set 16

Na primeira semana de Setembro, realizou-se no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia importante evento dedicado ao Esporte: Seminário de Atletismo e atividades em torno da Corrida de Rua, iniciativa do Sesc/Thermas de Prudente, com o apoio da Empresa Junior de Educação Física, Performance Jr e FCT/UNESP. O Seminário fez parte da programação da Etapa Prudente do Circuito SESC de Corrida de Rua e contou de inúmeros participantes, incluindo Palestrantes, Atletas e demais interessados.

Nos dias 4 e 5, desde a abertura do evento, apresentou-se o Consultor Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, Jorge Alfredo Reina Abreu, que ministrou minicurso voltado às crianças e visando oferecer um Atletismo atraente, acessível e instrutivo. A palestra seguinte foi desenvolvida pelo Prof.Dr. David Poit, que abordou pontos importantes, quanto à organização de corridas de rua.  Poit é Doutor em Educação pela PUC-SP e autor do Livro “Organização de Eventos Esportivos”, atuando como Professor convidado de diversas instituições. Entre elas: FGV, FAAP e Gama Filho.

Ainda no dia 5 de Setembro, a palestrante foi a Nutricionista Malena Ricci Picollo, Mestranda do Programa de Pós-graduação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. O tema abordado foi “Nutrição e Corrida: Implicação da Prática em diferentes olhares”, destacando conceitos de nutrição relacionados com a prática não profissional das corridas de rua. No dia 6 de Setembro, no encerramento do Seminário foi programada uma Mesa redonda com abordagem das Corridas de rua e saúde: implicação da prática em diferentes olhares. Presença da Profª.Drª.Martha Dellari da Universidade de Mogi das Cruzes; Jornalista Rodolfo Lucena, colunista do Jornal Folha de São Paulo e o Prof.Dr.Dino de Aguiar Cintra Filho, Mestre da FCT/UNESP  – Campus de Presidente Prudente.

Enfoque especial para o Atleta (ou Atletas corredores), que o Jornalista Lucena define como “caminhada”, inclusive para idosos e deficientes maratonistas; com riscos equivalentes a 66% para os que tiveram lesões. Entretanto frisou: “quando se pratica esporte, a gente vai derrotando o tempo”!  O jornalista e os demais integrantes da mesa, além de expor suas ideias também responderam às questões formuladas pela plateia presente no Auditório da UNESP. As perguntas foram relacionadas ao tema: “Corrida de rua”, com um extraordinário relato do jornalista e maratonista com longa experiência nas competições do gênero, Rodolfo Lucena.

A Mesa redonda que marcou o encerramento do Seminário de Atletismo “Da Prática Escolar à qualidade de vida”, trouxe um dos mais experientes maratonistas: Rodolfo Lucena, colunista da Folha de São Paulo.

A Profª.Drª. Marta Dellari da Universidade de Mogi das Cruzes expõe seus conhecimentos sobre Corridas de Rua e recebe do Prof.Dr.Dino de Aguiar Cintra Filho, da FCT/UNESP importantes esclarecimentos.

De uma Plateia – embora reduzida – também vieram oportunos subsídios para aprimoramento das Corridas de rua, especialmente as Maratonas. Opiniões manifestadas foram de apoio à iniciativa do SESC/Thermas e FCT/UNESP.

A palavra do consagrada Maratonista e Jornalista da Folha de São Paulo é ouvida com atenção e maior respeito. Foi um testemunho da mais alta importância para quem está envolvida na prática das Corridas de rua.