nov 19

Uma nova defesa de dissertação de Mestrado em Engenharia Cartográfica foi desenvolvida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – no decorrer da última semana. O aluno Carlos Alberto Jácomo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas enfrentou a Comissão Examinadora no Auditório da Fundacte no dia 17/Novº, tendo como Orientadora a Profª. Drª. Vilma Mayumi Tachibana, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Ao lado da Profª. Drª.Vima Tachibana atuou como Coorientador, o Prof.Dr Edilson Ferreira Flores. Também fizeram parte da banca, o Prof.Dr Paulo Milton Barbosa Landin, da ICGE/UNESP-Rio Claro e o Prof.Dr Nilton Nobuhiro Imai, do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP. Para a realização da pesquisa, o aluno usufruiu de bolsa concedida pela CAPES. O trabalho demonstrado no Auditório Prof.Dr.Marcos Alegre – da Fundação Ciência e Tecnologia e Ensino (Fundacte) versou sobre: “Modelos geoestáticos espaço-tempo aplicados a dados pluviométricos no Oeste de São Paulo”.

A pesquisa que o Mestrando desenvolveu, mereceu avaliação especial e atenção de todos os componentes da Comissão Examinadora. As dúvidas levantadas durante a exposição foram esclarecidas verbalmente. Os principais aspectos da questão e outras particularidades relacionadas ao tema ecológico ou problemas climáticos, tiveram pronta resposta.

O regime pluviométrico no Oeste do Estado de São Paulo pode ser compreendido através de modelos espaço-temporal, que tem se tornado forte ferramenta para o reconhecimento de vários fenômenos. A busca cada vez mais crescente, em função desse fenômeno a ser estudado é a precipitação pluviométrica no Oeste Paulista, que ocupa 44,3% do Estado e está entre os paralelos 21 e 23 s, abrangendo 5 regiões administrativas e 107 municípios.

Em declarações ao Jornal O Imparcial, Jácomo esclareceu que nos últimos trinta anos, o período mais chuvoso da área estadual verificou-se em 1972. A fase de maior estiagem ocorreu no ano 2000. A nível de interior, o Oeste Paulista viveu um dos períodos mais secos que se tem noticia nos anos 70, 80 e 90, intercalados por alguns períodos chuvosos, em 1972, 74, 76,82,83,89,97 e 98. Na área territorial de Araçatuba, o índice pluviométrico atingiu 1.400 mm na média anual; Marília, 1.300 e Presidente Prudente ficou na faixa intermediária.

Carlos Alberto Jacomo conclui sua pesquisa, informando que o projeto por ele desenvolvido foi muito bem aceito, cujo resultado considera bastante gratificante. Sente-se realizado com a aceitação de seu trabalho de dissertação de Mestrado por parte da Universidade e do curso de Engenharia Cartográfica, que ele adotou em sua vida acadêmica. Por este motivo se sente realizado e satisfeito por ter contribuído para um melhor entendimento da questão climática voltada aos modelos geoestatísticos espaço-tempo, integrados ao Sistema Meteorológico do Estado de São Paulo.

Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landin e a Orientadora, Profª. Drª.Vilma Tachibana, integram a Comissão Examinadora para ouvir o aluno Carlos Alberto Jácomo em sua defesa de dissertação de Mestrado.

Prof.Dr. Milton Nobuhiro Imai – do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP – e o Coorientador,Prof.Edilson Ferreira Flores opinam sobre o trabalho de Pós-Graduação desenvolvido pelo candidato ao Mestrado..

O Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente é o maior do Estado, recebendo as mais destacadas personalidades culturais e científicas. Entre elas, o Prof.Landin e sua esposa, Carminda (bióloga aposentada da Unesp/Rio Claro).