jun 23

Tendo como autores Édison Trombeta de Oliveira e Arilda Inês Miranda Ribeiro, foi lançado no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, um novo livro: “Memórias docentes sobre o início da Unesp em Presidente Prudente”. A nova publicação da Editora CRV está à disposição de todos os interessados, ao preço promocional de R$ 47,90. http://www.editoracrv.com.br/index.ph?f=produto detalhes&pid=31460
Segundo os autores, o público do livro é bem heterogêneo. Pelo lado acadêmico, pesquisadores da área de história, de educação e de comunicação podem se interessar, por tratar da intersecção entre essas três áreas e ter contribuições, tanto metodológicas quanto de conteúdo específico a elas. No entanto, o público em geral pode lê-lo, uma vez que, para além da teoria, o objetivo do livro é algo próximo de todos; e, na parte mais “prática” da obra, ela assemelha-se um pouco a uma narrativa da história da Unesp no período, os principais acontecimentos e conseqüências.

Há várias curiosidades no livro… Mas tem uma bem legal – diz Édison Trombeta de Oliveira – que acrescenta: “É que nós gostaríamos de ter conversado com a Atriz Aracy Balabanian, pois o irmão dela, Armén Mamigonian, foi docente da Instituição no período de instalação da UNESP e ela veio até Presidente Prudente em uma manifestação pela manutenção dos cursos na cidade”. Então, segundo os relatos, ela veio e houve bastante gente nesse evento. Foi marcante para alguns entrevistados.

A entrevista que não aconteceu

Édison acrescenta em sua explicação sobre o que escreveu juntamente com a Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro: Insisti bastante com a Assessoria de Imprensa dela (Aracy Balabanian), que poderia ser até uma entrevista por telefone; e quando estava tudo certo, uma série de imprevistos acabou impedindo que a entrevista ocorresse… Uma pena ! Édison Trombeta é Doutorando em Educação – USP – Mestre em Educação – FCT/UNESP – e Designer Instrucional.

O ato de lançamento do livro: “Memórias docentes sobre o início da Unesp em Presidente Prudente” verificou-se na tarde de 20 de Junho de 2016. Presença dos autores junto à Mesa Diretora, presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp, prestigiados com a participação de vários docentes que integram a Congregação da Faculdade.

Prefácio a dois

O Prefácio é assinado respectivamente pelo Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP, Profs.Drs.Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Filho. Ocupando duas páginas e meia da publicação, acentuam que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente foi criada em 1957, vindo a funcionar dois anos depois, isto é, em 1959. Os primeiros cursos autorizados foram: Geografia e Pedagogia. Posteriormente os cursos de licenciaturas em Ciências e Estudos Sociais.

No ano de 1976, o Governo do Estado de São Paulo uniu os Institutos Isolados de Ensino espalhados pelo interior (incluindo a FFCL), criando a UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. A partir dessa encampação, a FFCL passou a ser denominada IPEA – Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais – da Unesp. Finalmente em 1989, recebeu a denominação definitiva de Faculdade de Ciências e Tecnologia, ou FCT/UNESP. Nesse sentido, em 2016, tanto a Unesp como a Faculdade de Ciências e Tecnologia comemoram 40 anos como Instituição de Ensino Superior (público) no Estado de São Paulo.

Expectativa pelo Centenário da cidade

Em 2017 Presidente Prudente chegará aos 100 anos de fundação. Numa relação de reciprocidade, a Faculdade de Ciências e Tecnologia foi influenciada e exerceu influência sobre a região de Presidente Prudente. Há – conforme escreve o Professor Marcelo Messias – sob esse ponto de vista, vários motivos para comemorações. E é nesse momento que a FCT brinda a comunidade prudentina com o presente livro: ‘’MEMÓRIAS DOCENTES sobre o início da UNESP em Presidente Prudente”- busca por meio de imagens (1975-1980). Autoria de Édison Trombeta de Oliveira e Arilda Inês Miranda Ribeiro.

Pesquisa levou 2 anos para ser concluída

Os autores do livro informaram que a pesquisa de mestrado desenvolvida, até sua conclusão levou dois anos de duração. “Depois disso, começamos a pensar da publicação desse material. Considerando que a defesa de mestrado ocorreu no 2º semestre de 2014 e o livro ficou pronto no 1º semestre de 2016, soma-se aí mais um ano e meio pra mais ou pra menos”.

Entrevistados

Foram entrevistados: Leny Teixeira (professora aposentada da casa); Eliseu Savério Spósito (foi aluno e funcionário da Unesp e ainda Professor); Maria Encarnação Beltrão Spósito (esposa de Eliseu,também e ainda professora); Ruth Künzli (professora aposentada da Unesp,que continua na vida acadêmica); Helena Faria de Barros (professora aposentada da casa); Marcos Alegre (professor aposentado e ex-Diretor da FCT); Theresa Marini (professora aposentada da casa); Alvanir de Figueiredo (professor aposentado da casa e ex-Diretor da FCT, falecido recentemente) e Lúcia Ferri (professora aposentada).

“Memórias docentes sobre o início da Unesp em Pres.Prudente”, constituiu o mais recente lançamento editorial. O ato foi presidido pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

O ato de lançamento realizado no Auditório/Discente V da FCT/Unesp reuniu na mesa diretora, o autores: Édison Trombeta de Oliveira e Arilda Inês Miranda Ribeiro.

O Prof.Dr.Marcos Alegre (ex-Diretor da FCT/Unesp e Professor Emérito, foi um dos primeiros a receber o novo livro, o que o levou a tecer considerações a respeito.

A sessão de autógrafos verificou-se logo após a cerimônia de apresentação pelos seus autores, prestigiados com a presença de inúmeros docentes da antiga e nova geração.

Os familiares do Jornalista, Mestre e Doutorando/ Educação, Édison Trombeta de Oliveira (incluindo o avô), compareceram ao lançamento do livro em tarde de autógrafos.