set 05

No encerramento da VI Semana da Arquitetura, dia 31 de Agosto no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Prudente foi apresentado o Troféu atribuído ao grupo classificado em 2º lugar no Concurso Nacional Alcoa. Os ganhadores – em sua maioria – estavam presentes para receber as homenagens e mostrar os prêmios conquistados, com destaque especial para o Troféu, Diplomas ,Notebook e R$5.000 em dinheiro. O invento que fez jus à premiação foi uma Plataforma móvel totalmente construída em alumínio em Presidente Prudente e destinada à pesquisa e observação de animais.

Danilo da Silva Barbosa, do curso de Arquitetura e Urbanismo foi o autor do invento e líder da equipe constituída pelos colegas de graduação: Esdras Veloso dos Santos, Fabrizio Lucas Rosatti, Marcelo Gonçalves Hashimoto, Murilo Bruno Camurça e Rafael Loureiro. Troféu para o autor, Diploma e prêmio em dinheiro (R$5.000,00). Para o Orientador, Prof.Claudevilson dos Santos: Troféu, Diploma e um Notebook. A empresa patrocinadora, Alcoa – com sede nos Estados Unidos – é líder mundial em mineração, industrialização e reciclagem do alumínio.

O corpo de Jurados para seleção e julgamento das melhores invenções foi constituído por: José Roberto Giosa (Latasam Reciclagem), Auresnede Pires Stephan (Fundação Armando Álvares Penteado, Fundação Santa Marcelina e Escola Superior de Propaganda e Marketing), Milton Braga (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e MMBB Arquitetura), Marcelo Nakagawa (Centro de Empreendedorismo do Insper) e Alfredo Inagawa Junior, da Alcoa.

No Palco, o Orientador (Prof.Claudevilson), fez um relato minucioso do trabalho de pesquisa e desempenho do grupo liderado por Danilo da Silva Barbosa para cadastrar seu invento, em tempo para garantir sua inscrição no concurso, via Internet. E por incrível que pareça, só foi possível a confirmação, alguns minutos antes de encerrar o prazo determinado para o recebimento de inscrições.

O invento representado por uma Plataforma desmontável para estudos científicos da flora e remanescentes florestais (portátil e que pode ser carregada para o interior), houve inspiração no “Bicho Preguiça”. O emprego do alumínio foi fundamental por sua leveza no transporte e durabilidade diante das intempéries, transformando-se prontamente numa Plataforma para observar animais.

No Projeto de inovação em alumínio – por decisão dos jurados – destaca-se esta proposta de imediata aplicação do Projeto e a engenhosidade em resolver nas soluções simples, problemas difíceis. Como: transporte, montagem e estabilidade em projetos ambientais e de exploração florestal e ecoturismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Reunidos, os principais integrantes do Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo – CACAU – da FCT/UNESP; e as alunas de graduação e pós-graduação que trouxeram do exterior importantes testemunhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof. Claudevilson dos Santos, Orientador do grupo de Arquitetura e Urbanismo se empenhou em levar seu invento para o Concurso Alcoa. E aqui, conta toda a estória e apresenta o Troféu conquistado!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os integrantes do grupo vitorioso da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e que conquistou uma das mais importantes premiações também fazem o seu relato. E todos se rejubilam com a conquista do Prêmio Alcoa/2012.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.