jun 03

Para comemorar o “Dia Mundial Sem Tabaco” em 31 de Maio, a FCT/Unesp promoveu importante encontro que teve a participação de estudantes, voluntários e ex-fumantes que representaram toda a comunidade. A concentração marcada inicialmente para 17hrs no Parque do Povo foi transferida para o novo Ginásio de Esportes/Bloco 3 do Departamento de Educação Física, no Câmpus Universitário. Isso, em face das condições climáticas desfavoráveis do período da tarde de 3ª.feira , sob a coordenação da Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos.

O Dia Mundial sem Tabaco, foi uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS); e no Brasil se cumpriu extensa programação em vários pontos do país. Presidente Prudente se mobilizou e realizou nesse dia, inúmeras ações e conscientização, orientações e avaliação da função pulmonar de ex-tabagistas. A nível nacional foram cumpridos diversificados programas de tratamento ao Tabagista, com o propósito de encorajá-los para cessar o ato de fumar.

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, o Programa de Orientação e Conscientização Antitabagismo (PROCAT), promoveu no Ginásio de Esportes (bloco 3), uma programação especial direcionada a todos os participantes, incluindo jovens e adultos da 3ª idade; Nos exercícios que envolveram estudantes de Fisioterapia e Educação Física. com ginástica e alongamento. Também: abordagens informativa e clínica de tabagistas inscritos no PROCAT e de toda a comunidade de Presidente Prudente e região.

O Programa de Orientação e Conscientização Antitabagismo – PROCAT – utiliza a terapia cognitivo-comportamental e medicamentosa no processo de cessação tabagística. Credenciado, o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (CRATOD) está aliado ao Instituto Nacional do Cancêr (INCA). Por isso, pode distribuir medicação de forma gratuita aos participantes.

O PROCAT é um Projeto de Extensão Universitária, com atividades associadas entre extensão, ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa. Vários artigos científicos já foram produzidos, bem como formação de recursos humanos especializados, resultantes das atividades desenvolvidas no PROCAT. Após a programação desenvolvida no Ginásio de Esportes, a organização do evento, decidiu pela realização de uma “Caminhada“, desenvolvida no encerramento das comemorações, percorrendo o Parque do Povo, de ponta a ponta.

A Coordenadora – Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos – explicou que neste ano, o PROCAT saiu às ruas da cidade com todos seus participantes ex-tabagistas, que são protagonistas nas ações referentes ao “Dia Mundial sem Tabaco” Todos eles, devidamente uniformizados com camisetas que fazem referência ao PROCAT e Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente.

Já no início da noite – aproveitando a breve estiagem – os ex-tabagistas caminharam conduzindo cartazes e distribuição panfletos informativos sobre a possibilidade real da cessação do tabagismo e efeitos positivos do processo. Em meio à Caminhada, muitos deles prestaram depoimentos e orientações, ao serem abordados pela população, jornalistas e repórteres de Rádio, Jornal e TV. É desta forma que o PROCAT tenta trabalhar com o Tabagista, considerando que ele se torne um divulgador do processo da cessação, exemplo real da possibilidade do sucesso, sem tabaco.

Neste local do Bloco 3 do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP realizou-se a abertura das comemorações alusivas ao “Dia Mundial Sem Tabaco”.

Alunas de Educação Física e Fisioterapia conduziram os exercícios requeridos por jovens e adultos (idosos) para celebrar homenagens aos ex-tabagistas.

Cartazes e Banners como estes, são exibidos no Ginásio de Esportes e chamam a atenção de todos para o grave problema do tabagismo (fumantes que são milhões) em todo o país.

Na continuidade dos exercícios de Educação Física e Fisioterapia, mais cartazes alertando sobre o risco de ser fumante inveterado, com sérios riscos sobre a saúde humana.

À frente dos jovens e membros da terceira idade – que são fumantes de longa data – está a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Educação Física da FCT/Unesp.

Um apelo de quem não fuma: Pare de fumar. Minha família agradece. Na foto seguinte: a Professora Ercy Mara Cipulo Ramos, sendo entrevistada pelo Jornal O Imparcial.

Na concentração geral, ao sair do Ginásio de Esportes: preparação para a Caminhada – previamente marcada para o final da tarde – através do Parque do Parque do Povo.

A Caminhada sai do bloco 3/Deptº de Educação Física da FCT/Unesp, em direção ao Povo. Os participantes conduzem cartazes que condenam o uso do cigarro.

A Caminhada prossegue pelo Parque do Povo, seguindo pela Avenida 11 de Maio, rumo à Avenida da Saudade. Os participantes conduzem cartazes, alertando para os riscos da saúde.