set 28

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu no dia 26 de Setembro mais uma defesa de tese de Doutorado/Programa de Ciências Cartográficas pela candidata Tatiana Sussel Gonçalves Mendes, tendo como Orientador o Prof.Dr.Aluir Porfírio Dal Poz, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP. Tema: “Integração de dados de varredura a Laser Aerotransportado e imagens de alta resolução para a detecção de regiões de via”. Local da defesa: Sala de Apresentação de Projetos do Deptº. de Cartografia.

Fizeram parte da Comissão Examinadora (além do Orientador já citado), os seguintes membros: Profª.Drª. Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, ambos do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp; Prof.Dr. Carlos Antonio Oliveira Vieira, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina e Prof.Dr.Edson Aparecido Mitishita, do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná.

Perante a Comissão Examinadora, a Doutoranda resumiu sua tese:”O problema da extração automática da malha viária urbana é extremamente complexo, uma vez que em cenas urbanas, as vias apresentam for te interação com outros objetos, com obstruções provocadas por árvores, veículos e sombras de edificações e arvores. Esse problema pode ser simplificado se regiões de interesse (Rol – Regions of Interest) para as vias forem previamente isoladas. Na sequência, a malha via ria urbana pode ser extraída baseando-se apenas nas Rol isoladas, ob tendo resultados mais confiáveis e com redução da ar ea de busca e do esforço computacional.

A classificação de imagens pode se r usada no intuito d isolas as Ro, mas em cenas urbanas complexas a utilização de apenas dados espectrais pode não ser suficiente para separar com confiabilidade classes com comportamento espectral similar; por exemplo: vias e edificações com telhado cinza. Com a evolução tecnológica dos sistemas de Varredura a LASER Aerotransporta do (VLA), os dados provenientes desses sistemas possuem potencial para serem usados como informações complementares, contribuindo para a distinção entre essas classes. O método proposto baseia-se em duas etapas principais.

A 1ª etapa consiste na detecção prévia da Rol por meio de um método de classificação por Redes Neurais Artificiais (RNA) integrando dados radiométricos e geométricos de VLA e imagem aérea RGB de alta resolução. Na 2ª etapa, a classe via é refinada, visando a eliminação de falsos positivos e à obtenção de vias como regiões homogêneas, contínuas e com largura constante. A avaliação experimental do método proposto foi realizada usando dois conjuntos de dados, com a avaliação da acurácia para a classe via, permitindo identificar a combinação de dados que fornece melhor resultado, para então ser usada na posterior etapa de refinamento”.

Tatiana S.Gonçalves Mendes conclui: “Os resultados mostraram que a combinação de diferentes fontes de dados separa a classe via com melhor acurácia e problemas relacionados com as respostas espectrais similares foram minimizados. A etapa de refinamento foi realizada comparando o resultado com a região de via de referência, demonstrando que foi possível regularizar a classe via em áreas falhadas e reduzir os falsos positivos”.

– A defesa pública de tese de Doutorado/Programa:Ciências Cartográficas ocorreu na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP com a presença da candidata Tatiana Sussel Gonçalves Mendes e membros da Banca Examinadora.

A Doutoranda faz seu relato geral na defesa da tese:”Integração de dados de varredura a Laser Aerotransportado e Imagens de Alta Resolução para a detecção de regiões de Via”. Atuou como Orientador o Prof.Dr.Aluir Porfírio Dal Poz.