set 05

Neste ano, o Dia Nacional do Folclore foi comemorado pela comunidade acadêmica da Unesp. O evento bastante significativo, teve a participação de alunos e vários grupos folclóricos não só da cidade e região, mas também de outros pontos do Estado. Foi o caso de Ourinhos, que enviou uma delegação que proporcionou um dos mais belos espetáculos que o público já viu em termos de danças folclóricas. Tudo isso aconteceu no dia 30 de Agosto no Ginásio de Esportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Nosso Blog publica com exclusividade as principais fotos desse festivo acontecimento que começou às 8hs da manhã e só terminou depois das 22hs, sob a coordenação do Prof. Paulo Brancatti, do Departamento de Educação Física. Nas paredes internas do Ginásio de Esportes foram montadas figuras e lendas tradicionais do folclore brasileiro, não faltando a contação de histórias, brincadeiras, cantigas e danças típicas; como a catira, além do cateretê e demonstrações de capoeira.

No período noturno a festa ganhou mais brilhantismo com a chegada de uma representação da Escola Municipal de Bailados de Ourinhos. O grupo de danças foi enviado especialmente pela Secretaria de Cultura da Prefeitura; e teve a coordenação e direção da Profª.Terezinha de Paula, mais conhecida por Tiririca. Foi esse grupo que proporcionou um espetáculo do mais alto quilate, com coreografia e danças relacionadas ao folclore nacional: Frevo, Carimbó (ou Siriá) e a Dança do Bambu. Um grupo de estudantes da Unesp deu continuidade ao Show com outras demonstrações que levantaram a plateia.

É bom lembrar que o conceito de “foclore” se fundamenta no conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes e tradições de um povo. O período destinado a essa celebração n Brasil, varia de região para região e de cidade em cidade entre 22 e 31 de Agosto. A palavra “folclore” – de origem inglesa – deriva de “folk” que significa povo; “lore” é equivalente à palavra: Sabedoria. No caso (folk-lore), quer dizer: Sabedoria Popular!

A festa se tornou possível porque houve apoio da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente e cooperação dos alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Mas segundo o Prof.Paulo Brancatti, serviu de experiência para a realização da Festa Folclórica de 2013, que ele espera realizar com a ajuda e participação de todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Festa folclórica deste ano, realizou-se no Ginásio de Esportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – e começou na manhã de 30 de Agosto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foram inúmeras as demonstrações preparadas por alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física e o público prestigiou a realização do evento, desde as primeiras hora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Grupos de Capoeira se apresentaram no período da manhã e também no espetáculo noturno, agradando plenamente ao público que compareceu ao Ginásio de Esportes da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em cada apresentação, uma emoção diferente. Em se tratando de folclore, a festa é iminentemente popular e traz para a plateia alguma coisa que mexe com a lembrança do passado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, novas demonstrações e outros atrativos para quem está voltado ao resgate cultural de uma nação, que tem no folclore uma de suas maiores tradições culturais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof. Paulo Brancatti, que dirigiu e coordenou a Festa folclórica fez questão de trazer seus familiares para ver de perto o espetáculo proporcionado por alunos e grupos visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, as demonstrações de danças folclóricas pelo grupo representativo de Ourinhos, conduzido pela Profª. Terezinha de Paula. Foi uma das belas demonstrações de arte e cultura.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público presente aplaudiu todas as demonstrações que marcaram a passagem do Dia Nacional do Folclore em Presidente Prudente. Em especial a Dança do Bambu, pelo grupo de bailados de Ourinhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A demonstração final ficou na memória de todos, pois “folclore se fundamenta no conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes e tradições de um povo” .

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.