abr 19

No Centro Cultural Matarazzo, a 1ª etapa de um projeto que reuniu cerca de 400 Educadores provenientes de 24 municípios da região.

Tendo por principal objetivo a discussão dos oito eixos propostos pelo Plano Nacional, realizou-se no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, a 3ª Edição Intermunicipal de Educação. O evento reuniu no dia 16 de Abril centenas de educadores, além de autoridades e convidados. Nesse encontro não faltaram proposições políticas, ações indicando responsabilidades e atribuições envolvendo a comunidade local e regional. Por tabela a Administração Pública e representações municipais, do Estado de São Paulo e do Governo Federal. As conclusões resultantes desse conclave serão levadas para a etapa Estadual da conferência, que ocorre no mês de Junho.

A última etapa de âmbito intermunicipal aqui realizada, contou com o envolvimento da União dos Dirigentes Municipais da Educação – UNDINE – sendo representada por Presidente Prudente, Regente Feijó e Presidente Epitácio, através de seus Fóruns. Contou ainda com a adesão e apoio das Diretorias de Ensino de Prudente e Mirante do Paranapanema e dos Conselhos Municipais de Educação de Prudente e Martinópolis. Nesse empenho, foram incorporados o Fórum Regional Permanente de Educação da Infância (Forpedi) e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Presidente Prudente (Sintrapp). A programação foi desenvolvida das 9 às 18hs, incluindo plenárias de eixos, palestra e eleição dos Delegados.

No ato solene de abertura, o Prefeito Nelson Roberto Bugalho e a Secretária Municipal de Educação, Sonia Maria Pelegrini representaram o Governo Municipal e o Vereador Adão Batista representou a Câmara Municipal. O Ministério Público Estadual foi representado pelo Promotor Luiz Antonio Miguel Ferreira, que é o responsável pelo Grupo de Atuação Especial de Educação – GEDUC – Núcleo de Presidente Prudente. Também presentes: o Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Eduardo Cezar da Silva; o Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr. Sandro Eduardo Garcia; a Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente; Profª.Drª.Marta Campos de Quadros (Secretária);o Ex-Secretário Municipal de Educação, Prof. Pedro Newton Rotta e outros.

O Prefeito em seu discurso congratulou-se com os organizadores do evento e cumprimentou a classe do professorado pela dedicação e trabalho à causa da Educação. A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini ressaltou que as conferências são realizadas primeiramente em âmbito municipal. Depois – disse – são transferidas para a intermunicipal onde são escolhidos 12 Delegados, que estarão nos representando em âmbito estadual. Ela acrescentou que o mais importante a ser avaliado é sobre os oito eixos estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação.

A Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite ocupou a tribuna para dizer que “com muito orgulho e satisfação realizamos a abertura da Conferência Intermunicipal de Educação, com a presença de quase 400 Professores, provenientes de 24 municípios da região. A conferência tem como objetivo, contribuir com a construção do Sistema Nacional de Educação através da análise do documento referência, organizado em oito eixos. O Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente existe desde o dia 13 de Dezembro de 2016. É um espaço permanente de discussão, formado por mais de 40 órgãos públicos, entidades, movimentos sociais e segmentos da educação escolar. Todos preocupados com a garantia e a defesa dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos”.

Líder do GPFOPE (do Departamento de Educação da FCT/Unesp) a Professora Yoshie recorda que o Fórum Municipal de Educação promoveu no dia 24 de Novembro de 2017 a 1ª Conferência, onde “começávamos a avaliar o Plano Municipal de Educação em suas diversas metas e estratégias. Conforme o Regimento Interno do Fórum Municipal de Educação, também é nossa atribuição convocar, planejar e coordenar as conferências. É por isso que estamos juntos nessa discussão e nesse debate, que só foi possível graças à ajuda da SEDUC de Presidente Prudente”.

Finalizando, alertou a Professora Yoshie: “Nesses tempos de crise política e de várias atitudes de desmantelamentos e de desmonte, é necessário que fiquemos atentos para não perdermos as conquistas e as esperanças, em prol de uma educação de qualidade”.

No Teatro Paulo R.Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, a abertura da Conferência Intermunicipal da CONAE 2018, abrilhantada pela Banda Musical Regimental do 18ºBPM-I.

A afluência a esse local onde se realizou a 3ª Edição da Conferência Intermunicipal de Educação surpreendeu, com a presença de centenas de Educadores de toda a região.

O Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Pres.Prudente – bem como docentes e autoridades participaram do evento.

Da Tribuna, o Prefeito Nelson Roberto Bugalho fez a saudação especialmente dirigida ao Professorado e autoridades presentes na 3ª Edição da
Conferência Intermunicipal de Educação.

A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini e a Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite (Lider do GPFOPE), do Deptº de Educação da FCT/Unesp também se destacaram.