jun 05

Nos últimos dias de Maio e primeiros dias do mês de Junho/2016 foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – algumas dissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado. No Anfiteatro VII (dia 25 de Maio/14hs), o candidato Klinger Teodoro Ciríaco – do Programa de pós-graduação em Educação – defendeu sua tese de Doutorado, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Departamento de Educação da FCT/Unesp.

Além da Orientadora, presença e participação como membros da Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Prof.Dr.Mário Fiorentini, da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Profª.Drª.Adair Mendes Nacarato, da Universidade São Francisco, de Campinas/SP; Profª.Drª.Leny Rodrigues Martins Teixeira, do Programa de pós-graduação em Educação, da FCT/Unesp e Prof.Dr. Nelson Antonio Pirola, da Faculdade de Ciências da Unesp – Bauru/SP. Tema:”Professoras iniciantes e o aprender a ensinar Matemática em um grupo colaborativo”.

A tese defendida na FCT/Unesp

A tese defendida pelo Doutorando Klinger Teodoro Ciríaco, vincula-se à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de pós-graduação em Educação da FCT/Unesp. Seu objetivo: investigar o movimento do aprender a ensinar Matemática de um grupo de professoras iniciantes. Esse grupo foi constituído por quatro docentes egressas do curso de Pedagogia e uma de licenciatura em Matemática, nos seus primeiros anos de carreira.

Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo-analítico, desenvolvido na modalidade de pesquisa – ação estratégica – a partir de experiências da trajetória de iniciação profissional em escolas privadas e públicas municipais e/ou estaduais, em Naviraí/MS. Para tal, foram analisados dados obtidos em entrevistas quadrimestrais e observações das interações do grupo colaborativo.

Da análise dos dados, evidencia-se que:
a) a fase de inserção na docência precisa ser encarada como um projeto coletivo, uma vez que as docentes partilharam um sentimento comum de desamparo e falta de acompanhamento;
b) a vinculação e participação efetiva nesse grupo de trabalho colaborativo, permitiu uma maior autonomia crítico-reflexiva e possibilitou ressignificar os seus saberes matemáticos;
c) em decorrência da prática coletiva, as professoras passaram a contextualizar a introdução dos conteúdos com os alunos, o qual permitiu um espaço para o diálogo nas aulas de Matemática.

Na sequência, Klinger Teodoro Ciríaco acrescenta:
d)` a iniciação profissional, mediada pela reflexão e atuação colaborativa, auxiliou nos momentos difíceis da carreira; e trouxe elementos para permanência na profissão;
e) o processo de ensino e aprendizagem de Matemática revelou-se objeto de reflexão e interação entre professoras de nível de ensino distintos, trouxe a compreensão de que é preciso pensar a organização do trabalho pedagógico de forma que contribua para os anos escolares posteriores e;
f) a experiência de interação entre professoras da área específica (Matemática) e da área pedagógica (Pedagogia), apontou a necessidade de aprofundar investigações que aproximem os doentes no seu ambiente de trabalho: a escola.

Antes de concluir, o Doutorando ressalta: “Os resultados finais revelaram indícios de potencialidade do compartilhamento das práticas profissionais; como também das discussões coletivas para o processo de aprender a ensinar Matemática. Com a conclusão da pesquisa, é possível afirmar que o espaço coletivo enriqueceu a permanência na profissão e contribuiu, de uma forma significativa, para a aprendizagem da docência”.

A Comissão Examinadora está reunida no Anfiteatro VII, especialmente para avaliar a tese de Doutorado/Educação, defendida publicamente pelo candidato Klinger Teodoro Ciríaco.

Esta defesa de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, foi acompanhada por um grande número de colegas, amigos e familiares do mais novo Doutorando.