jun 19

Sob a coordenação e mediação do Prof.Dr.Hélio Hirao, do Deptº de Planejamento, Ambiente e Urbanismo da FCT/Unesp/Câmpus de Presidente Prudente, realizou-se no dia 15 de Junho – no Auditório do Discente V – o Seminário: Paisagem, Patrimônio e Projeto – Preservação e Intervenção. Presença e participação de conferencistas especialmente convidados. Entre eles, docentes da UEM, UEL, FAAC/Unesp e bolsistas de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Cartográfica.

A abertura verificou-se às 14hs com a Intervenção Projetual, pela Profª.Drª.Karim Schwabe Meneguetti, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR. A seguir: Preservação das paisagens históricas – Inventário e Avaliação pelo Prof.Dr.Humberto Yamaki, da Universidade Estadual de Londrina/ UEL-PR, seguido pela Mestranda da UEM, Laís Hanro A.Lima, que abordou aspectos da preservação de bens históricos,através dos espaços livres urbanos. No período das 16 às 17h20, abordagem do Projeto “Memória Ferroviária e a experiência com SIG”pelo Prof.Dr Éverton Henrique Morais –Mestre da FAAC/Unesp.

Na etapa final – após as 17h20 – Inventário do Cemitério Típico Japonês de Álvares Machado/SP. Banco de dados, sítio Internet e aplicativo-Projeto PROExt/Mec2013, com os bolsistas de graduação: Maria A.Frizarim e Natália M.F.Moraes; Gabriel C.Santana, Thiago G.Lima e Beatriz G.Ataíde.

Paisagem e Patrimônio

O Seminário desenvolveu as polêmicas questões da Paisagem e Patrimônio, debatendo as possibilidades de preservação e intervenção, tanto do ponto de vista téorico-metodologico como do estudo de casos de cidades de pequeno e médio porte do estado de São Paulo e Paraná. Assim como, possibilitou ao projeto de extensão ProExt Mec 2013 “O inventário como preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do oeste paulista: o cemitério da colônia japonesa de Álvares Machado SP” apresentar o resultado parcial de suas atividades recebendo contribuições para seu desenvolvimento.

A Profa. Dra. Karin Schwabe Meneguetti da Universidade Estadual de Maringá na sua palestra Preservação do Patrimônio Paisagístico abordou o conceito de Paisagem na geografia e na teoria da Restauração e analisou o estudo de caso da cidade de Maringá e a preservação e intervenção do seu patrimônio paisagístico. A organização desse evento se deve ao NEPP – Núcleo de Estudos em Patrimônio e Projeto do Departamento de Planejamento, Ambiente e Urbanismo.
O Prof. Dr. Humberto Yamaki da Universidade Estadual de Londrina na sua palestra Caráter de Paisagens Históricas, Inventário e Avaliação (Paisagem Cênica e Etnográfica) apresentou seu procedimento metodológico de avaliação das Paisagens e demonstrou aplicações em dois estudos de caso, um em Londrina e outro em Álvares Machado.

A Mestranda Laís Hanson A. Lima da Universidade Estadual de Maringá desenvolveu a palestra Patrimônio e Paisagismo- a preservação de bens históricos através dos espaços livres urbanos. Falou sobre a questão das preservações de paisagens de ruínas e as suas várias vertentes, tanto da teoria da restauração como da geografia, analisando estudos de casos nacionais e estrangeiros.

O Mestre Ewerton Henrique de Morais pela FAAC/ UNESP fez a palestra: Projeto Memória Ferroviária e a experiência com SIG. Tratou do desenvolvimento da pesquisa do projeto Memória Ferroviária e o percurso téorico-metodologia na construção de um inventário do Patrimônio Ferroviário Paulista através da construção de um SIG e suas várias camadas.

Os alunos bolsistas do ProExt Mec 2013-SESU falaram sobre o projeto de extensão: Inventário do Cemitério Japonês de Álvares Machado, banco de dados e portal web. Foram mostrados os resultados parciais da pesquisa desenvolvida, desde o processo de construção do inventário. Passando pelo Banco de Dados até o Portal Web, para computadores e celulares. Conduzindo o debate nos momentos finais, o Prof. Dr. Hélio Hirao/ FCT UNESP que fez a mediação.

Evento inédito

Esse evento inédito realizado em Presidente Prudente, surgiu como um importante momento transitório para o desenvolvimento da questão relacionada à Preservação e Intervenção sobre as Paisagens. As ações preservacionistas enfocam por demais o edifício. Esquecendo dos espaços, entre construídos e a transformação de seus significados ao longo do tempo. Bem como sua adaptação às necessidades do mundo contemporâneo.

Conferencistas especialmente convidados vieram participar deste importante evento promovido pelo Núcleo de Estudos em Patrimônio e Projeto/NEPP da FCT/Unesp.

O assunto despertou a atenção de professores, estudantes e profissionais de Engenharia e Arquitetura. O Anfiteatro 6 da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp esteve superlotado.