divino José da Silva e Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima, ambos do Deptº de Educação da FCT/Unesp- Presidente Prudente; Prof.Dr.Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires, da Universidade Estadual de Londrina/UEL-PR e Profª.Drª. Silvia Adriana Rodrigues, da Universidade Federal UFMS/Mato Grosso do Sul.

O tema defendido pela Doutoranda Dulcinéia Beirigo de Souza versou sobre: “Ser Professor do curso de pedagogia: constituição ETHOS Profissional Docente”.

Encerrando o mês de Agosto de 2018 na FCT/Unesp, a candidata Dulcinéia Beirigo de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado, no Anfiteatro VII.

A Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP.