set 24

Preenchidas as vagas em número de sessenta (60) para formação novas turmas de alunos, o Curso de Mandarim está recomeçando suas atividades de 2ª a 5ª feira, a fim de atender duas novas classes constituídas por 60 alunos. Um dos primeiros atos para marcar essa importante fase no estudo da língua oficial da China (o Mandarim), foi a apresentação da Professora chinesa Jou Xiao Jiao, especialmente designada pelo Instituto Confúcio da Universidade Hubei para ministrar as aulas no decorrer deste novo ano letivo.

Em face da implantação de duas novas salas de aulas para estudantes do idioma chinês, a somatória geral chega agora a 180 alunos. Anteriormente foram formadas 6 turmas de 30 estudantes pioneiros, uma das quais começa a cursar o último termo para a conclusão do curso em Julho de 2013. Muitos deles já tiveram a oportunidade de conhecer a China. Foi no ano passado, através de uma viagem de estudos oferecida pela Universidade Hubei, que mantém convênio de intercâmbio cultural e científico com a Unesp, representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

A jovem e simpática Professora chinesa – que acaba de fixar residência em Presidente Prudente pelo prazo inicial de 1 ano – está muito eufórica com a acolhida que obteve desde as primeiras horas de sua chegada, quando foi recepcionada no Anfiteatro I da Unesp. Depois, ela marcou uma agradável Cerimônia chinesa na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia a fim de estabelecer seus primeiros contatos com estudantes, autoridades e o público em geral. A primeira palavra que ela aprendeu a falar em Português foi: muito obrigada!

Esse agradável encontro organizado pelo Coordenador do Curso de Mandarim, Prof.Raul Borges Guimarães serviu para uma melhor aproximação dos alunos com a Professora. E ela se sentiu bastante prestigiada, sendo cumprimentada por todos. Como abertura, a Professora mostrou os principais ornamentos utilizados na Cerimônia chinesa, explicando detalhe por detalhe. Um Painel montado ao lado dos objetos de origem chinesa, representa – segundo suas próprias palavras – o símbolo da comunidade ou a união do povo.

O Prof.Raul Borges Guimarães atuou como intérprete e disse que os trabalhos expostos, com papel são elementos da cultura chinesa e correspondem a alguns tipos de brincadeiras adotadas no aprendizado da língua oficial. No caso, o Mandarim como forma de aproximação entre os povos no Universo Cultural. Não faltando o Hashi (também conhecidos por pauzinhos de madeira) e a música instrumental, indispensável no ambiente da Cerimônia do chá. É importante conhecer também o Calendário chinês com o símbolo dos animais, renovado à cada 12 anos.

Toda a apresentação foi documentada pela TV Fronteira, que incluiu em sua matéria entrevistas com a Professora, o Coordenador e vários alunos considerados pioneiros do curso de Mandarim. Alguns, como é o caso de Suzana de Alencar, Anne Fuzetto e as irmãs Alexia e Ingrid Domenini Eugênio já tiveram a oportunidade de viajar até o continente asiático a convite da Universidade Hubei, enquanto outras alunas já estão figurando na próxima Lista de viagem elaborada pelo Instituto Confúcio na Unesp.

Explicação necessária
O Curso de Mandarim do Instituto Confúcio na Unesp é destinado a Professores do Departamento de Geografia, assim como de outros Departamentos, servidores técnicos, alunos de graduação e pós-graduação da Unesp, além da comunidade de Presidente Prudente e região. A docente colaboradora do Instituto Confúcio, é a responsável técnico-pedagógica pelo desenvolvimento do conteúdo programático do curso, que é gratuito.

A Taxa única de R$60,00 que é cobrada no ato de inscrição destina-se ao custeio da hospedagem da docente colaboradora, designada para dar atendimento na Unidade da Unesp de Presidente Prudente. As novas Turmas deste 2º semestre do ano terão aulas de 2ª. a 5ª.feira. Não existe Lista de Espera; os inscritos são aceitos por ordem de chegada até o preenchimento das 60 vagas/nível I com 30 alunos para cada turma.

As Turmas que frequentam o Curso de Mandarim há mais tempo, terão suas aulas às 6ªs e Sábados. A 1ª formatura está prevista para 2013. Os horários de aulas estão assim agendados: Nivel I – Turma A – 2ªs e 4ª feiras, das 17h30 às 19h00. Turma B – 3ªs e 5ªs.feiras, das 11h30 as 13h00. Nível II – Sábados Matutinos – das 09h00 às 12h00. Níveis III e IV – Sábados Vespertinos – das 14h00 às 17h00 e Nível V – 6ªs. feiras – das 19h00 às 22h00.

A Professora Jou Xiao Jiao que veio ministrar o Curso de Mandarim na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, se apresenta ao lado do Coordenador, P rof.Dr.Raul Borges Guimarães.

Os primeiros materiais em exposição começam a ser mostrados aos alunos do Curso de Mandarim, na Biblioteca da FCT/UNESP pela Professora chinesa que representa o Instituto Confucio da Universidade Hubei.

Os alunos das primeiras turmas já se encontram num estágio bastante avançado. Assim mesmo tudo que chega ao seu conhecimento e que foi trazido especialmente da China, desperta o maior interesse.

Para os novos alunos que estão ingressando no curso de Mandarim, esta é a melhor oportunidade de aprender um idioma que vem conquistando um número cada vez maior de adeptos no mundo inteiro.

Os estudantes do I Estágio – Nivel V estarão concluindo seus estudos em Julho de 2013. Cada turma é formada por 30 alunos. São 4 Turmas com aulas às 6ªs. e Sábados. Para as 2 novas turmas, aulas semanais de 2ª a 5ª feira.

A Professora conclui sua exposição, esclarecendo as últimas dúvidas. E diz que sua primeira impressão sobre a cidade e seus novos alunos foi a melhor possível. Uma foto reunindo todos os presentes marcou o final do encontro.