set 13

O Projeto Viva Forte 2018, organizado e coordenado pelo Laboratório de Avaliação do Sistema Musculoesquelético (LABSIM), marcou agora sua volta no dia 10 de setembro com atividades físicas para pessoas idosas. As atividades rotineiras estão sendo realizadas na Sala de Dança do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP e na academia GoHIIT, localizada no Jardim Cambuí, em Presidente Prudente. Antes, na Sala 39 da Educação Física, os idosos foram recebidos pelos alunos do LABSIM e pelo Coordenador do Laboratório, Prof. Dr. Luís Alberto Gobbo, onde no dia 06 de Setembro, houve apresentação do projeto e entrega das avaliações realizadas previamente ao programa de treinamento.

Este ano, por conta dos acontecimentos no Complexo Esportivo 2 (antigo ASA), quando na virada do ano mais de 500 metros de cabos elétricos foram furtados, ocorreu paralisação total. Consequentemente, todas as atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão no local foram suspensas e o Projeto Viva Forte, interrompido. Como consequência, os idosos tiveram que esperar a disponibilidade de salas na UNESP para a execução do projeto e também, fora da Faculdade. Nesse caso, a Academia Go HIIT – comandada pelos ex-alunos do curso de Educação Física, Guilherme Modaeli e Profa. Dra. Denise Rodrigues Bueno, que disponibilizaram o espaço da Academia. Desta maneira, foram consignados dois horários semanais, exclusivamente para que os idosos pudessem utilizá-los para a realização de suas atividades físicas.

Treino funcional na Sala de Dança

Aproveitando os espaços disponíveis, as atividades foram modificadas em relação aos anos anteriores. No lugar do treinamento com pesos tradicionais, agora os idosos estão realizando “treino funcional”, na Sala de Dança. Por outro lado, a modalidade conhecida do publico como Crossfit treinamento de potência de alta intensidade (no caso dos idosos é denominada Crossfit adaptado), atende as necessidades e demandas funcionais do público alvo. A academia Go HIIT está localizada à Rua Godofredo Fernandes, nº 151, Jardim Cambui na periferia de Presidente Prudente.

O Professor Gobbo acredita que para 2019 hajam avanços na recuperação do espaço destinado aos treinos físicos na FCT. Com essa providência, os idosos poderão inclusive voltar a utilizar os equipamentos adquiridos em 2017. Reativadas as atividades, torna-se possível à comunidade fazer a melhor utilização desses equipamentos, que agora estão parados com risco de depreciação. Os treinos acontecem às segundas e quartas-feiras – das 8:30 às 9:30 horas – na Academia Go HIIT e das 16:00 às 17:00 horas na Sala de Dança da FCT, no Bloco III.

No dia 06 de Setembro o Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo – Coordenador do Laboratório LABSIM – convocou uma reunião com a presença dos integrantes do “Projeto Viva Forte”, anunciando o retorno de suas atividades a partir de 10/Setº na FCT/Unesp.

Esse é um trabalho digno de referência, pois atende centenas de pessoas da 3ª idade sem qualquer custo. Entre os participantes do grupo as mais diferentes personalidades que têm atendimento prestado por Professores e alunos de Fisioterapia.

Aqui, o mais jovem tem 60 anos de idade e o mais idoso (Sr. Hasegawa), tem 94 anos bem vividos. Ele e a esposa participam de todas as atividades do “Projeto Viva Forte”, inclusive nas caminhadas e outras competições de pedestriaismo.