nov 28

Com a Banca Examinadora instalada na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Campus de Presidente Prudente – apresentou-se para a defesa pública de Tese de Doutorado, a aluna Lígia Flávia Antunes Batista. Seu Orientador foi o Prof. Dr. Nilton Nobuhiro Imai, do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP. Os trabalhos de pesquisa demonstrados aos componentes da Banca versaram sobre “Modelagem Espaço- temporal do crescimento de macrófitas submersas”.

A apresentação da tese começou às 13h30 da última 6ª.feira (25/Novº), estando presentes além da Doutoranda e seu Orientador, o Prof.Dr.Tiago Garcia de Senna Carneiro, do Instituto de Ciências Exatas – Campus ICEB – da Universidade Federal de Ouro Preto/MG; Prof.Dr.Thiago Sanna Freire Silva, do INPE – Instituto Nacional de Ciências Espaciais; Prof.Dr. Robinson Antonio Pitelli, do Deptº de Biologia Aplicada a Agropecuária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal/SP e Prof.Dr.Messias Meneguette Júnior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Em seu trabalho de Doutorado, a candidata Ligia Flávia Antunes Batista (do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas) ressaltou: “O estudo da vegetação submersa é relevante, pois sua proliferação excessiva acarreta desequilíbrio ecológico e prejuízos econômicos para Usinas Hidrelétricas. Foram realizados dez levantamentos de campo no Reservatório de Taquaruçu, rio Paranapanema. Utilizou-se a técnica hidroacústica para mapear a vegetação e a profundidade e foram adquiridas medidas limnológicas. A análise exploratória mostrou grande redução da infestação de 2009 para 2010, justificada pela intensa precipitação ocorrida no período”.

Na tese, a Doutoranda afirma: O percentual de dados com resíduo menor que 0.04 m nestes testes variou de 37 a 43%. O modelo probabilístico foi construído a partir da aplicação da abordagem de pesos de evidência, com as variáveis de altura da coluna d’água, declividade e número de vizinhos colonizados. A coluna d’água mostrou-se favorável à colonização até o valor de 6 m. O número de vizinhos com influência positiva sobre a propagação da vegetação variou de 3 a 6.

Finalizando e de forma resumida diz Lígia Flávia: A declividade apresentou variação de comportamento no tempo. Simulações espaço- temporais foram realizadas com a plataforma TerraME, unindo o modelo pontual e o probabilístico. Foram simulados três cenários em períodos de 6 meses, em que pode-se observar aumento em área de 18 a 27%.

A Banca Examinadora está reunida na Sala de Apresentação de Projetos/Cartografia, com a presença da candidata ao título de Doutorado, Lígia Flávia Antunes Batista.

Com sua tese de Ciências Cartográficas – já defendida – Lígia Flávia se mostra muito confiante e segura. Essa avaliação é confirmada pelo seu Orientador, o Prof.Dr. Nilton Nobuhiro Imai.

Aprovada com distinção, a candidata é convidada para uma foto histórica junto aos integrantes da Banca Examinadora. E também: ao lado dos pais, seus principais incentivadores.