set 24

Presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia – realizou-se nos dias 19 e 20 de Setembro de 2012, o XXIV Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. Foi o próprio Professor Nivaldo que proferiu a 1ª.palestra (das 8h30 às 9h30 do 1º dia), seguido por uma intervenção cultural de danças com Tamires e João, breve intervalo para o Coffe break e curso “Produção de artigo científico” pela Profª.Drª.Luciola Costa. O evento com dois dias de duração recebeu centenas de participantes, incluindo convidados especiais que participaram das palestras, oficinas, minicursos e demonstrações diversas.

No Boulevard “Messias Meneguette Jr” foram expostos banners, com a amostragem de importantes pesquisas realizadas por integrantes dos diversos grupos de trabalhos; com ênfase especial para caracterização físico-química da Vinhaça; estudo térmico da cinza do bagaço de cana; análise da relação C/N de diferentes adubos produzidos com resíduos orgânicos; implementação de um sistema de reconhecimento de sons para afinação de instrumentos musicais; estudo de Equação de Van der Pol; proposta de recuperação ambiental de APPs na bacia do Córrego da Olga, município de Presidente Prudente e outros.

No período da tarde (13h30), realizou-se na Sala de Desenho do Discente V, uma Oficina de Biológicas com o Prof.Raul e a Profª Giovana, seguida pela apresentação de painéis/Exatas, Oral/Exatas e Biológicas, Oficinas/Humanas com o Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, Curriculo Lattes como ferramenta de trabalho do pesquisador e palestra ministrada pelo Prof.Dr.Antonio Garcia Tommaselli. Na etapa final do dia 19 no Auditório da Unesp, foi feita uma nova apresentação de painéis/Biológicas e Exatas.

No dia 20/Setª a programação se desenvolveu com apresentação painéis/Biológicas e Exatas e grupos de pesquisas/Humanas 2, Exatas e Biológicas, Oral, Humanas, bem como grupos de pesquisas/Exatas e Biologicas e Oficina Área Exatas. Na parte final da tarde palestra com o Prof. Dr.João Fernando Custódio da Silva que ressaltou aspectos do trabalho científico e da pesquisa no Brasil e no mundo. Representando a Biblioteca da Unesp, Márcia Regina Garcia Moreira, que falou sobre a importância da Biblioteca, como pilar da Universidade e como usar as bases de dados, referenciais ou textuais. O encerramento do XXIV Congresso de Iniciação Científica foi marcado por uma intervenção cultural e demonstração de danças.

A Abertura do XXIV Congresso de Iniciação Cientítica realizou-se na manhã de 19 de Setembro no Auditório da FCT/UNESP pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, que também foi o 1º palestrante.

O Prof.Dr.Antonio Garcia Tommaselli ministrou a palestra do período da tarde e o tema apresentado mereceu atenção de todos os presentes no local que sediou o evento neste ano.

Na Sala de Desenho do Discente V realizou-se no 1º dia a Oficina, sob a coordenação do Prof.Raul e Profª Giovana, tendo a participação de um grande número de estudantes da FCT/UNESP.

A aula ministrada na Sala de Desenho chamou a atenção de todos os participantes. No Auditório, o Prof.Dr.João Fernando ministrou palestra no dia seguinte, ressaltando aspectos do trabalho cientifico.

Na etapa final, Márcia Regina Garcia Moreira foi a palestrante que considerou a Biblioteca como “Pilar da Universidade”. Nesse trabalho ela foi muito bem assessorada e esclareceu como usar as bases de dados.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp dispõe de uma das mais completas Bibliotecas, que exerce importante papel como organização prestadora de serviços. É fator de desenvolvimento para a pesquisa e informação.