jun 22

Com a presença da “Velha Guarda” e docentes da nova geração, foi entregue à Profª.Drª.Theresa Marini o título de ‘’Professor Emérito’’, concedido pela Douta Congregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP. A honraria aconteceu no Auditório do Discente V, onde se desenvolveu a Sessão Solene, presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp. Esse título, por tradição é conferido aos Professores Aposentados, que tenham alcançado Grau Eminente no Ensino e na Pesquisa.

Com a formação da mesa, constituída por docentes do Departamento de Educação, Comissão de Honra e Chefes de Departamentos, foi anunciada juntamente com o cortejo, a entrada ao Recinto da homenageada. A Professora Doutora Theresa Marini ingressou no Auditório, ladeada pelos docentes: Onaide Schwartz Correa de Mendonça; Yoshie Ussami Ferrari Leite; Maria Cristina Rizk; Silvânia Lanfredi Nobre e Alberto Albuquerque Gomes. A abertura da cerimônia foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias.

Instalada a Sessão Solene, foi concedida a palavra inicial à Profª.Drª.Yoshie com o pronunciamento panegírico à homenageada. A seguir, falaram: o Prof.Dr.Miguel Madeira – docente do Câmpus da Unesp/Araçatuba – parceiro da docente homenageada no Projeto “Pedagogia Universitária” – Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Spósito (ex-aluna da docente homenageada), o discente Hélio Santos Alves Maria – membro da Congregação – e finalizando a 1ª parte da cerimônia, a leitura do Termo de Outorga pela Diretora Técnica Acadêmica da FCT/Unesp, Sra.Antonia Aparecida Escaioni.

O ato seguinte foi a entrega do “Capelo”, que representa o Domínio do Conhecimento de uma determinada área da Ciência, pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, que se pronunciou logo após; no caso, a área de Ciências Humanas da Professora homenageada. Finalizando a solenidade, usou da palavra a Professora Theresa Marini, com seu aguardado pronunciamento. Ela agradeceu a presença e o apoio da Congregação e de todos os membros que atuaram e continuam atuando na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O discurso do Diretor da FCT/Unesp

O Prof.Dr.Marcelo Messias, iniciou seu discurso ressaltando os momentos difíceis em que passou a FCT/Unesp, desde sua criação até os dias de hoje, com várias fases. “Teve vários nomes: criou, extinguiu e criou novamente diferentes cursos. Passou por momentos difíceis (como os que estamos vivenciado hoje); e por momentos de intenso progresso. E a Professora Theresa, mais do que qualquer um de nós neste Auditório, vivenciou muitos desses momentos”. Professor Marcelo destacou em seu discurso, a importância da FCT/Unesp – uma das maiores e mais importantes unidades do Estado de São Paulo.

Em seguida, o orador destacou os 12 cursos de graduação (alguns funcionando em dois períodos); 10 programas de pós-graduação; cerca de 220 professores; 215 servidores técnico-administrativos e mais de 3.600 alunos. A trajetória percorrida para chegar a esse patamar – disse – se fez com o trabalho de muitos: docentes, servidores, alunos e o reconhecimento da comunidade local e regional. Na sua essência, uma Instituição é representada, reconhecida e identificada com as pessoas que a constituem.

“Na mais justo, então, do que homenagearmos aqueles, que com o seu trabalho e dedicação, deram significativa contribuição para que a FCT se desenvolvesse, progredisse em todas as suas dimensões; e chegasse onde hoje se encontra – como é o caso da Professora Theresa Marini, nossa homenageada neste dia. Segundo uma fonte que consultei, Professor Emérito é um título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram o grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica”. É concedido de forma rigorosa àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação pela relevância e ou magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica. E o texto termina assim: “Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico”.

Um título que muito nos orgulha !

Na continuidade de seu pronunciamento, o Prof.Dr.Marcelo Messias ressaltou: “Finalizo, parabenizando a Profª.THERESA, por esse título tão importante, que muito nos orgulha. Em nome da Professora Theresa, neste momento especial, parabenizo também a todos os demais professores que atuaram e atuam na nossa FCT/UNESP, por sua dedicação e empenho”.

Concluindo: “Que todos possamos ao final da caminhada, olharmos para trás e dizermos: VALEU A PENA! É o pensamento, que acredito, passa pela cabeça de todos nós em momentos como esse. São exemplos como o da Professora Theresa Marini e de muitos outros, que se destacam em suas atividades em prol da Educação, em todas as suas dimensões”. Muito Obrigado! (Marcelo Messias).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditorio/Discente V da FCT/Unesp, realizou-se uma sessão solene da Congregação, para outorga do título de “Professor Emérito” conferido à Profª.Drª.Theresa Marini.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ato aconteceu na manhã de 17 de Junho e foi bastante prestigiado. Não só pela Diretoria e Congregação da Faculdade, mas também por servidores, docentes e ex-docentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Representando a Unesp – Câmpus de Araçatuba – a saudação do Prof.Dr.Miguel Madeira – parceiro da homenageada – num Projeto denominado “Pedagogia Universitária” .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A solenidade em homenagem à Professora Theresa Marini, foi abrilhantada pela “Camerata” do Maestro Luizão, que deu um toque de beleza e sensibilidade nesse evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, o momento de maior importância nesse evento significativo: a entrega do Capelo e do Título à Professora homenageada, pela brilhante atuação entre 1965/1993.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Palavras de agradecimento da homenageada, Profª. Drª.Theresa Marini, de atuação destacada na Unesp – e por todos os méritos – digna do reconhecimento público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nestsa homenagem tributada a uma docente incomparável, presença de personalidades marcantes de nossa história: Professores Benjamin Resende e Armén Mamigonian.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cirton Genaro – famoso pela sua criatividade nas artes plásticas – juntamente com os Profs.Yoshie, Marcelo Messias e Helena Faria de Barros, abraçando a homenageada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Amigos e ex-companheiros que se reencontram no Câmpus Universitário da Unesp, num dia inesquecível: Profs.: Eliseu, Maria Encarnação (Carminha),Ruth Künzli e outros.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.