nov 07

No período compreendido entre 24 a 27 de Outubro, realizou-se em Presidente Prudente, a IX Semana da Física na FCT, que cumpriu extensa programação com centenas de participantes. A abertura verificou-se no Auditório V e o encerramento com um Workshop no Aruá Hotel. O evento que vem sendo cumprido todos os anos – desde 2002 – tem por principal finalidade promover o intercâmbio da Unesp com as Escolas públicas e privadas dentro do importante contexto representado pela Ciência e Tecnologia.

Durante a realização da IX Semana da Física na FCT, foram ministradas diversas palestras envolvendo os Profs. Drs.: Beatriz Eleutério Goi e Paulo Raboni, da FCT-UNESP; André Kock Torres Assis, da UNICAMP; Maria Cristina B.Abdalla Ribeiro e Diógenes Galetti, da IFT. Houve apresentação de trabalhos pelo Profs.Drs.: Paulo Gabriel Franco dos Santos, da UNESP; Frank Nelson Crespilho, da UFABC; Carlos Gomes Barbosa Filho, da FCT/UNESP; Luciano Caselli, da UNIFESP e Lucas Fugikawa Santos, da IBILCE-UNESP.

Os temas abordados versaram principalmente sobre Partículas Elementares, Energia nuclear: com fissões e com fusões; LHC na fronteira do conhecimento; Bases moleculares da fotoquímica, Por uma compreensão humanística das relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente e suas implicações. No Workshop: Ciência e Tecnologia de Materiais Orgânicos e Híbridos. “Recentes avanços e desafios em Nanomanipulação e Bioeletroquímica” – figurou como primeiro assunto temático.

Prevenção ou vacina curativa da leishmaniose

A Semana da Física na FCT trouxe este ano para o debate público, uma inovação que pode representar o primeiro passo para o tratamento da leishmaniose, uma doença transmitida pelo Mosquito “Palha” que tem como foco de contaminação, alguns animais domésticos. Entre eles, os cães que apresentam elevado grau de contaminação, transmitindo a doença para seres humanos. Mas os cientistas não perdem tempo e durante a IX Semana da Física, trouxeram uma importante notícia: o controle da leishmaniose com o emprego de uma membrana de borracha natural (látex), que tem função cicatrizante e impede a proliferação e o avanço da doença.

Esse assunto – diga-se de passagem – foi enfocado com destaque no Workshop da IX Semana da Física, dia 28 de Outubro pelo Doutorando em Ciências Materiais, Carlos Gomes Barbosa Filho, da FCT/UNESP. Título do trabalho: “Aplicação de membranas de borracha natural pura e com nanopartículas de ouro, prata e cerâmicas no comportamento de promastigotas de Leishmania brasiliensis”. Demais participantes do evento abordaram outras questões. É o caso do Prof.Dr.Luciano Caselli, da UNIFESP que falou sobre “Biofísica de membranas celulares por medidas tensiométricas e espectroscópicas” e o Prof.Dr. Lucas Fugikawa Santos tratou da questão das “Aplicações Tecnológicas de Dispositivos Eletrônicos Orgânicos”.

No encerramento centralizado no Aruá Hotel, mais quatro importantes pronunciamentos com testemunhas pelos Profs.Drs.: Marli Leite Moraes, relativas à Estratégias para otimizar sensores baseados na imobilização de biomoléculas usando filmes nanoestruturados; Hélder Nunes da Cunha – A Física na UFPI: Ensino e Pesquisa; Valtencir Zucolato (USP-São Carlos) com “Avanços e Perspectivas em nanomedicina e nanotoxicologia” e José Arana Varella (Instituto de Química da Unesp/Araraquara) e o tema final:“Inovação, proteção tecnológica e transferência de tecnologia”. O êxito de mais essa realização se deve ao empenho pessoal dos Profs.Drs.: Aldo Eloizo Job – Coordenador – Angel Fidel Peña – Vice – e Carlos José Leopoldo Constantino – Prof. do Curso de Física da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.

A IX Semana da Física na FCT foi aberta oficialmente no dia 24/Outº e para cumprir sua finalidade, trouxe importantes convidados para as palestras.

Foram desenvolvidos intensos trabalhos, desde os primeiros 4 dias no Auditório da FCT/UNESP até o Workshop realizado no Aruá Hotel, no dia 28/Outº.

E para encerrar com Chave de Ouro, um dia inteiro com 4 palestras para promover o intercâmbio da Universidade com as Escolas Públicas e Privadas da cidade e região.