mar 26

A Geografia predomina com quatro defesas públicas em nove dias

No mês de Março, o ritmo das atividades acadêmicas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – aumenta à cada semana. Nesse breve período de nove dias, foram desenvolvidas 6 defesas públicas. A maioria (4) se referem à dissertações de Mestrado/Geografia. As outras duas se relacionam à Educação e Ciências Cartográficas.

Pelas informações da Secção Técnica de Pós-Graduação a 1ª defesa nessa fase foi feita pela candidata ao Mestrado, Marleide de Jesus da Silva (dia 13), sob Orientação da Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

Compondo a Comissão Examinadora, os docentes: Prof.Dr.Carlos de Castro Neves Neto, da FCT/Unesp e Profª.Drª.Ana Rute do Vale, do ICN da universidade Federal de Alfenas/UFA/MG. Tema:”Dinâmicas espaciais recentes e estratégias de reprodução socioeconômica dos produtores rurais, familiares dos bairros: Aeroporto e Córrego da Onça, município de Presidente Prudente.

A 2ª defesa pública de Mestrado foi desenvolvida no dia 14, por Vanessa Ramos dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, tendo como Orientador, o Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Tema: “Análise temporal de impactos sobre morfologias do relevo, na zonas leste e sul da área urbana de Marilia/SP.
Fazendo parte da Comissão Examinadora, os docentes: Profª.Drª. Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp e Prof.Dr.Rodrigo Lilla Manzione, da Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp/Câmpus de Tupã/SP.

No dia 16, o Mestrando Eduardo Oliveira Sanches se apresentou perante à Comissão Examinadora, a fim de expor seus trabalhos de pesquisas sob o tema: “Cultura da criança e modernidade: Experiência e Infância em Walter Benjamin”. Orientador: Prof.Dr.Divino José da Silva, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Compondo a Banca Examinadora: Prof.Dr.Pedro Angelo Pagni, da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Unesp/Assis-SP; Prof.Dr.Luiz Hermenegildo Fabiano, do Deptº de Fundamentos da Educação, da Univ.Estadual de Maringá/UEM/PR e Prof.Dr.Rodrigo Barbosa Lopes. Do Deptª de Educação da FCT/Unesp – Presidente Prudente-SP.

No dia 17 de Março – duas dissertações de Mestrado – ref.Ciências Cartográficas e Geografia, defendidas respectivamente pelos candidatos: Gabriel Oliveira Jerez, (orientado pela Profª.Drª. Daniele Barrocá Marra Alves – do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp) e Sidney Quirino Jr, sob orientação do Prof.Dr.Everaldo dos Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/Unesp.

Os temas desenvolvidas pelas duas últimas dissertações de Mestrado, versaram sobre:”Análise da Integração GPS/Glonass para posicionamento sob efeito de Cintilação Ionosférica” e “A produção do espaço urbano e os programas de habitação de interesse social: COHABs, CDHu e o Programa Minha casa, minha vida, em Marília e Araçatuba”.

Nessas duas defesas de dissertações de Mestrado, atuação dos membros das Comissões Examinadoras com a participação do Prof.Dr.João Franco Galera Monico, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp e Claudinei Rodrigues de Aguiar, da Univ.Tecnológica Federal do Paraná; Prfª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, da FCT/Unesp e Prof.Dr.Wagner Vinicius Amorim, do Deptº. de Geografia, da Univ.Estadual do Ceará.

A última defesa foi desenvolvida no dia 21 de Março, pelo Mestrando Saulo Albuquerque Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tema:”A Sociologia no ensino médio brasileiro: uma leitura de dissertações e teses defendidas entre 2004/2014. Orientador:Prof.Dr.Divino José da Silva, do Deptº de Educação da FCT/Unesp. Comissão Examinadora: Prof.Dr.Rodrigo Barbosa Lopes, do Deptº de Educação da FCT/Unesp e Prof.Dr.Alonso Bezerra de Carvalho, da FCL da Unesp/Assis-SP e FFC da Unesp – Câmpus de Marília/SP.

A candidata ao Mestrado/Educação, Marleide de Jesus da Silva Aristides fez sua defesa pública FCT/Unesp,sob orientação da Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol.

A Mestranda Vanessa Ramos dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu dissertação de Mestrado, tendo como Orientador, o Prof.Dr.José Tadeu Tommaselli.

Sidney Cássio Todescato Leal, desenvolveu sua dissertação de Mestrado/Geografia na FCT/Unesp, tendo como seu Orientador o Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior, do Deptº de Geografia.

Gabriel Oliveira Jerez, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, defendeu dissertação de Mestrado, sob orientação da Profª.Drª.Daniele Barroca Marra Alves, da FCT/Unesp.

O candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Sidney Querino Jr, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado, orientado pelo Prof.Dr. Everaldo Santos Melazzo.

O candidato Saulo Albuquerque Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu sua dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof.Dr.Divino José da Silva.